Rival Sons: hard rock com pitadas de classic rock e blues
Resenha - Head Down - Rival Sons
Por Junior Frascá
Postado em 25 de novembro de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Certamente os anos 70 foram os mais importantes para que hard rock e o rock em geral se firmasse como um dos estilos mais fortes da música. Nesse período, diversas bandas fantásticas surgiram (algumas em atividade até hoje), e muita coisa boa foi criada. E baseando seu som nessa época tão prolífica, diversas bandas trilham seus caminhos, sendo uma das mais respeitadas dessa nova safra o RIVAL SONS, que chega agora a seu terceiro disco, sucessor do aclamado "Pressure and Time" (2011).
Para quem ainda não conhece o som destes americanos, eles praticam um hard rock com pitadas de classic rock e blues, tudo, conforme dito, influenciado pela música criada nos anos 70. Tudo é muito simples e primitivo, mas bem arranjado e com ótimos arranjos e uma vibração bem interessante, além de um ótimo trabalho de guitarra e vozes.
Ademais, o som dos caras não é nada original, muito pelo contrário, pois sempre fica aquele sentimento de "já ouvi isso em algum lugar antes", com influências principalmente de LED ZEPPELIN, STONES e BLACK CROWES. Assim, o que chama a atenção na banda é que sua sonoridade é totalmente inusitada e inesperada para os dias atuais, pegando o ouvinte de surpresa, e trazendo aquela sensação de nostalgia durante toda a audição do material. Além disso, os caras são muito competentes e criativos.
O disco é marcado por ótimos momentos, como a faixa de abertura, "Keep on Swinging" (uma das melhores da banda até hoje), "You Want To" (totalmente influenciada por LED ZEPPELIN), "Run for Revelation" (um blues sujo e pegajoso) e "Three Fingers" (um hardão de respeito).
Mas o problema de "Head Down" é que, em algumas faixas, a banda parece querer deixar seu som mais acessível e comercial. Não que isso seja um defeito, muito pelo contrário, mas os caras não tiveram sucesso neste aspecto, acabando por descaracterizar um pouco sua sonoridade. Um exemplo disto são as faixas "Wild Animal" e "The Heist", que se mostram bem aquém ao restante do material. A desnecessária balada "Jordan" também se torna um teste de paciência já na segunda audição, com um clima carregado e uma melancolia piegas.
Porém, que fique claro: não se trata de um disco ruim, mas sim de um bom trabalho, com ótimos momentos, e outros não tão inspirados, o que é pouco para uma banda com um potencial gigantesco como o RIVAL SONS.
Head Down – Rival Sons
(2012 – Importado)
Tracklist:
1. Keep on Swinging
2. Wild Animal
3. You Want To
4. Until the Sun Comes
5. Run from Revelation
6. Jordan
7. All the Way
8. The Heist
9. Three Fingers
10. Nava
11. Manifest Destiny, Part 1
12. Manifest Destiny, Part 2
13. True
Outras resenhas de Head Down - Rival Sons
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Chuck Billy (Testament) lembra de quando tentou ser vocalista do Sepultura
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
As músicas de "Mob Rules" que Geezer Butler coloca entre as melhores do Black Sabbath
Matanza Ritual anuncia festival na Audio, em São Paulo, no dia 1º de maio de 2027
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
Por que o Iron Maiden é tão venerado pelos seus fãs?
Rachel Bolan reafirma que o Skid Row nunca se reunirá com Sebastian Bach
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Joey Belladonna, vocalista do Anthrax, é detonado por performance do hino americano
Dave Grohl desabou em lágrimas após tocar "Highway to Hell" com o AC/DC
Como foi a coletiva que a Legião Urbana teve de dar após a morte de Renato Russo
Top 40: os músicos mais ricos do hard rock e metal
A dura opinião de Regis Tadeu sobre o "ditador" Steve Harris, líder do Iron Maiden
Nem Vanusa, nem John Entwistle: a possível verdadeira origem de "Sabbath Bloody Sabbath"

"Não dividimos o lucro igualmente", admite guitarrista do Rival Sons
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



