Headspace: um dos melhores registros da música progressiva

Resenha - I Am Anonymous - Headspace

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Weliton Melo
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


lHEADSPACE é uma banda britânica formada em 2007 fruto da ideia inicial de Adam Wakeman (OZZY, BLACK SABBATH). Segundo o próprio Adam, sua intenção era reunir os quatro melhores músicos que conhecia sem a ideia pré-concebida de formarem uma banda de rock progressivo. O time completo, além de Adam Wakeman (teclado), é composto por Damian Wilson (vocal), Pete Rinaldi (guitarra) Lee Pomeroy (baixo) e Rich Brook (bateria). Os cinco são músicos brilhantes, e o trabalho realizado em "I Am Anonymous" é um dos melhores registros da música progressiva lançados nos últimos tempos.
5000 acessosKiss: as 10 músicas mais "demoníacas" da banda5000 acessosHeavy Metal: Os 11 melhores álbuns dos anos 2000 segundo o Loudwire

O tema do álbum sugere a introspecção. Conforme dito por Adam Wakeman em entrevista; "o título do álbum têm o dedo apontado para o ouvinte, é sobre você e seu relacionamento com a humanidade". O modelo de Kübler-Ross foi citado como inspiração na estrutura musical, nas letras e no conceito do álbum. Tal modelo propõe uma descrição de cinco estágios discretos que as pessoas passam ao lidar com a perda, o luto e a tragédia; e a sonoridade apresentada em "I Am Anonymous" transmite magistralmente a intensidade deste conceito.

O estilo apresentado pela banda é um metal progressivo moderno, repleto de lindas melodias, tal qual fazem Vanden Plas, Neal Morse, Ayreon, Haken e tantos outros. A riqueza de elementos presentes em cada canção e a maneira natural que eles se desenvolvem é impressionante, o trabalho soa natural e complexo, e as atuações de cada integrante são irrepreensíveis; é um disco extremamente agradável de se ouvir, ainda que as canções sejam consideradas longas por parte de alguns ouvintes.

A tonalidade do trabalho pode ser descrita como sombria e épica, as músicas trazem à tona um misto de sensações que variam constantemente, difícil de sintetizar em palavras.

O álbum preza pela regularidade, portanto as oito faixas merecem a atenção do ouvinte. Todos os elementos que constituem uma jóia progressiva estão aqui presentes, e o que torna este álbum tão especial, foi a sinceridade com que a música progressiva foi usada para expressar o talento destes músicos.

Ouça e confira, o álbum é realmente um primor!

1. Stalled Armageddon (8:07)
2. Fall Of America (10:28)
3. Soldier (3:44)
4. Die With A Bullet (8:25)
5. In Hell's Name (9:31)
6. Daddy Fucking Loves You (15:00)
7. Invasion (8:28)
8. The Big Day (9:54)
Total Time: 73:37

InsideOut Music (2012)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Headspace"

KissKiss
As 10 músicas mais "demoníacas" da banda

Heavy MetalHeavy Metal
Os 11 melhores álbuns dos anos 2000 segundo o Loudwire

Led ZeppelinLed Zeppelin
Perguntas e respostas e curiosidades

5000 acessosMini Iron Maiden: tocando "Ghost Of The Navigator" na escola5000 acessosMetallica: os motivos da saída de Jason Newsted5000 acessosPensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Friedrich Nietzsche4542 acessosIron Maiden: Assista a introdução dos shows da nova tour5000 acessosKerry King: velho, gordo e careca? Está falando de mim, seu babaca?5000 acessosIron Maiden: Os mesmos três acordes em quarenta músicas

Sobre Weliton Melo

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online