Neal Morse: Metal progressivo repleto de influências 70's

Resenha - Momentum - Neal Morse

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

9


Sem dúvida, o guitarrista/tecladista/vocalista americano Neal Morse é um dos músicos mais conceituados da cena de rock/metal progressivo da atualidade. Além de participar de vários projetos, como o TRANSATLANTIC, por exemplo, o cara ainda tem tempo de manter uma interessante carreira solo, e acaba de colocar no mercado seu novo disco, que sem dúvida é um dos melhores (senão o melhor) discos do estilo em 2012.

Como relatado pelo próprio músico no encarte do disco, logo após voltar de suas férias em Janeiro, não sabia qual caminho seguir nesse novo ano de 2012, pois, por problemas de agenda, o TRANSATLANTIC não poderia se reunir para compor e gravar um novo disco. E em um momento de reflexão, ao assistir pela TV o discurso de um pastor australiano, com o título de "Momentum", Neal sentiu-se como se estivesse recebendo uma mensagem divina para criar um novo disco, buscando novos caminhos através da mudança. O tema tratado em tal palestra, alias, é retratado na letra da música título do disco.

publicidade

Mas apesar desse discurso de mudança, o que se ouve aqui é o que os fãs estão acostumados a esperar de Neal, ou seja, aquele metal progressivo repleto de influências setentistas e de hard rock, com uma musicalidade revigorante. A temática lírica sim está um pouco mais voltada à espiritualidade.

Além de Neal, o disco ainda conta com seus parceiros de longa data Randy George (baixo) e Mike Portnoy (bateria), que fizeram um trabalho soberbo no álbum, que transborda bom gosto e precisão. As faixas são todas bem trabalhadas, repletas de passagens variadas e ótimos arranjos, alternando entre momentos mais "pesados" e outros mais viajados e experimentais com grande harmonia. Os vocais também estão excelentes no material, inclusive nas partes dobradas e em coro.

publicidade

Dentre as faixas, destacam-se "Momentum", com influências de hard rock e metal progressivo, com um belo refrão, e um excelente solo de guitarra do convidado especial Paul Gilbert; a climática e épica balada "Smoke and Mirrors"; e "World Without End", que conta com mais de 33 minutos de duração, sendo dividida em 6 partes, e impressiona pela coexistência harmônica de elementos tão variados e diversificados, podendo ser considerada sem dúvida como a melhor do disco.

publicidade

A produção realizada por Neal também é muito boa e cristalina, permitindo que se perceba com perfeição todos os elementos complexos abrangidos ao longo do material.

Se você gosta de rock/metal progressivo, trata-se de um material indispensável em sua coleção, e que sem dúvida teimará em sair de seu player bom um bom período de tempo. Ouça e comprove.

publicidade

Momentum – Neal Morse
(2012 – Metal Blade - Importado)

Track List:

1. "Momentum" (6:25)
2. "Thoughts Part 5" (7:51)
3. "Smoke and Mirrors" (4:38)
4. "Weathering Sky" (4:15)
5. "Freak" (4:29)
6. "World Without End" (33:39)
"Introduction"
"Never Pass Away"
"Losing Your Soul"
"The Mystery"
"Some Kind of Yesterday"
"World Without End"




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Neal Morse: álbum "expresso" não faz feio diante da discografia do mestre


Mike Portnoy: baterista diz qual o maior disco que ele já gravouMike Portnoy
Baterista diz qual o maior disco que ele já gravou


Kiss FM: as 500 mais tocadas pela rádio em 2008Kiss FM
As 500 mais tocadas pela rádio em 2008

Deep Purple: a contestada entrevista na Globo em 2006Deep Purple
A contestada entrevista na Globo em 2006


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin