ZZ Top: Germinados e regados a tequila no mítico Texas
Resenha - ZZ Top's First Album - ZZ Top
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 11 de setembro de 2012
Não sei o que você, leitor, pensa a respeito do rock n´roll. Quanto a mim, a coisa toda é bem clara: diversão em primeiro lugar. Me divirto com as pseudo seriedade que muitas pessoas discutem sobre o assunto, sentem-se ofendidas com a opinião alheia e por aí vai. A arte, de um modo geral não se pretende séria nem erudita – na realidade são os artistas, críticos e comentaristas de plantão que adoram perder tempo com essa babaquice.
No quesito diversão, três caras insistem, há quarenta anos, em nunca serem levados a sério: germinados e regados a tequila no mítico estado do Texas, o ZZ TOP carrega a bandeira da despretensão, dos hot rods e das guitarras em forma de "Rabo de peixe" desde o tempo em que se chamavam MOVING SIDEWALKS e abriam shows para JIMI HENDRIX. Em 1971, antes do triunvirato de ouro – "Rio Grande Mud", "Tres Hombres" e "Fandango!", os " três de Houston" municiavam a galera de 38. SPECIAL e STRIKES com uma fórmula matadora: country, slide, letras safadas e um chapéu preto na cabeça.
O debut de GIBBONS, HILL e BEARD, fortemente influenciados pelo FLYING BURRITO BROTHERS e FLEETWOOD MAC daquela época, já apresentava a pegada estradeira de sempre: "Backdoor Love Affair" é prefeita para road movies, com aquele tique cachaceiro e de bem com a vida - mesma intenção da sugestiva "Going Down To México" carregada da guitarra "mordida" de GIBBONS.
"Old Man" passa ombro a ombro com o melhor das saborosas baladas do LYNYRD, com uma emulação de slide pra lá de ótima . "Squank" parece com alguma coisa de COUNTRY JOE AND THE FISH: country misturado com um quê de soul dançante. Blues? "Certified Blues","Bedroom Thang" e "Just Got Back from Baby's" garantem a parada - tão tranquilos quanto certeiros.
Como adolescentes construindo uma identidade própria é fácil perceber que "(Somebody Else Been) Shakin' Your Tree" e "Neighbor, Neighbor" dão a pinta do que a banda faria dali para frente: uma bela mistura de groove, guitarra texana e uma pegada de baixo realmente diferenciada que seriam a arvore genealógica de "Tush", "Waiting For The Bus", "La Grange" e outras pepitas. Dica: parem de brigar por causa do METALLICA e renovem o ouvido com esses caras – eles sabem das coisas.
Track List:
1. "(Somebody Else Been) Shakin' Your Tree"
2. "Brown Sugar"
3. "Squank"
4. "Goin' Down to Mexico"
5. "Old Man"
1. "Neighbor, Neighbor"
2. "Certified Blues"
3. "Bedroom Thang"
4. "Just Got Back from Baby's"
5. "Backdoor Love Affair"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
AC/DC, Maiden e festivais de R$ 3 mil: 1 em cada 4 brasileiros já se endividou por shows
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
O maior desafio de Joe Satriani para tocar Eddie Van Halen em turnê com Sammy Hagar
A razão que levou Paulo Ricardo a nunca tocar ao vivo um de seus projetos de maior sucesso

Os maiores guitarristas britânicos de todos os tempos, segundo Billy Gibbons
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
O guitarrista que é a "personificação do blues rock", segundo Brian May do Queen
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



