ZZ Top: Germinados e regados a tequila no mítico Texas

Resenha - ZZ Top's First Album - ZZ Top

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Não sei o que você, leitor, pensa a respeito do rock n´roll. Quanto a mim, a coisa toda é bem clara: diversão em primeiro lugar. Me divirto com as pseudo seriedade que muitas pessoas discutem sobre o assunto, sentem-se ofendidas com a opinião alheia e por aí vai. A arte, de um modo geral não se pretende séria nem erudita – na realidade são os artistas, críticos e comentaristas de plantão que adoram perder tempo com essa babaquice.
223 acessosHeavy Lero: ZZ Top por Gastão Moreira e Clemente Nascimento5000 acessosGuns N' Roses - Perguntas e Respostas

No quesito diversão, três caras insistem, há quarenta anos, em nunca serem levados a sério: germinados e regados a tequila no mítico estado do Texas, o ZZ TOP carrega a bandeira da despretensão, dos hot rods e das guitarras em forma de "Rabo de peixe" desde o tempo em que se chamavam MOVING SIDEWALKS e abriam shows para JIMI HENDRIX. Em 1971, antes do triunvirato de ouro – "Rio Grande Mud", "Tres Hombres" e "Fandango!", os " três de Houston" municiavam a galera de 38. SPECIAL e STRIKES com uma fórmula matadora: country, slide, letras safadas e um chapéu preto na cabeça.
O debut de GIBBONS, HILL e BEARD, fortemente influenciados pelo FLYING BURRITO BROTHERS e FLEETWOOD MAC daquela época, já apresentava a pegada estradeira de sempre: "Backdoor Love Affair" é prefeita para road movies, com aquele tique cachaceiro e de bem com a vida - mesma intenção da sugestiva "Going Down To México" carregada da guitarra "mordida" de GIBBONS.

"Old Man" passa ombro a ombro com o melhor das saborosas baladas do LYNYRD, com uma emulação de slide pra lá de ótima . "Squank" parece com alguma coisa de COUNTRY JOE AND THE FISH: country misturado com um quê de soul dançante. Blues? "Certified Blues","Bedroom Thang" e "Just Got Back from Baby's" garantem a parada - tão tranquilos quanto certeiros.
Como adolescentes construindo uma identidade própria é fácil perceber que "(Somebody Else Been) Shakin' Your Tree" e "Neighbor, Neighbor" dão a pinta do que a banda faria dali para frente: uma bela mistura de groove, guitarra texana e uma pegada de baixo realmente diferenciada que seriam a arvore genealógica de "Tush", "Waiting For The Bus", "La Grange" e outras pepitas. Dica: parem de brigar por causa do METALLICA e renovem o ouvido com esses caras – eles sabem das coisas.

Track List:
1. "(Somebody Else Been) Shakin' Your Tree"
2. "Brown Sugar"
3. "Squank"
4. "Goin' Down to Mexico"
5. "Old Man"
1. "Neighbor, Neighbor"
2. "Certified Blues"
3. "Bedroom Thang"
4. "Just Got Back from Baby's"
5. "Backdoor Love Affair"

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

ZZ TopZZ Top
Billy Gibbons foi ignorado nas ruas da Finlândia

223 acessosHeavy Lero: ZZ Top por Gastão Moreira e Clemente Nascimento195 acessosZZ Top: O Som da Guitarra no Rio Grande Mud - Pt. 2115 acessosNo comando e na estrada: liberdade em rock'n roll218 acessosZZ Top: O Som da Guitarra no Rio Grande Mud - Pt. 10 acessosTodas as matérias e notícias sobre "ZZ Top"

GibsonGibson
10 guitar heroes nomeiam seus guitar heroes

Dimebag DarrellDimebag Darrell
Em 1993, citando suas 12 músicas favoritas

ZZ TopZZ Top
Billy Gibbons surpreende em lista de discos preferidos

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "ZZ Top"

Guns N RosesGuns N' Roses
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

SlipknotSlipknot
Joey Jordison diz que foi demitido por telegrama cantado

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1982

5000 acessosOrtografia: como deveriam realmente se chamar as bandas?5000 acessosPiadas sobre músicos5000 acessosMetallica: Lars Ulrich quase saiu no tapa com Lou Reed5000 acessosMetallica: ruim sem Cliff Burton, pior sem Jason Newsted?4212 acessosBilly Corgan: ele quis se matar após sucesso de Nirvana e Pearl Jam5000 acessosJames Hetfield: o verdadeiro lado Enter Sandman do Metallica

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online