Smashing Pumpkins: O melhor álbum deles desse milênio
Resenha - Oceania - Smashing Pumpkins
Por Vitor Hugo Fernandes
Postado em 05 de agosto de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de cinco anos sem lançar álbuns de estúdio, Billy Corgan e sua turma, lançaram o que pode ser considerado como o melhor álbum deles desse milênio.
Smashing Pumpkins - Mais Novidades
Depois de um álbum pesado e que voltou as raízes da banda (lê-se Zeitgeist de 2007), o Smashing Pumpkins, ou mais especificamente Billy Corgan, único membro original da banda e principal compositor, resolveu se reinventar novamente. As melodias lentas e cativantes são maioria nessa obra, porém ainda mantendo peso, que pode ser visto na faixa de abertura "Quasar", que tem um dos melhores riffs da história da banda. "Panoticon", música que vem em seguida, mescla as duas características citadas anteriormente nesse texto, a faixa é repleta de riffs agressivos, porém em um ambiente vocal bem calmo e sereno. "The Chimera" e "Glissandra" também tem essa veia mais pesada do grupo, mas nada fugindo da calmaria da voz de Billy Corgan, que por sinal, se mantém idêntica a que ele tinha nos anos '90.
Algo que não era aproveitado desde o álbum "Adore" de 1998, são os efeitos eletrônicos e sintetizadores; ao contrário de "Adore", que abusou demais dos efeitos eletrônicos, tornando o disco enjoativo em certo momento, porém "Oceania" utiliza estes efeitos na hora certa e na música certa, sem tornar esse artifício na composição algo massante. "Violet Rays", "One Diamond, One Heart" e "Pinwheels", são as únicas faixas que tem o sintetizador como peça-chave nas mesmas.
O meu destaque especial nesse álbum se restringe à três canções: a primeira é "The Celestials" que tem uma melodia marcante e um baixo lindíssimo. A segunda é a faixa-título do álbum, "Oceania", um épico de nove minutos, que é sem a mínima dúvida a melhor música do álbum, e entra no Top 5 de melhores músicas de toda a carreira das abóboras, a faixa é composta de várias alterações climáticas e um trabalho impressionante da banda como um todo, tudo sem a mínima exceção funciona em perfeita harmonia. E a terceira é "Pale Horse" que tem a mais linda melodia que eu vi nesse disco.
Enfim, o álbum tem uma atmosfera totalmente diferente do havia sido lançado nos álbuns anteriores, porém a banda manteve a qualidade implícita nos álbuns anteriores. E sim, é o melhor álbum do ano.
O disco foi produzido pelo próprio Billy Corgan com a ajuda de Bjorn Thorsrud. Corgan compôs todas as músicas presentes no registro. O disco faz parte do projeto Teargarden by Kaleidyscope, que já tem 2 EP's lançados em 2010, o integrará ao todo 44 músicas no seu fim.
The Smashing Pumpkins - Oceania - EMI Records
Line-Up:
Billy Corgan – Vocal, Guitarra, Teclado
Jeff Schroeder – Guitarra
Nicole Fiorentino – Baixo, Backing Vocal
Mike Byrne – Bateria, Backing Vocal
Tracklist:
01. Quasar
02. Panopticon
03. The Celestials
04. Violet Rays
05. My Love is Winter
06. One Diamond, One Heart
07. Pinwheels
08. Oceania
09. Pale Horse
10. The Chimera
11. Glissandra
12. Inkless
13. Wildflower
Outras resenhas de Oceania - Smashing Pumpkins
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
Quem é o homem carregando o feixe de galhos que está na capa do "Led Zeppelin IV"
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Tobias Forge revela estar gravando fora do Ghost
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
A banda que esbanja confiança técnica e criativa fora do comum, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine não descarta gravar álbuns solo após o fim do Megadeth
Nicholas Barker luta contra falência renal e aguarda transplante este ano
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
Para Matt Sorum, Velvet Revolver poderia ter sido tão grande quanto o Guns N' Roses
A música do Dream Theater que foi diretamente influenciada por Zakk Wylde
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido


As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
Billy Corgan elogia Yungblud e compara o jovem artista com Elton John
O gênero musical que faz sucesso com as massas mas é "satânico", segundo Billy Corgan
O triste destino da primeira guitarra de Kiki Wong, do Smashing Pumpkins
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


