Smashing Pumpkins: O melhor álbum deles desse milênio
Resenha - Oceania - Smashing Pumpkins
Por Vitor Hugo Fernandes
Postado em 05 de agosto de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de cinco anos sem lançar álbuns de estúdio, Billy Corgan e sua turma, lançaram o que pode ser considerado como o melhor álbum deles desse milênio.
Smashing Pumpkins - Mais Novidades
Depois de um álbum pesado e que voltou as raízes da banda (lê-se Zeitgeist de 2007), o Smashing Pumpkins, ou mais especificamente Billy Corgan, único membro original da banda e principal compositor, resolveu se reinventar novamente. As melodias lentas e cativantes são maioria nessa obra, porém ainda mantendo peso, que pode ser visto na faixa de abertura "Quasar", que tem um dos melhores riffs da história da banda. "Panoticon", música que vem em seguida, mescla as duas características citadas anteriormente nesse texto, a faixa é repleta de riffs agressivos, porém em um ambiente vocal bem calmo e sereno. "The Chimera" e "Glissandra" também tem essa veia mais pesada do grupo, mas nada fugindo da calmaria da voz de Billy Corgan, que por sinal, se mantém idêntica a que ele tinha nos anos '90.
Algo que não era aproveitado desde o álbum "Adore" de 1998, são os efeitos eletrônicos e sintetizadores; ao contrário de "Adore", que abusou demais dos efeitos eletrônicos, tornando o disco enjoativo em certo momento, porém "Oceania" utiliza estes efeitos na hora certa e na música certa, sem tornar esse artifício na composição algo massante. "Violet Rays", "One Diamond, One Heart" e "Pinwheels", são as únicas faixas que tem o sintetizador como peça-chave nas mesmas.
O meu destaque especial nesse álbum se restringe à três canções: a primeira é "The Celestials" que tem uma melodia marcante e um baixo lindíssimo. A segunda é a faixa-título do álbum, "Oceania", um épico de nove minutos, que é sem a mínima dúvida a melhor música do álbum, e entra no Top 5 de melhores músicas de toda a carreira das abóboras, a faixa é composta de várias alterações climáticas e um trabalho impressionante da banda como um todo, tudo sem a mínima exceção funciona em perfeita harmonia. E a terceira é "Pale Horse" que tem a mais linda melodia que eu vi nesse disco.
Enfim, o álbum tem uma atmosfera totalmente diferente do havia sido lançado nos álbuns anteriores, porém a banda manteve a qualidade implícita nos álbuns anteriores. E sim, é o melhor álbum do ano.
O disco foi produzido pelo próprio Billy Corgan com a ajuda de Bjorn Thorsrud. Corgan compôs todas as músicas presentes no registro. O disco faz parte do projeto Teargarden by Kaleidyscope, que já tem 2 EP's lançados em 2010, o integrará ao todo 44 músicas no seu fim.
The Smashing Pumpkins - Oceania - EMI Records
Line-Up:
Billy Corgan – Vocal, Guitarra, Teclado
Jeff Schroeder – Guitarra
Nicole Fiorentino – Baixo, Backing Vocal
Mike Byrne – Bateria, Backing Vocal
Tracklist:
01. Quasar
02. Panopticon
03. The Celestials
04. Violet Rays
05. My Love is Winter
06. One Diamond, One Heart
07. Pinwheels
08. Oceania
09. Pale Horse
10. The Chimera
11. Glissandra
12. Inkless
13. Wildflower
Outras resenhas de Oceania - Smashing Pumpkins
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
A banda amaldiçoada por ter feito um dos maiores hits da história, segundo Regis Tadeu
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
O verso de "Man in the Box" com que gravadora implicou: "Vão protestar contra vocês"
A canção do AC/DC que não existiria se não fosse por um personagem lendário de Clint Eastwood
A banda Grunge que era a preferida de todos os headbangers, conforme Ellefson
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
Ramones, Smashing Pumpkins e Linkin Park ganham estrelas na Calçada da Fama de Hollywood
A música do Smashing Pumpkins em que Billy Corgan expõe mágoa dos pais
As 15 melhores músicas de rock alternativo de 1996, segundo a Loudwire
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



