Spiritual Beggars: Outra faceta do genial Michal Amott

Resenha - Mantra IIII - Spiritual Beggars

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

8


O SPIRITUAL BEGGARS sempre foi considerado um projeto paralelo do guitarrista Michal Amott (CARCASS, CARNAGE, ARCH ENEMY), embora tenha se dedicado por curto período de tempo exclusivamente à banda. Mas o fato é que no SPIRITUAL BEGGARS podemos perceber outra faceta desse genial guitarrista, deixando completamente de lado o metal extremo que o consagrou, e se dedicando a uma sonoridade mais voltada aos primórdios do rock e do metal.

Para quem ainda não ouviu o SPIRITUAL BEGGARS (o que está esperando?), a banda foi formada na Suécia, no ano de 1994, e é uma das grandes representantes do chamado stoner metal, que nada mais é do que um metal tradicional pesado, arrastado e cheio de groove, e com vários elementos psicodélicos e setentistas, e trazendo principalmente influencias de BLACK SABBATH e DEEP PURPLE.

publicidade

E após o lançamento do debut autointitulado, e do excelente "Another Way to Shine" (1996) sem muita repercussão, a banda finalmente conseguiu lançar este incrível "Mantra III", um disco que representou uma guinada em sua carreira, que se consolidou ainda mais nos lançamentos posteriores, em especial "Ad Astra" e "On Fire" (este já com o vocalista JB, hoje no GRAND MAGUS).

publicidade

Trazendo uma produção excelente de Frederik Nordstrom e Andres Friden, que deixou o material bem orgânico e sujo na medida certa, "Mantra III" potencializou todos os elementos característicos do estilo do trio, ou seja, riffs e mais riffs geniais e ultra cativantes do mestre Amott, aliados a solos fantásticos, cozinha simples mas cheia de pegada, teclados no melhor estilo anos 70, e os vocais característicos de Spice, que davam um toque todo especial ao som do conjunto.

publicidade

E logo após a introdução "Superbossanova" (uma bela homenagem ao estilo que marcou época em nossas terras no passado), a banda já nos traz 3 dos maiores clássicos de sua carreira: a energética "Homage to the Betrayed", pesada e com uma letra bem interessante; "Monster Astronaut", com seu riff hipnótico, e que até hoje é obrigatória nos shows dos caras; e "Euphoria", um música com melodias carregadas e um refrão marcante. Além destas, destacam-se ainda "Lack of Prozac", "Cosmic Romance", e a épica e psicodélica "Mushroom Tea Girl", que conta com alguns dos melhores solos já criados por Mr. Amott, e encerra a versão simples do disco com chave de ouro.

publicidade

A versão especial ainda conta com as bônus "The Band is Playin" (muito boa e pesada), a setentista "Redwood Blues", e uma versão com mixagem alternativa de "Euphoria".

Ou seja, "Mantra III" foi o disco que fez o SPIRITUAL BEGGARS ganhar mais relevância e reconhecimento em nível internacional, abrindo portas para a banda e permitindo sua continuidade, possibilitando o lançamentos de diversos outros discos fantásticos que o sucederam. Para quem ainda não conhece, fica a dica de um disco imperdível.

publicidade

Mantra IIII – Spiritual Beggars
(1998 – Sony - Importado)

Formação:
Christian "Spice" Sjostrand - Vocals
Michael Amott - Guitar
Ludwig Witt - Drums

Track List:

1. Superbossanova
2. Homage to the Betrayed
3. Monster Astronauts
4. Euphoria
5. Broken Morning
6. Lack of Prozac
7. Bad Karma
8. Send Me a Smile
9. Cosmic Romance
10. Inside Charmer
11. Sad Queen Boogie
12. Mushroom Tea Girl

publicidade

Bonus Tracks:
13. The Band Is Playing
14. Redwood Blues
15. Euphoria (Alternative Mix)




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: a lista de exigências da banda em 1983Metallica
A lista de exigências da banda em 1983

Zakk Wylde: foto do arsenal de guitarras do músicoZakk Wylde
Foto do arsenal de guitarras do músico


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin