Spiritual Beggars: Outra faceta do genial Michal Amott
Resenha - Mantra IIII - Spiritual Beggars
Por Junior Frascá
Postado em 15 de julho de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O SPIRITUAL BEGGARS sempre foi considerado um projeto paralelo do guitarrista Michal Amott (CARCASS, CARNAGE, ARCH ENEMY), embora tenha se dedicado por curto período de tempo exclusivamente à banda. Mas o fato é que no SPIRITUAL BEGGARS podemos perceber outra faceta desse genial guitarrista, deixando completamente de lado o metal extremo que o consagrou, e se dedicando a uma sonoridade mais voltada aos primórdios do rock e do metal.
Para quem ainda não ouviu o SPIRITUAL BEGGARS (o que está esperando?), a banda foi formada na Suécia, no ano de 1994, e é uma das grandes representantes do chamado stoner metal, que nada mais é do que um metal tradicional pesado, arrastado e cheio de groove, e com vários elementos psicodélicos e setentistas, e trazendo principalmente influencias de BLACK SABBATH e DEEP PURPLE.
E após o lançamento do debut autointitulado, e do excelente "Another Way to Shine" (1996) sem muita repercussão, a banda finalmente conseguiu lançar este incrível "Mantra III", um disco que representou uma guinada em sua carreira, que se consolidou ainda mais nos lançamentos posteriores, em especial "Ad Astra" e "On Fire" (este já com o vocalista JB, hoje no GRAND MAGUS).
Trazendo uma produção excelente de Frederik Nordstrom e Andres Friden, que deixou o material bem orgânico e sujo na medida certa, "Mantra III" potencializou todos os elementos característicos do estilo do trio, ou seja, riffs e mais riffs geniais e ultra cativantes do mestre Amott, aliados a solos fantásticos, cozinha simples mas cheia de pegada, teclados no melhor estilo anos 70, e os vocais característicos de Spice, que davam um toque todo especial ao som do conjunto.
E logo após a introdução "Superbossanova" (uma bela homenagem ao estilo que marcou época em nossas terras no passado), a banda já nos traz 3 dos maiores clássicos de sua carreira: a energética "Homage to the Betrayed", pesada e com uma letra bem interessante; "Monster Astronaut", com seu riff hipnótico, e que até hoje é obrigatória nos shows dos caras; e "Euphoria", um música com melodias carregadas e um refrão marcante. Além destas, destacam-se ainda "Lack of Prozac", "Cosmic Romance", e a épica e psicodélica "Mushroom Tea Girl", que conta com alguns dos melhores solos já criados por Mr. Amott, e encerra a versão simples do disco com chave de ouro.
A versão especial ainda conta com as bônus "The Band is Playin" (muito boa e pesada), a setentista "Redwood Blues", e uma versão com mixagem alternativa de "Euphoria".
Ou seja, "Mantra III" foi o disco que fez o SPIRITUAL BEGGARS ganhar mais relevância e reconhecimento em nível internacional, abrindo portas para a banda e permitindo sua continuidade, possibilitando o lançamentos de diversos outros discos fantásticos que o sucederam. Para quem ainda não conhece, fica a dica de um disco imperdível.
Mantra IIII – Spiritual Beggars
(1998 – Sony - Importado)
Formação:
Christian "Spice" Sjostrand - Vocals
Michael Amott - Guitar
Ludwig Witt - Drums
Track List:
1. Superbossanova
2. Homage to the Betrayed
3. Monster Astronauts
4. Euphoria
5. Broken Morning
6. Lack of Prozac
7. Bad Karma
8. Send Me a Smile
9. Cosmic Romance
10. Inside Charmer
11. Sad Queen Boogie
12. Mushroom Tea Girl
Bonus Tracks:
13. The Band Is Playing
14. Redwood Blues
15. Euphoria (Alternative Mix)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


