Element: Heavy e Rock Progressivo com maestria e equilíbrio
Resenha - From Sand Part I - Element
Por Marcos Garcia
Fonte: Metal Samsara
Postado em 15 de julho de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando perguntam como o Metal anda nos últimos meses, a resposta de qualquer conhecedor e acompanhador atento sempre será: vai muito bem, obrigado.
A motivação para tal afirmação é bem simples: estamos vivendo uma época onde criatividade tem estado em um bom nível, com boas bandas pululando aqui e ali, e isso é muito bom, pois as mesmas pegam ideias e estilos desgastados e põem força em seu som.
E um desses é o quarteto THE ELEMENT, onde temos ex-membros do CIRCLE II CIRCLE e LONERO, que mixa Heavy Metal e Rock Progressivo com maestria e equilíbrio, em uma música de muito bom gosto, requintada, forte, com doses de peso e emoção na medida certa, com elementos etéreos do Progressivo setentista e pitadas de música Clássica em profusão, e temos um disco forte, e um que torna o quarteto um sério candidato ao título de grande revelação de 2012.
Tendo Rafael Macedo (vocal e guitarra) na produção, mas contando com a mixagem e masterização feitas pelo legendário Beau Hill (que já trabalhou com artistas de primeira grandeza como ALICE COOPER, RATT, WINGER, GARY MOORE, EUROPE, BOB DYLAN, ERIC CLAPTON, só para falar de alguns), e o que se poderia esperar da sonoridade que não fosse cristalina, mas sabendo dar intensidade à música complexa da banda?
A arte, por sua vez, é muito bem feita, em um formato Digipack de DVD, que ficou bem legal.
Agora, ao rolar o CD, meus caros, é uma autêntica peça de teatro musicada (pois o disco é conceitual), mas cada uma das músicas do play em si são grandiosas e aclimatam muito bem as passagens da estória, cada uma ótima de sua forma, sem dar para destacar esta ou aquela, pois todas são joias brilhantes.
Começando com 'Please Sit Down...', que é uma introdução à bela e pesada 'Narrowing Part I', onde a banda mostra como sabe fazer uma música melodiosa, bela e variada sem cansar o ouvinte, com ótimas vocalizações e inserts de Música Clássica, bem como em 'Lady in the Seashore', cuja primeira metade é lenta e climática, e a segunda uma música cadenciada e pesada, mas etérea graças à presença de teclados sublimes; 'She's Made from Sand' é faixa com foco no peso, com um trabalho de baixo e bateria bem intensos, e belos solos; já 'Shine Shy Shine' é mezzo pesada, mezzo progressiva, com harmonia em ambos os elementos; 'Hope Departed' é uma canção mais bonita, quase uma balada, embora existam momentos de peso, e que ótimos solos cheios de feeling e sem técnica autoindulgente; 'Promises (At Least One Sunny Day)' tem um andamento mais pesado, mas envolta em uma beleza Heavyssíva evidente, sem perder a técnica e com a cozinha mostrando ótimo trabalho; e o disco fecha com o outro 'The Curtains of My Eyes', que nos dá aquela enorme vontade de começar tudo de novo.
Um disco altamente recomendável, e que é satisfação mais que garantida.
From Sand Part I - The Element
(2012 - Independente – Importado)
Tracklist:
01. Please Sit Down...
02. Narrowing part I
03. Lady in the Seashore
04. She's Made from Sand
05. Shine Shy Shine
06. Hope Departed
07. Promises (At Least One Sunny Day)
08. The Curtains of My Eyes
Formação:
Rafael Macedo - Vocals/Guitars
Mitch Stewart - Bass/Vocals
Jeremy Villucci - Keyboards
Marco Bicca - Drums
Contatos:
http://www.theelementmusic.com/
http://www.myspace.com/theelementprog
http://beauhillproductions.com/index.php/site/disc_new
http://www.reverbnation.com/theelementprog
https://www.facebook.com/TheElementOfficial
http://www.youtube.com/theelementprog
http://www.soundclick.com/theelementofficial
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Rock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais
Dream Theater: os segredos do álbum Octavarium
Gil disse que Paralamas são apenas três e fazem som melhor do que os oito Titãs



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



