Glitter Magic: A descontração do Hard Metal contemporâneo
Resenha - Bad For Health - Glitter Magic
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 12 de junho de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Lá na primeira da década de 1980 apareceram alguns discos que eram muito pesados para os padrões do Hard Rock e consideravelmente acessíveis para o Heavy Metal propriamente dito. Neste sentido, a mídia especializada começou a referir-se a eles simplesmente como ‘Hard Metal’, e é neste nicho que podemos situar o Glitter Magic, grupo da cidade mineira de Juiz de Fora e que acabou de estrear com "Bad For Health".
Mas que fique claro que "Bad For Health" está longe de soar datado. O Glitter Magic soube como trabalhar e relacionar muitas características dos velhos tempos, colocando uma roupagem contemporânea cujo resultado final é pura energia distorcida e melódica. A descontração é praticamente palpável, em especial pela excelente interpretação do vocalista Rhee Charles, que canta com paixão e é dono de um timbre é perfeito para a proposta da banda.
Ainda que os quase 50 minutos de audição tenham muito a oferecer, o grande destaque fica por conta da furiosa abertura "Bad For Health", seguida de perto por "Don´t", a quase melancólica "The Dreamer's Disease" e "Amnésia". E a banda ganha muitos pontos por seguir seus próprios termos, se esquivando da previsibilidade na interessantíssima balada "Heal Me", movida a celos, violinos e viola.
O áudio é maciço, muito definido e com a correta dose de sujeira, mostrando o bom trabalho do guitarrista Mauri Moore, que assumiu as rédeas da gravação no estúdio da Ematech, na própria cidade natal do Glitter Magic, e tonificado pela mixagem e masterização do sueco Jerry Torstensson (Draconian). Além do impacto positivo que o repertório oferece, percebe-se toda a atenção dispensada ao cuidadoso aspecto visual de seus músicos e nos muitos detalhes ao longo do projeto gráfico.
Se fosse uma banda de um cenário efervescente como a Suécia, "Bad For Health" teria maiores chances de conquistar a repercussão que merece. Mas a realidade do Brasil, infelizmente, é outra... De qualquer forma, os europeus já estão de olho no que o Glitter Magic tem a oferecer, tanto que a gravadora italiana Heart Of Steel acabou de assinar com o grupo mineiro. Se o leitor aprecia os primórdios do Icon, algo do W.A.S.P. ou nomes atuais como Dynasty, certamente encontrará afinidades com este disco!
Contato:
http://www.myspace.com/glittermagic
http://www.reverbnation.com/glittermagicofficial
Formação:
Rhee Charles - voz
Mauri Moore - guitarra
Luqui Di Falco - guitarra
Glux - baixo
Andy Ravel - bateria
Glitter Magic - Bad For Health
(2012 / GM Records – nacional)
01. Bad For Health
02. The Dreamer's Disease
03. Don't
04. Snake Blood
05. Heal Me
06. Breathless
07. Amnesia
08. Living On Addiction
09. Love Proof
10. Daring The Dawn
Outras resenhas de Bad For Health - Glitter Magic
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Falecido aos 86 anos, Peppino di Capri iniciou carreira no rock e abriu shows dos Beatles
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
A música do The Cure composta por Robert Smith como luto pela morte de seu irmão
O hit da Legião que Renato Russo compôs para Cássia Eller e traz coincidência trágica
O artista que representa a linhagem mais rica da MPB, segundo Humberto Gessinger
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



