Motorhead: É hino atrás de hino, destacá-los é covardia
Resenha - Ace Of Spades - Motorhead
Por Rodrigo Noé de Souza
Postado em 10 de junho de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
1980. Este foi o começo de uma era que tornou-se histórica para a música pesada. Lançamentos não faltavam: Blizzard Of Ozz, British Steel, Heaven & Hell, Back In Black, além dos trabalhos iniciais da New Wave Of British Heavy Metal.
Mas o destaque mesmo vai para o Motörhead e seu Ace Of Spades. Comentar sobre a banda do Lemmy Kilmister (bx/v) é chover no molhado. Apesar de assumir que toca só Rock, ele sempre leva sua vida Heavy Metal a sério.
Depois dos sucessos dos álbuns Overkill e Bomber), ambos de 1979, Lemmy, "Fast" Eddie Clack (g) e "Philty Animal" Taylor (bt) juntaram-se com Vic Maile para gravarem o álbum que, mais tarde, mudaria a cena musical. Um álbum transgressor que virou mais um episódio da série Classic Albuns.
A faixa-título dispensa maiores comentários. Já ouvi ela umas trocentas vezes sem cansar. Até o refrão dela é legal: "You know I'm born to lose, and gambling's for fools, but that's the way I like it baby, I don't wanna live forever". Soa igualzinha a versão de My Generation, do Who (Hope I Die before I get old). Mas se acham que o disco só vale pela música estão enganados.
É hino atrás de hino. Destacá-los é covardia. Mas, vejamos... The Chase Is Better Than The Catch marca história com direito a solo nos minutos finais. (We Are) the Road Crew homenageia os roadies que sempre acompanham a banda, seja nos palcos, nos bares, nas estradas. Lemmy lembra bem disso, já que foi roadie do Jimi Hendrix.
Quanto ao resto é só violencia sonora, como a faixa The Hammer, hino do Crossover. outro destaque é a faixa bonus Dirty Love (lado B do single Ace Of Spades) e as faixas do famosíssimo EP ST. Valentine's Day Massacre, Please Don't Touch (com as "gatas" do Girlschool) e Emergency (cover do Girlschool, na voz do Eddie).
Ace Of Spades atingiu a 4ª posição da parada inglesa, iniciando a era de ouro do Motörhead, com direito a turnes concorridissimas, shows com direito a efeitos pirotécnicos e cenário lembrando a 2ª Guerra mundial. Sem falar do poder de deixar todo mundo surdo com os ampificadores no volume máximo.
Nas pakavras do Animal Taylor: "Estou muito feliz com o direcionamento da banda. Queremos ser como o Status Quo e seguir pela eternidade, fazendo sempre o nosso som. Chuck Berry e Little Richard nunca mudaram e é exatamente isso que queremos para o nosso futuro". Quer mais? Garry Bushell, da Sounds, deu nota máxima e escreveu: "Motörhead é Heavy Metal no único sentido significativo do termo. Todo o resto é apenas faz-de-conta".
Line-up:
Lemmy Kilmister - vocal/baixo
"Fast" Eddie Clack - guitarra
"Philty Animal" Taylor - bateria
Tracklist:
1-Ace Of Spades
2-Love Me Like A Reptile
3-Shoot You In The Back
4-Live To win
5-Fast And Loose
6-(We Are) The Road Crew
7-Fie, Fire
8-Jailbait
9-Dance
10-Bite The Bullet
11-The Chase Is Better Than The Catch
12-The Hammer
13-Dirty Love
14-Please Don't Touch
15-Emergency
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"


Lemmy e a inusitada gentileza com Kinder Ovos ao receber Fernanda Lira no camarim
Para Mikkey Dee, morte de Lemmy Kilmister não deve ser tratada como tragédia
Lemmy queria morrer no último show do Motörhead, revela empresário da banda
Empresário afirma que Lemmy Kilmister queria morrer no último show do Motörhead
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


