Motorhead: É hino atrás de hino, destacá-los é covardia
Resenha - Ace Of Spades - Motorhead
Por Rodrigo Noé de Souza
Postado em 10 de junho de 2012
Nota: 10
1980. Este foi o começo de uma era que tornou-se histórica para a música pesada. Lançamentos não faltavam: Blizzard Of Ozz, British Steel, Heaven & Hell, Back In Black, além dos trabalhos iniciais da New Wave Of British Heavy Metal.
Mas o destaque mesmo vai para o Motörhead e seu Ace Of Spades. Comentar sobre a banda do Lemmy Kilmister (bx/v) é chover no molhado. Apesar de assumir que toca só Rock, ele sempre leva sua vida Heavy Metal a sério.
Depois dos sucessos dos álbuns Overkill e Bomber), ambos de 1979, Lemmy, "Fast" Eddie Clack (g) e "Philty Animal" Taylor (bt) juntaram-se com Vic Maile para gravarem o álbum que, mais tarde, mudaria a cena musical. Um álbum transgressor que virou mais um episódio da série Classic Albuns.
A faixa-título dispensa maiores comentários. Já ouvi ela umas trocentas vezes sem cansar. Até o refrão dela é legal: "You know I'm born to lose, and gambling's for fools, but that's the way I like it baby, I don't wanna live forever". Soa igualzinha a versão de My Generation, do Who (Hope I Die before I get old). Mas se acham que o disco só vale pela música estão enganados.
É hino atrás de hino. Destacá-los é covardia. Mas, vejamos... The Chase Is Better Than The Catch marca história com direito a solo nos minutos finais. (We Are) the Road Crew homenageia os roadies que sempre acompanham a banda, seja nos palcos, nos bares, nas estradas. Lemmy lembra bem disso, já que foi roadie do Jimi Hendrix.
Quanto ao resto é só violencia sonora, como a faixa The Hammer, hino do Crossover. outro destaque é a faixa bonus Dirty Love (lado B do single Ace Of Spades) e as faixas do famosíssimo EP ST. Valentine's Day Massacre, Please Don't Touch (com as "gatas" do Girlschool) e Emergency (cover do Girlschool, na voz do Eddie).
Ace Of Spades atingiu a 4ª posição da parada inglesa, iniciando a era de ouro do Motörhead, com direito a turnes concorridissimas, shows com direito a efeitos pirotécnicos e cenário lembrando a 2ª Guerra mundial. Sem falar do poder de deixar todo mundo surdo com os ampificadores no volume máximo.
Nas pakavras do Animal Taylor: "Estou muito feliz com o direcionamento da banda. Queremos ser como o Status Quo e seguir pela eternidade, fazendo sempre o nosso som. Chuck Berry e Little Richard nunca mudaram e é exatamente isso que queremos para o nosso futuro". Quer mais? Garry Bushell, da Sounds, deu nota máxima e escreveu: "Motörhead é Heavy Metal no único sentido significativo do termo. Todo o resto é apenas faz-de-conta".
Line-up:
Lemmy Kilmister - vocal/baixo
"Fast" Eddie Clack - guitarra
"Philty Animal" Taylor - bateria
Tracklist:
1-Ace Of Spades
2-Love Me Like A Reptile
3-Shoot You In The Back
4-Live To win
5-Fast And Loose
6-(We Are) The Road Crew
7-Fie, Fire
8-Jailbait
9-Dance
10-Bite The Bullet
11-The Chase Is Better Than The Catch
12-The Hammer
13-Dirty Love
14-Please Don't Touch
15-Emergency
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps