Norba Zamboni: Blues Rock com emoção garantida
Resenha - Walking and Sliding - Norba Zamboni
Por Luiz Carlos Barata Cichetto
Postado em 08 de junho de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Slide Guitar: A técnica do "Slide Guitar" é uma forma de tocar guitarra em que se utiliza de um pequeno tubo de metal, para alterar o tom em que se toca, deslizando esse tubo pelas cordas da guitarra. Originalmente era utilizado o gargalo de uma garrafa e em função disso a técnica era chamada de "Bottleneck". Criado e utilizado com frequencia por músicos de Blues e Rock, Slide Guitar é uma técnica que se não for utilizada com critério torna insuportável a audição.
Norba Zamboni: Desde o final da década de 70, Norba Zamboni participou de inúmeras bandas de baile, onde tocava covers de artistas como Cream, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, entre outros. Nos anos 1980, passou a acompanhar Vanusa e Eduardo e Sylvinha Araújo. Em 1985, mudou-se para a França e de volta ao Brasil em 1987, seguiu trabalhando com cantores e duplas de grande sucesso. No final da década de 1990, estreou seu show "Sujo, Sujo, Sujo!", dedicado ao Blues Rock instrumental. Paralelamente gravou o CD de estréia da banda Blues on the Rocks.
Antes de falar propriamente do CD "Walking and Sliding", quero deixar claro que não sendo músico tenho por critério ao falar sobre os CDs que analiso utilizar unicamente da emoção que a música me traz. Parece óbvio isso, mas não é. Além disso, escrever sobre discos de guitarristas é sempre complicado, porque normalmente guitarristas são pretensiosos e estrelinhas demais, o que torna a tarefa mais dificil. O que encontraria? Um arrastado e melancólico disco de Blues? Um disco de guitarrista "fritador" de Rock? Então, fiquei dias sem coragem de escutar, medo mesmo da decepção... Mas uma quinta-feira de um calor insuportável, apanho o CD na mão e decido escutar... E ai...
E ai que não conseguia sair das duas primeiras faixas, as maravilhosas "Walking and Sliding" e "The Number One", puro Rock instrumental com a Slide Guitar de Norba brincando de passear pelas cordas da guitarra. Um passeio musical delicioso, que dá vontade da gente sair dançando... Vivendo... Agora, dá licença, irmão, que eu preciso começar outro parágrafo:
"Blues for Denise" é uma ode, algo que pega a emoção da gente e vira dos avessos. Poesia musical, Norba! Esta para mim é a maior definição dessa maravilhosa música
Mas, como não são apenas de emoções reviradas que se vive, há também "Mary Wicked Blues", esta com letra e cantada com aquela entonação "Mississipi" por Manny Monteiro. "Lonely and Drunk Wolf" é outra instrumental naquele estilo Country/Blues. Em "Party Tonight", Norba e sua maravilhosa trupe retoma com músicas cantadas, numa pegada bem Rock'n'Roll, naquele estilão característico de Johnny Winter, onde até o vocal o lembra. Deliciosa faixa, com a Slide de Norba "conversando" com a voz rouca. Realmente uma festa.
"Pignose Set", sétima faixa de "Walking and Sliding" é outra que pega a gente pela mais pura emoção. Um lamento, como todo bom Blues deve ser. Se alguém dissesse que é Ry Cooder ou que é esta a trilha sonora verdadeira de "Paris, Texas", eu acreditaria. Agora, opa!!!! "Highway Six Strings", de Bob Dylan com participação de Andria Busic do Dr Sin no baixo, é outra música deliciosa e dançante.
Parece que o tubinho de metal já faz parte dos dedos de Norba, tal é a facilidade que ele parece ter no uso e a qualidade do som que sai pelos alto-falantes. Então chegamos ao final e Norba ainda nos reserva uma surpresinha deveras agradável: "The Old Mean Town Blues" de Johnny Winter. Tributo puro, apaixonado. E quem sou eu para falar? Apenas uma coisa: perfeito!
Ah, quer um conselho, irmão? Chega no My Space do Norba e escuta essas músicas maravilhosas. Emoção garantida, do começo ao fim. Eu garanto!
Norba Zamboni
Walking and Sliding
Ano: 2009
Gravadora: ZZboni Records
Músicos: Norba Zamboni - Guitarra Eléctrica, Lap Steel e Slide Guitar
Manny Monteiro - Bateria e Vocal
Bira Rosa - Baixo e Backing Vocals
Participação: Andria Busic (Dr. Sin) Baixo em Highway Six Strings
André Youssef (Orgão Hammond).
Faixas:
1 - Walking and Sliding
2 - The Number One
3 - Blues for Denise
4 - Mary Wicked Blues
5 - Lonely and Drunk Wolf
6 - Party Tonight
7 - Pignose Set
8 - Highway Six Strings
9 - The Old Mean Town Blues
Site:
http://www.myspace.com/norbazamboni
Contato: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
Baterista do Linkin Park tenta tocar Paralamas e é detonado: "João Barone dá de mil nele"
Site indica que Pantera fará turnê latino-americana em 2027
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994
O disco dos anos 70 que David Ellefson considera perfeito
As famosas bandas dos anos oitenta que Joey Ramone colocou no mesmo saco e chamou de "merda"
Documentário da reunião do Oasis ganha data de estreia no streaming
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
A canção onde o Queen reclamou do prato mas continuou comendo do mesmo
Fim da linha: 12 bandas que encerraram as atividades após a morte de algum integrante
Guitarristas: E se os mestres esquecessem como se toca?
Elton John quase casou com mulher que dizia que "vivia dizendo que eu nunca faria sucesso"

O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



