Alkymenia: Alguns dos problemas de uma banda independente
Resenha - Dark And Nebulous - Alkymenia
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 03 de junho de 2012
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Beirando a primeira década de atividades, o nome Alkymenia passou a ser mais conhecido para além das fronteiras de Pernambuco após se tornar o vencedor na seletiva do ‘Wacken Metal Battle Brasil 2009’. Tendo em sua discreta discografia o EP "They Don’t Deserve Respect" (09), a banda batalhou muito para conseguir estrear em disco, que agora está sendo liberado de forma independente sob o título "Dark And Nebulous".
"Dark And Nebulous" mostra como o Nordeste consegue compor música extrema de forma eficiente, mesmo sem oferecer nada de substancialmente novo. Como não poderia deixar de ser, o resultado final é repleto de referências da velha escola, oferecendo arranjos bem estruturados e com considerável diversidade de ritmos ao se explorar as vertentes Death e Thrash Metal.
Com um trabalho vocal consistente e arranjos que geram um clima meio atormentador, o repertório segue devidamente coeso e homogêneo, mas dá para destacar a abertura "Gates Of Hell" (ótimos riffs!) e "Educated To Kill", além da espetacular "Nebulous Flash", que, como já foi observado por aí, pode ser considerado como um belo resumo da proposta do Alkymenia.
Gravado, mixado e masterizado no Datribo Studio (SP), o resultado é dos mais crus, mas tendo como ponto negativo o som do contrabaixo, por vezes tão deficitário que se torna praticamente inaudível – o que é um problema ainda maior quando a banda possui apenas um guitarrista. A imagem que ilustra a capa do disco é maravilhosa, mas também passou por alguns problemas durante o processo gráfico que resultou em uma impressão tão escura que seus detalhes simplesmente desapareceram, honrando ainda mais o título "Dark And Nebulous".
Essas são, infelizmente, mazelas freqüentes que castigam as bandas independentes em seu primeiro disco. A obra pode ter potencial, mas acaba sendo comprometida por ajustes técnicos que deverão receber maiores atenções no futuro. De qualquer forma, o Alkymenia continua bastante focado em seu trabalho, com excursões programadas para a América do Sul e Europa, que deverão acontecer ainda neste ano. Boa sorte aos caras!
Formação:
Lalo - voz e baixo
Sandro Silva - guitarra
Dennis Kreimer - bateria
Alkymenia – Dark And Nebulous
(2012 / independente – nacional)
01. Gates Of Hell
02. Nebulous Flash
03. Negative Sense
04. Living Choked
05. Carnal Desire
06. Thirst For Revenge
07. Sacrifice In Vain
08. Chaotic Religion
09. Educated To Kill
10. Asking For Silence
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores álbuns de metal dos anos 90 pela Metal Hamme
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
Fita com registro de ensaio de Ozzy Osbourne em 1979 é encontrada
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Heavy Metal: as 10 introduções mais matadoras do estilo
Bandas em família que terminaram mal
Eric Clapton sobre um guitarrista de jazz que inveja: "Ele é um gênio!"


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



