Patrulha do Espaço: 35 anos resistindo no rock brazuca
Resenha - Dormindo Em Cama de Pregos - Patrulha do Espaço
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de maio de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tendo iniciado sua trajetória como a banda-solo do Arnaldo Batista (Mutantes) nos idos 1977, o fato é que a Patrulha do Espaço rapidamente ganhou vida própria para adquirir o status de ‘cult’ ao longo do tempo. Felizmente, mesmo tendo como dura realidade um reconhecimento pífio, a música parece sempre gritar mais alto, pois o mentor e baterista Rolando Castello Jr (Inox, Made in Brazil) ainda libera esporadicamente seus registros, independente dos músicos que o acompanhem nesta jornada.
Longe dos estúdios desde 2004, eis que chega ao mercado o EP "Dormindo em Cama de Pregos", que procura manter vivo o (por tantas vezes) esquecido espírito de uma época que deixou para a história um legado riquíssimo em termos musicais. O que temos aqui é Hard Rock pesadão cantado no bom e velho português, com naturais ares setentistas e sutis referências progressivas, elementos que tanto caracterizaram a Patrulha do Espaço.
São apenas 30 minutos que se alternam entre ‘rockaços’ e baladas, tendo em "Riff Matador" o grande destaque entre as quatro faixas inéditas. Como bônus, a bonita "Quatro Cordas e Um Vocal", gravada com Schevano na guitarra e voz e o baixista René Seabra, resultando em uma justa homenagem aos parceiros Kokinho (baixo) e Débora Carvalho (vocalista do Made in Brazil), que faleceram entre 2008 e 2009; além de uma faixa ao vivo com a formação anterior e apropriadamente batizada como "Rock com Roll".
Com suas duas dezenas de discos, entre álbuns de estúdio, compilações e ao vivo, a Patrulha do Espaço libera "Dormindo em Cama de Pregos" em uma época em que as coisas não mudaram tanto assim no Brasil, cuja alegre população mantém o sangue fluindo no ritmo do Carnaval e os novos letárgicos que se agarram no azedume do lixo sertanejo ou funk.
Enquanto isso, a Patrulha resiste em suas trincheiras, tendo como companheiros um público rock´n´roll por vezes tão apático. Tanto que, em tempos onde a venda de discos e presença de pessoas em shows se transformaram em um calvário para as bandas, torna-se necessário medidas alternativas, como fazer com que "Dormindo em Cama de Pregos" dê direito ao comprador em assistir às apresentações da turnê que a banda está fazendo neste ano de 2012. Disco e show embalados por um único preço, tão razoável... Tempos sombrios para quem quer viver dignamente da Música!
Formação:
Marta Benevolo - voz
Danilo Zanite - guitarra e voz
Paulo Carvalho - baixo
Rolando Castello Jr. - bateria e voz
Patrulha do Espaço - Dormindo Em Cama de Pregos
(2012 / Independente – nacional)
01. Rolando Rock
02. Riff Matador
03. Máquina do Tempo
04. Estrelas Dirão
05. Quatro Cordas e Um Vocal (bônus)
06. Rock Com Roll (bônus)
Outras resenhas de Dormindo Em Cama de Pregos - Patrulha do Espaço
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas
O hit do Ira! que Edgard Scandurra se arrependeu de escrever: "Metáforas infelizes"
O clássico do Deep Purple cujo riff Ritchie Blackmore tirou da música do seriado do Batman
O álbum de hard rock que Corey Taylor chamou de "um dos piores de todos os tempos"


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



