Patrulha do Espaço: 35 anos resistindo no rock brazuca
Resenha - Dormindo Em Cama de Pregos - Patrulha do Espaço
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de maio de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tendo iniciado sua trajetória como a banda-solo do Arnaldo Batista (Mutantes) nos idos 1977, o fato é que a Patrulha do Espaço rapidamente ganhou vida própria para adquirir o status de ‘cult’ ao longo do tempo. Felizmente, mesmo tendo como dura realidade um reconhecimento pífio, a música parece sempre gritar mais alto, pois o mentor e baterista Rolando Castello Jr (Inox, Made in Brazil) ainda libera esporadicamente seus registros, independente dos músicos que o acompanhem nesta jornada.
Longe dos estúdios desde 2004, eis que chega ao mercado o EP "Dormindo em Cama de Pregos", que procura manter vivo o (por tantas vezes) esquecido espírito de uma época que deixou para a história um legado riquíssimo em termos musicais. O que temos aqui é Hard Rock pesadão cantado no bom e velho português, com naturais ares setentistas e sutis referências progressivas, elementos que tanto caracterizaram a Patrulha do Espaço.
São apenas 30 minutos que se alternam entre ‘rockaços’ e baladas, tendo em "Riff Matador" o grande destaque entre as quatro faixas inéditas. Como bônus, a bonita "Quatro Cordas e Um Vocal", gravada com Schevano na guitarra e voz e o baixista René Seabra, resultando em uma justa homenagem aos parceiros Kokinho (baixo) e Débora Carvalho (vocalista do Made in Brazil), que faleceram entre 2008 e 2009; além de uma faixa ao vivo com a formação anterior e apropriadamente batizada como "Rock com Roll".
Com suas duas dezenas de discos, entre álbuns de estúdio, compilações e ao vivo, a Patrulha do Espaço libera "Dormindo em Cama de Pregos" em uma época em que as coisas não mudaram tanto assim no Brasil, cuja alegre população mantém o sangue fluindo no ritmo do Carnaval e os novos letárgicos que se agarram no azedume do lixo sertanejo ou funk.
Enquanto isso, a Patrulha resiste em suas trincheiras, tendo como companheiros um público rock´n´roll por vezes tão apático. Tanto que, em tempos onde a venda de discos e presença de pessoas em shows se transformaram em um calvário para as bandas, torna-se necessário medidas alternativas, como fazer com que "Dormindo em Cama de Pregos" dê direito ao comprador em assistir às apresentações da turnê que a banda está fazendo neste ano de 2012. Disco e show embalados por um único preço, tão razoável... Tempos sombrios para quem quer viver dignamente da Música!
Formação:
Marta Benevolo - voz
Danilo Zanite - guitarra e voz
Paulo Carvalho - baixo
Rolando Castello Jr. - bateria e voz
Patrulha do Espaço - Dormindo Em Cama de Pregos
(2012 / Independente – nacional)
01. Rolando Rock
02. Riff Matador
03. Máquina do Tempo
04. Estrelas Dirão
05. Quatro Cordas e Um Vocal (bônus)
06. Rock Com Roll (bônus)
Outras resenhas de Dormindo Em Cama de Pregos - Patrulha do Espaço
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Os 10 melhores álbuns do DSBM em uma lista para checar sua saúde mental
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A categórica opinião de Kiko Loureiro sobre Slash
Chris Cornell: Alguns fatos sobre o músico que nem todos conhecem
Youtuber expõe miséria que Spotify repassa a bandas de metal brasileiro


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



