Mystifier: Um ótimo trabalho desta injustiçada banda
Resenha - Profanus - Mystifier
Por Marcos Garcia
Postado em 10 de março de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma das coisas mais infelizes do Metal é a falta de conhecimento de causa dos mais jovens em alguns pontos, especialmente de uma história feia de muitas vitórias e dissabores, algumas de causas externas ao meio, como mudanças econômicas no Brasil e no mundo, que podem ter efeitos devastadores no Metal, especialmente no tocante a mentalidade de empresários de pequeno e médio porte de gravadoras, e o público acaba nunca tendo acesso a bandas ótimas de uma maioria de fãs, mesmo em plena era da Internet.
Uma das grandes bandas do Brasil é o MYSTIFIER, pois mesmo que alguns fãs venham a falar em ‘fases’, todos os seus discos são consensuais entre si, mostrando um estilo forte formando uma gama de lançamentos ótimos, cada um deles, em especial o último, ‘Profanus’, de 2001, lançado pela Encore Records, focado nesta resenha.
O estilo da banda é Black Metal, mas não tente encaixar a banda em nenhuma subvertente, pois a banda sempre desafiou esse tipo de coisa com um som fantástico, sendo influência de muitos na cena nacional e internacional, sem necessitar mais que o seu som para tanto, e respeitado na Europa há muito tempo.
‘Profanus’ é um disco que conta com uma produção visual de primeira linha, muito bem feita e bonita. A parte sonora, feita por Beelzeebubth, mentor e guitarrista da banda na época (já que antes era baixista), está bem cristalina, embora um pouquinho abafada, mas sem perder o peso, a agressividade e a rispidez tão característicos da banda, mas mostram muita evolução, como a banda sempre fez questão de mostrar em cada um de seus lançamentos.
O que esperar da sonoridade da banda? Ora rápida e agressiva, ora mais cadenciada e pesada, com vocais insanos, variando entre rasgado, gutural e limpo (este em alguns momentos), guitarras esbanjando riffs sólidos com fortes estruturas melódicas, baixo presente e pesado, teclados mórbidos e bateria ditando os andamentos de forma bem feita. Um CD forte e homogêneo, que dispara músicas certeiras para todos os lados sem errar o alvo em momento algum.
O CD abre com a mórbida e variada ‘Unspeakable Dementia (Utter Nonsense)’, com ótimas guitarras; a arrasadora ‘Dare to Face the Beast’, onde as variações vocais são muito bem postadas, bem como a bateria mostra bastante técnica; um belo dedilhado de guitarras introduz ‘Supreme Power of Suffering’, outra com um trabalho de vocais de tirar o fôlego do ouvinte; a empolgante ‘Born From Men’s Dreams’, capaz de levantar defuntos de seus túmulos, bem como ‘Superstitious Predictions of Misfortune’, essa alternando rapidez com momentos aterrorizantes, que possui um trabalho de baixo e teclados muito bom; ‘Je$$us Immolation’, conhecida da coletânea ‘The Fourth Evil Calling From The Abyss’, onde se chama ‘Dethroning Nazarenus’, em uma versão bem mais pesada e arrasadora neste CD; ‘Beyond the Rivers of Hades’, que começa mais cadenciada, depois ganha certa velocidade, e depois, retorna ao andamento mais lento, com um belo solo; a cacetada-para-tudo-que-é-lado ‘Thus Demystifier Spoke’; a rápida e empolgante ‘Free Spirit Flight’; a caótica ‘Celebrate the Antichristian Millenium’, com belos teclados e bases muito bem posicionadas, capazes de levar o ouvinte a sacudir a cabeça com extrema facilidade; a esporrenta ‘Sowing the Evil in Our Hearts’, que faz as paredes de sua casa tremer de tão intensa, assim como ‘Hangman's Noose (Ending Mortal Existence)’. Fechando, temos ‘Atheistic Prelude to Immortality’, introduzida por um belo dedilhado de piano, para depois virar o próprio Armageddon em forma de música.
Em suma, uma banda injustiçada pelo tempo de afastamento de estúdio, mas que continua firme nos trilhos, esperando que algum selo se interesse por seu trabalho, e a garantia de retorno é certa, pois o MYSTIFIER ainda tem muita lenha para queimar, bem como muito que contribuir na cena metálica brasileira.
Recomendadíssimo, e vale a busca nos sebos, bem como em buscar contatar os membros da banda em busca dessa jóia!
Tracklist:
01. Unspeakable Dementia (Utter Nonsense)
02. Dare to Face the Beast
03. Supreme Power of Suffering
04. Born From Men’s Dreams
05. Superstitious Predictions of Misfortune
06. Je$$us Immolation
07. Beyond the Rivers of Hades
08. Thus Demystifier Spoke
09. Free Spirit Flight
10. Celebrate the Antichristian Millenium
11. Sowing the Evil in Our Hearts
12. Hangman's Noose (Ending Mortal Existence)
13. Atheistic Prelude to Immortality
Formação:
Arnaldo Asmoodeeus - Vocais
Beelzeebubth - Guitarras
Brunno Rheys - Baixo
Leandros Kastyphas - Teclados
Louis Bear – Bateria
Contatos:
http://www.facebook.com/pages/Mystifier/222621304428768
http://www.mystifier.com.br
http://www.myspace.com/mystifier666
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
Cantora canadense Sass Jordan morre aos 63 anos
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
A música do U2 em que Bono precisou esconder que praticamente não conseguia cantar
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Mike Portnoy sente-se mal por Mike Mangini, seu substituto no Dream Theater
Para entender: o que é rock progressivo?
Beatles e Led Zeppelin aparecem em lista de discos mais superestimados da história
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



