A única música do Iron Maiden com créditos de compositor a Nicko McBrain
Por João Renato Alves
Postado em 08 de dezembro de 2024
Nicko McBrain escreveu todas as linhas de bateria das músicas do Iron Maiden nas quais participou. No entanto, em apenas uma recebeu créditos como compositor. Presente no álbum "Dance of Death" (2003), "New Frontier" teve o baterista colaborando com o vocalista Bruce Dickinson e o guitarrista Adrian Smith.
McBrain contribuiu com a letra e escreveu a linha de baixo. Trata-se de uma releitura da história de Frankenstein, mas do ponto de vista do cientista. Ele sente que o monstro está "brincando de Deus sem piedade, sem medo", e quer se matar antes de ser morto pela própria criação.
Ao mesmo tempo, há referências à criação de vida artificial, fazendo alusão às implicações éticas e existenciais dessa prática. Por conta disso, muitos fãs observaram o fato de Nicko ter se reaproximado do cristianismo pouco tempo antes como uma influência na crítica ao que é referido como "brincar de Deus".
Eis a letra traduzida:
Sangrando você desde o começo
A soma de minhas partes
Para desperdiçar
Uma nova vida em um dia
Algum novo Frankenstein
Amaldiçoado para a eternidade
Amaldiçoado pelo anjo que caiu
Quem me salvará do inferno?
E quem é meu Deus?
E onde está minha alma?
Cansado demais para pular, jovem demais para correr
Uma procura eterna e incessante
Caçando sonhos, os sonhos do meu coração
Sempre procurando, sempre perguntando
Perguntas desde o começo
Além da nova fronteira
Brincando de Deus sem piedade e sem medo
Criou uma besta, fez um homem sem alma
Vale a pena o risco de uma guerra entre Deus e o homem?
Vale a pena o risco de uma guerra entre Deus e homem?
Eu quero terminar minha vida agora, mas não sei como
Reciclar novamente uma vida inteira de dor
A criação de um homem
O demônio planejou
13º trabalho de estúdio do Iron Maiden, "Dance of Death" chegou ao Top 10 em 16 paradas internacionais e ganhou 7 discos de ouro, incluindo um no Brasil. Além da solitária composição creditada a Nicko, também trouxe a até hoje única faixa totalmente acústica da banda, "Journeyman".
A capa foi criada por David Patchett, que pediu para ter seu nome retirado dos créditos após a banda ter decidido modificar sua versão por achá-la "vazia demais".
Nicko McBrain deixou as atividades de palco do grupo após 42 anos. Recentemente, o músico sofreu um AVC, além de ter enfrentado um câncer de laringe. Sua despedida aconteceu em São Paulo, nos dois últimos shows da turnê "The Future Past".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps