Rage: Outro grande registro mais voltado para o Metal
Resenha - 21 - Rage
Por Junior Frascá
Postado em 29 de fevereiro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em seus quase 30 anos de carreira (28, para ser mais exato), os alemães do RAGE sempre se destacaram no meio metálico com seu power metal pesado e agressivo, capitaneado pelos vocais cativantes do líder Peter "Peavy" Wagner. E principalmente após a entrada do guitarrista Victor Smolski, em 1999 (quando lançaram o álbum "Ghost"), a banda atingiu um grau de excelência impressionante (culminando com o fantástico "Unity", de 2002), conseguindo ainda mais fãs e chegando ao merecido sucesso.
Embora tenha alguns percalços pelo caminho, principalmente com o lançamento de discos com poucas variações, a banda sempre conseguiu se manter relevante e acima da média, seja nos lançamentos mais diretos, seja nos mais pomposos e épicos, com a participação da orquestra Lingua Mortis.
E agora acaba de ser lançado seu vigésimo primeiro (!) trabalho de estúdio (contando ai o disco lançado quando a banda ainda se chamava AVENGER), convenientemente chamado de "21", e que traz maiores variações musicais, recolocando a banda nos trilhos, mostrando que os músicos ainda têm muita lenha para queimar.
Seguindo uma linha mais agressiva e "metálica", e deixando de lado as orquestrações, desta vez a banda conseguiu realmente lançar mais um grande registro, que desde já pode ser colocado entre seus melhores discos, o que não é uma tarefa fácil. As músicas são muito bem compostas e estruturadas, e a produção de Charlie Bauerfeind (que já trabalha com a banda há mais de 10 anos) deixou o som bem orgânico e equilibrado.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Peavy, além de se destacar cada vez mais nos vocais (inclusive com passagens mais agressivas e guturais), a cada lançamento se mostra um baixista melhor, com seu instrumento casando perfeitamente com as guitarras do monstro Victor Smolski, sem dúvida um dos melhores e mais criativos guitarristas desta geração. Destaca-se também em todo o disco o trabalho do baterista André Hilgers, que mesmo substituindo o aclamado Mike Terrana, consegue se sobressair e realizar um trabalho espetacular, tanto em termos de técnica como de "pegada", deixando tudo ainda mais agressivo.
Após a introdução "House of Wins", a faixa título já mostra que temos em mãos algo especial, com riffs ultra pesados e cativantes, que remetem direito ao thrash metal, e com um refrão mais melódico mas muito legal, além de contar com um solo espetacular de Victor. Mais um clássico da banda!
Em "Forever Dead" a banda segue com uma pega mais pesada, com riffs repletos de groove, e Peavy soltando a voz como a tempos não fazia, transbordando fúria, enquanto "Fell My Pain" é mais voltada ao metal tradicional e ao hard rock, remetendo ao disco "Welcome to the Other Side".
Além destas, merecem ser citadas ainda "Serial Killer", que mescla peso com melancolia na medida certa, e conta com um trabalho vocal excelente; "Destiny", com vários elementos que remetem ao speed metal; e "Concret Walls", com uma levada bem interessante, e Victor em sua melhor forma. Há ainda uma balada "Eternally", que encerra o trabalho, sendo bastante emocional, mas pouco se destacando em relação às demais faixas.
Trata-se, pois, de outro grande registro do RAGE, desta vez mais voltado para o metal e sem grandes experimentalismos, e que deixa a banda novamente dentre as melhores da atualidade. Mais um candidato a figurar nas listas de melhores lançamentos de 2012.
21 – Rage (2012 – Nuclear Blast - Importado)
01. House Wins
02. Twenty One
03. Forever Dead
04. Feel My Pain
05. Serial Killer
06. Psycho Terror
07. Destiny
08. Death Romantic
09. Black And White
10. Concrete Wall
11. Eternally
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026
A banda com que ninguém suportava dividir estrada nos anos 70 - nem os próprios colegas de turnê
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
Dois meses após sua morte, Phil Campbell é sepultado no País de Gales
A jovem guitarrista que apagou vídeos após se cansar de comentários de homens mais velhos
Dream Theater começará a escrever novo disco no segundo semestre, afirma Mike Portnoy
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
O clássico que Brian May acha que o Queen estragou ao gravar; "Nunca gostei, para ser franco"
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
Evan Seinfeld (Biohazard) canta "Slave New World" com o Sepultura nos EUA
Dirk Verbeuren aprendeu 9 músicas em um dia para quebrar o galho do At the Gates
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
Zakk Wylde relembra o dia em que Ozzy Osbourne foi confundido com Meat Loaf
O vocalista do The Cure previu a data da morte da rainha da Inglaterra?
Enterro de Raul Seixas fez "Salvador Dalí parecer desenho de Walt Disney", diz Marcelo Nova

O que fez o Rage cancelar a turnê no Brasil? Banda enfim explica todos os detalhes
Produtora se posiciona sobre cancelamento da tour do Rage pelo Brasil
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível
