Enterro: Fiel às convicções musicais do Metal extremo
Resenha - Bell of Leprous - Enterro
Por Marcos Garcia
Postado em 13 de novembro de 2011
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Black Metal tem sido por um bom tempo uma das fontes de bandas inovadoras, apesar da aparente simplicidade em tocá-lo, impondo a velha mística de que Metal não precisa ser necessariamente um estilo virtuoso para se obter bons resultados, quanto mais que nesta vertente extrema do Metal, é necessário ter algo de soturno e tenebroso, que não somente as letras ou a produção podem imputar à música, mas que vem do ‘feeling’ que os músicos possuem do que tocam. E os cariocas do ENTERRO formam uma banda coesa, fiel ao estilo, e que retornam agora com seu segundo CD, o impecável ‘The Bell of Leprous’, via Höllehammer Records.
Após o primeiro CD, o ótimo ‘Nunc Scio Tenebris Lux’, shows com bandas como BEHEMOTH e MARDUK, eles voltaram mais coesos e ainda mais convictos, sonoramente falando, pois a música do quinteto é coesa, rígida, intensa, ora rápida e brutal, ora mais cadenciada e tenebrosa, ou seja, um banquete autêntico para os fãs do estilo, e o melhor: possui uma identidade própria latente, que a cada faixa ouvida fica mais e mais clara, pois o ENTERRO não cai em pontos comuns e clichês, mas inova.
Vocais priorizando timbres graves, sem serem rasgados, mas urrados (só, por favor, não confundir com o que conhecemos do Death Metal. Não é assim...), dupla de guitarra formando uma autêntica muralha sonora, sem espaços, e a cozinha rítmica é digna de louvor, pois as bases são brutas, mas sem perder peso. É como se bandas como MAYHEM da época do clássico ‘De Mysteriis Dom Sathanas’ se juntasse ao DARKTHRONE do ‘Under a Funeral Moon’, só que bem gravado e com muita personalidade.
A arte visual está muito bem feita, a gravação limpa, mas sem tirar o peso e a agressividade naturais da banda, mas enriquece em muito o trabalho da banda, fazendo que cada canção do CD seja algo extremamente único, sem deixar que uma ou outra música se destaque das outras.
Da ótima ‘The Bell of Leprous’ (que se inicia bem intensa e mórbida, para logo ganhar velocidade, e ir tendo alternâncias de andamentos por toda a música), passando pelas fortes ‘Excommunicated’, ‘Arguments for Ignorants’ (o que Nihil está cantando neste CD é algo de assustador, pois se destaca em ambas), a mais lenta ‘Repulsive’, a intensa ‘B11’(a cozinha se destaca bastante, pois confere um peso absurdo à faixa), as arrasadoras ‘Cold Inert’ e ‘Earth and Worms’ (a primeira é bem veloz, e a segunda é quase toda lenta e cadenciada, mas extremamente mórbida), até chegar a ‘Nihil Obstat’, que encerra o CD em uma autêntica golfada Black Metal (mais uma vez, os vocais são o ponto forte da música), mas não pense que o silêncio que se segue é o final de tudo, pois há um pronunciamento nos segundos finais.
Em suma, é um disco perfeito para todos os que gostam de Metal extremo intenso, sem firulas, forte, agressivo e, antes de tudo, fiel às convicções musicais do estilo.
Tracklist
01. The Bell of Leprous
02. Excommunicated
03. Arguments for Ignorants
04. Repulsive
05. B11
06. Cold Inert
07. Earth and Worms
08. Nihil Obstat
Formação
Nihil – Vocais
Ozorium – Guitarra solo
Donnedah – Guitarra base
Kaffer – Baixo
Perazzo – Bateria
Contatos:
http://www.myspace.com/enterro
http://www.facebook.com/enterro
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A estrada brasileira e a icônica dupla sertaneja que inspiraram "Infinita Highway"
Edu Falaschi: o fax com convite de seleção para o Iron Maiden
A sincera opinião de John Lennon sobre George Harrison e ele mesmo como guitarristas
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



