Ocean: Ousando e desafiando os limites musicais

Resenha - Heliocentric - Ocean

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Maicon Leite
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Dificilmente você irá achar uma banda como o The Ocean. Unindo diversos elementos do som pesado e de música clássica, além de outras sonoridades, a banda alemã ousa e desafia os limites musicais sem soar chato ou oportunista. Desde a primeira vez que ouvi o grupo, com o álbum “Aeolian”, de 2005, acompanhei de perto sua evolução, ainda que as mudanças de formação tenham sido uma constante em sua carreira, iniciada há cerca de dez anos.
5000 acessosBruce Dickinson: vocalista elege seus 5 álbuns preferidos5000 acessosOzzy Osbourne: "o morcego era quente e crocante"

Excêntrico ao seu próprio modo, o The Ocean é comandado pelo guitarrista Robin Staps, que criou toda uma concepção em torno de letras que criticam o cristianismo, presentes em “Heliocentric”, e também sobre o criacionismo, tema apresentado em “Anthropocentric”. As dez faixas transitam sem medo por vias muitas vezes ignoradas pela grande parte das bandas, apostando em algo que envolverá o ouvinte de forma inigualável. É óbvio que os fãs de Metal mais ortodoxos irão abominar “Heliocentric”, mas, aqueles que derem uma chance ao disco, verão a quantidade de elementos e detalhes que aos poucos são revelados, até mesmo em faixas bem voltadas ao Pop.

"Heliocentric” se concentra principalmente em elementos mais calmos, digamos, destacando “The Origin of Species” e “The Origin of God”, representando musicalmente e liricamente tudo o que envolve esta fantástica banda. Seria impossivel citar aqui os nomes de todos os envolvidos em sua gravação, já que há trompetistas, saxofonistas, além de vocalistas convidados. Indicado, é claro, aos ouvintes de mente aberta, dispostos a conhecer novas bandas, novas sonoridades e quem sabe descobrir um novo gosto musical?

Metal Blade Recs. - Importado

Tracklist:
1. Shamayim
2. Firmament
3. The First Commandment of the Luminaries
4. Ptolemy Was Wrong
5. Metaphysics of the Hangman
6. Catharsis of a Heretic
7. Swallowed by the Earth
8. Epiphany
9. The Origin of Species
10. The Origin of God

Formação:
Luc Hess – Bateria
Louis Jucker – Baixo
Loïc Rossetti – Vocal
Jonathan Nido – Guitarra
Robin Staps – Guitarra

Músicos convidados:
Esther Monnat – Cello
Céline Portat – Viola
Estelle Beiner – Violino
Lionel Gafner – Contrabaixo
Vincent Membrez – Piano
Jérôme Correa – Saxofone
Robert Gutowski – Trombone
Hans Albert Staps – Trompete
James Yates – Vibraphone
René Noçon – Vocais em "Ptolemy Was Wrong"
Meta – Vocais on "Swallowed by the Earth"

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

AlemanhaAlemanha
As dez maiores bandas de Metal do país

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Ocean"

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Vocalista elege seus 5 álbuns preferidos

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
"O morcego era quente e tinha uma textura crocante!"

HumorHumor
O que os fãs de rock pedem para beber em um bar?

5000 acessosFrases de bandas: o que eles realmente querem dizer?5000 acessosEm 24/11/1991: Morre Freddie Mercury, aos 45 anos de idade5000 acessosJapão: conheça dez bandas japonesas de Metal5000 acessosMotörhead: "sem eles não existiria Metallica ou Guns"5000 acessosLinkin Park: participante do The Voice Brasil emociona com "In The End"5000 acessosSom Alto?: também gosta de maconha e sexo sem proteção?

Sobre Maicon Leite

Maicon Leite é assessor de imprensa na Wargods Press, colaborador na revista Roadie Crew e um dos autores do livro Tá no Sangue! - A História do Rock Pesado Gaúcho, dentre outros projetos e publicações.

Mais matérias de Maicon Leite no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online