1000 Funerals: Funeral Doom iraniano de qualidade
Resenha - Butterfly Decadence - 1000 Funerals
Por Rodrigo Mendes Bueno
Postado em 31 de outubro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde que veio ao mundo em 2005, esse projeto Funeral Doom nos surpreendeu não somente pelas belas melodias mas também por vir do conservador Irã, tão conservador que a ex-tecladista Pixy deixou a banda para poder se casar e seu "open-mind" marido que não gosta de heavy metal acabou proibindo-a de continuar.
Logo após isso o promissor projeto acabou encerrando suas atividades. Lembro-me que por causa desse blog acabei descolando o contato da banda e enviei um email que pouco tempo depois me foi respondido e este continha a mensagem, estamos preparando um novo álbum.
Após longos seis anos de espera e eis que esse álbum ganhou vida e começa belíssimamente com 'Suturated Lips' numa intro/música que segue numa melhor das influências de Shape of Despair em seu som.
'Of Love Then Deceit' vem para começar a missa de cremação do sujeito, seguindo as belas melodias de teclado e uma guitarra pesada, aliada a bateria cadenciada que vem dando forma a esse requiem. Ao longo de seus 10 minutos, podemos ouvir as variações de instrumental, com passagens atmosféricas onde encantam e deprimem o ouvinte. Os vocais falados de Emerna são um tanto sinistros, pois parecem aquelas intervenções de EVP de um espírito dando um depoimento inconformado com sua partida.
'Nothing Has Ever Been' vem dando sequência com alguns teclados hipnotizantes em seu início e aqueles mesmos vocais falados da faixa anterior se fazem presença nessa. O andamento quebrado da bateria com as melodias de teclado/piano são o ponto forte dessa faixa, e sinceramente me deixou embasbacado com o que ouvi.
'Butterfly Decadence' faixa tocada em sua totalidade no piano e o teclado fazendo ambientação fazendo parecer uma pequena intro para 'Vast Infinite Beauty'. Esta que já entra rasgando com uma guitarra pesada e notas de piano nos intervalos dos riffs. As variações de vocais, aqueles mesmos de Emerna juntos com os guturais de Haamoon parecendo o demônio encarnado, ainda mais ao acompanhar as letras. ‘ So tired and weak was christ on the cross/ Departed from prophecy./ To bring back an impaled world into foss / Foolish he exposed his love. I’m unbowed because of you / I’m so wild and jealous. / I’m silent in flames of doom / I am satan the cursed and fallen. / I wonder what I was to you / Remember thy angel.’ (Trad. livre: Tão cansado e fraco foi cristo na cruz / Morto na profecia./ Para trazer de volta um mundo empalado em Foss / Tolo ele expôs o seu amor. / Eu sou inflexível por causa de você / Estou tão selvagem e invejoso. / Estou em silêncio nas chamas da desgraça / Eu sou Satanás, o amaldiçoado e caído./ Eu quero saber o que eu fazia com você / Lembre-se o teu anjo.)
E para acabar temos uma versão para 'Night’s Dew' do grandioso Shape of Despair, que ficou bem interessante e um pouco diferente da original. Espero que a banda não acabe após esse material, pois acredito eu que esses iranianos ainda tem muita lenha para queimar.
1000 Funerals – Butterfly Decadence (Silent Time Noise)
1. Sutured Lips
2. Of Love Then Deceit
3. Nothing Has Ever Been
4. Butterfly Decadence
5. Vast Infinite Beauty
6. Night’s Dew (Shape of Despair cover)
Contatos:
http://silent-time-noise.ru/
http://www.myspace.com/1000funerals
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Zakk Wylde lembra soco que levou de Ozzy por ter exagerado na mostarda do sanduíche
Tobias Sammet celebra 34 anos do Edguy em postagem online
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


