HellLight: Melodias depressivas e uma atmosfera pesada
Resenha - And Then The Light of Consciousness Became Hell - HellLight
Por Rodrigo Mendes Bueno
Postado em 31 de outubro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O ano de 2011 está sendo um dos mais promissores para o cenário doom que há tempos não se via. Talvez pelo anunciação de que o mundo acabará em dezembro do ano que vêm, então muitas bandas nacionais e internacionais estão se empenhando em fazer verdadeiras trilhas sonoras para o final dos tempos. Veja o caso do HellLight, que há alguns anos vem nos brindando com grandes trabalhos e chegou nesse ‘and Then, The Light of Consciousness Became Hell’, atingindo o ápice de sua maturidade sonora. Com melodias extremamente depressivas, coesas e com uma atmosfera pesada, deixando o mais sorumbático ouvinte apreensivo e em dúvidas se dá cabo a vida logo ou espera até o término do CD.
'The Light that Brought Darkness' já nos dá uma prévia do que o disco todo nos reserva, e gostaria de citar duas coisas nessa faixa. A primeira, além das belas melodias e partes climáticas de teclado/piano, os vocais limpos de Fábio me lembraram a mesma forma que o saudoso Dio costumeiramente fez em sua carreira, numa ênfase maior em seu último material com o Heaven and Hell. A segunda é a parte final da música que me trouxe a mente a faixa Blood and Iron do Bathory, onde Quorthon meio que preparava o terreno para depois envolver o ouvinte em sua grandiosa melodia.
'Downfall of the Rain' vem dando continuidade a essa depressão sonora, trazendo uma dose recheada de teclado e vocais sinistros sendo acompanhados por um baixo pesado e preciso.
'Soaring Higher' segue na mesma linha das faixas anteriores, mas aqui ao fechar os olhos dá até para imaginar Dio sendo encarnado e cantando essa faixa, poderia ter sido a faixa mais funeral doom que o baixinho poderia ter gravado. E para fechar a faixa com um grand-finale, temos um clima que precede o solo sendo tocado com uma guitarra sem distorção e que realmente nos surpreende pelo bom gosto.
'Children of Doom', essa música é sofrida, aqueles vocais sussurados, parece um obsessor falando la dentro de sua mente doentia, lhe fazendo recordar de sua infância e das vezes que você se sentiu rejeitado seja lá por qual tenha sido o motivo, e que deixaram marcas em sua vida.
'The Secrecy' dá uma aliviada na depressão, ou quem sabe você já não consiga mais se deprimir por estar no fundo do poço, mas essa faixa possui uns climas que consagraram o Bathory tornando-a também uma faixa boa.
'Beneath the Light of the Moon' vem para encerrar o disco e consequentemente com a vida do cidadão, se é que terá forças para levantar após sua alma ter deixado seu corpo para deixá-lo apodrecer em vida.
Amantes de funeral doom podem ir com gosto nesse cd, que com certeza não sairá de seu playlist por um bom tempo, para os não tão familiarizados, vão com calma, porque eu não me responsabilizo por vocês.
HellLight – and Then, The Light of Consciousness Became Hell (Solitude Prod)
1. The Light That Brought Darkness
2. Downfall Of The Rain
3. Soaring Higher
4. Children Of Doom
5. The Secrecy
6. Beneath The Light
Contatos:
http://www.helllight-doom.com/
http://metalmedia.com.br/helllight/index.php
https://www.facebook.com/pages/HellLight-Doom-Metal/137602556285696
http://solitude-prod.com
Outras resenhas de And Then The Light of Consciousness Became Hell - HellLight
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Guns N' Roses lança duas novas canções
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


