Evile: Riffs continuam sendo o carro chefe do som da banda
Resenha - Five Serpent's Teeth - Evile
Por Junior Frascá
Postado em 29 de outubro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Matador! Esse é o primeira palavra que vem à cabeça após escutarmos este excelente terceiro trabalho dos americanos do EVILE, outra das grandes novas bandas de thrash metal da atualidade e que, com esse lançamento, mostra o porque de tantos excelentes comentários sobre seus trabalhos.
Os dois primeiros registros da banda foram um pouco diferentes: "Enter the Grave" (2007) foi um pouco mais agressivo e direto, remetendo aos primórdios do thrash americano, enquanto "Infected Nation" (2009) foi um pouco mais trabalhado, com músicas mais introspectivas e complexas, e muitos fãs reclamaram dessa nova tendência da banda. Mas a verdade é que ambos os registros foram excelentes, e demonstraram todo o potencial desses ingleses.
E neste novo lançamento, podemos constatar logo nas primeiras audições que se trata de uma junção dos seus dois primeiros registro, sendo que não deixaram de lado os elementos mais trabalhados, mas o som está mais direto que seu antecessor. Não é uma volta à sonoridade do excelente primeiro registro da banda, mas é uma tentativa de criarem um estilo próprio, com faixas ora mais rápidas e agressivas, ora mais cadenciadas e pesadas, evoluindo sobremaneira seu som.
Os riffs continuam sendo o carro chefe do som da banda, cada vez mais agressivos e técnicos, como o estilo exige, além de solos muito virtuosos, a cargo de Old Drake. Os vocais de Matt Drake (também guitarrista base)estão muito legais, ainda trazendo forte influência de James Hetfield. Alias, este novo registro do EVILE lembra bastante o tipo de som que o METALLICA fez em "And Justice for All", além de alguns elementos que remetem ao som atual do EXODUS, principalmente nas guitarras.
Faixas como "In Dreams of Terror" (bem rápida e agressiva, com riffs espetaculares), "Cult" (mais cadenciada, e lembrando bastante METALLICA), "Xaraya" (com muito groove, lembrando alguma coisa de PANTERA); e "Descent Into Madness" são os grandes destaques do disco, e mostram esta tendência do álbum. "In Memorian" é um pouco estranha, lembrando muito algumas baladas do METALLICA (mas sem a mesma criatividade destas), mas nada que retire o brilho do trabalho.
A qualidade de gravação também é muito boa, assim como a arte gráfica, que é mais um trabalho do genial Gustavo Sazes.
Portanto, como dito, a banda não retornou completamente ao estilo de seu primeiro registro, mas a evolução em seu som é latente, e conseguiram lançar um material excelente, que deverá agradar tanto os fãs de um thrash metal mais trabalhado e diversificado, como mais tradicional.
Confiram o clipe da excelente "Cult":
Five Serpent's Teeth - Evile
(2011 – Earache Records - 2011)
01. Five Serpent's Teeth
02. In Dreams of Terror
03. Cult
04. Eternal Empire
05. Xaraya
06. Origin of Oblivion
07. Centurion
08. In Memoriam
09. Descent Into Madness
10. Long Live New Flesh
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Charlie Benante fica de fora de mais um show do Anthrax
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
Phil Rudd, ex-AC/DC, causa acidente, é multado e falta à audiência na Nova Zelândia
Prestes a iniciar tour de despedida, L7 lança música inédita "Loma Linda"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Fernanda Lira revela que irmã é jogadora profissional de futebol e já foi pra Seleção
A banda de rock nacional dos anos 1980 que Lobão comparou com o Palhaço Carequinha
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Mantas relembra Metallica abrindo shows do Venom e conta o que disse ao James Hetfield
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Para Eddie Vedder, a forma como Kurt Cobain é lembrado "está mais para uma caricatura"
A hilária reação de Bruce Dickinson após Johnny Cash pedir seu autógrafo
O álbum que transformou o fim de uma banda em uma obra de arte melancólica e bela
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



