My Threnody: Música tocada com bastante sensibilidade
Resenha - Transcending Misery - My Threnody
Por Pierre Cortes
Fonte: Heavy Nation
Postado em 23 de outubro de 2011
Para quem ainda não teve a oportunidade de ouvir, o MY THRENODY é formado por Jefferson Britto, ex-membro do grupo mineiro SILENT CRY, com a qual gravou a demo tape intitulada Tears of Serenity, atuando como baterista e vocalista. O Silent Cry daquele período apresentava um Doom Metal bastante arrastado, obscuro e soturno, algo que o músico continua em sua banda, apesar do direcionamento ter seguido mais para o Dark Metal.
Após sair do Silent Cry, Jefferson muda-se para os Estados Unidos e é lá que começa o seu novo projeto que, na realidade, conta apenas com sua própria presença. Em 2001 é lançado o primeiro CD-demo intitulado Songs for the Sorrowful Songs. A partir daí são lançados dois álbuns: An Angel and the Eternal Silence e The Dawn of Understanding, respectivamente em 2002 e 2005.
Ainda em 2005 é criado o EP Transcending Misery, item principal deste texto, que não foi lançado por nenhuma gravadora, mas pode ser baixado gratuitamente pelo site oficial da banda (www.mythrenody.net).
A abertura se dá com a rápida e pesada "Denial". A música começa com uma breve introdução que parece ser de uma conversa em um rádio comunicador seguido de uma explosão, mas aos 56 segundos o ouvinte se depara com riffs de guitarra seguido de uma forte marcação de bateria. A partir daí a faixa assume uma direção musical intensa e, vez ou outra, uma breve modificação no ritmo. Os vocais são graves e rasgados, mas sem soarem excessivos, garantindo assim um clima bem pesado ao som da banda.
A seguir temos a faixa que leva o título do trabalho. Trata-se de uma canção um pouco mais lenta, pesada e com clima melancólico. É certamente a música que mais flerta com o estilo que o Silent Cry praticava logo no início de carreira e, sem sombra de dúvidas, demonstra ser a melhor do EP. Irá certamente agradar em cheio aos amantes do Doom Metal.
E para encerrar com altíssimo nível, o ouvinte se depara com uma grata surpresa: "Running to Stand Still". Isso mesmo. Trata-se de uma canção do U2 do álbum "The Joshua Tree" (originalmente lançado em 1987). Lenta, pesada e com clima soturno, temos a presença de sons de sinos e predomínio dos vocais limpos. É praticamente como se estivéssemos ouvindo a banda de rock irlandesa em uma versão Doom Metal.
Pois bem, independente do seu estilo preferido, Transcending Misery mostra que a banda de Jefferson Brito é precisa, técnica e muito bem executada. E bem mais do que isso: música tocada com bastante sensibilidade.
O site oficial traz uma informação interessante: o MY THRENODY está, desde 2008, se tornando uma banda com mais de um integrante e se preparando para o lançamento do seu terceiro álbum. Enquanto isso não acontece, só nos resta apreciar este trabalho e torcer para que o próximo mantenha a mesma força e qualidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
James Hetfield revela qual o seu álbum favorito do Metallica
Rodolfo critica prática nociva do mercado do rock: "Isso não acontece no meio cristão"
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



