Tenebrosus: A cena polonesa não fica só no Vader e Behemoth
Resenha - Lost and Forgotten - Tenebrosus
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 14 de outubro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mais uma prova de que a cena polonesa não fica só no Vader e Behemoth. Na realidade, a Tenebrosus investe no mais violento black metal, mas não tem o reconhecimento merecido, já que poderia figurar entre as maiores bandas do mundo no estilo, e não só do seu país de origem.
As músicas são muito bem gravadas, mostrando aquele black metal seco, sem elementos atmosféricos, vocais limpos ou coisas do tipo. Ufa! Referências? Pense num Dark Funeral da época do "Vobiscum Satanas", acrescente a violência do Marduk do "Panzer Division Marduk", e está pronta a fórmula dessa surpreendente banda.
É petardo atrás de petardo, e os riffs são bem trabalhados, melódicos à la Mayhem do "De Misteriis Dom Sathanas". Enfim, a Tenebrosus fez uma ótima salada, pegando o melhor de cada uma dessas bandas e desceu a porrada em "Lost and Forgotten".
São sete torpedos em que destacar algum é mera ilusão. Sério mesmo, a metralhadora aqui é absurda em todas as faixas, e os bons vocais, que embora não apresentem nada de surpreendente, completam esse time de moedores do black metal. Agora o mais chocante: as músicas são relativamente longas... como conseguem isso? Seria ajuda do tinhoso?
Dentro disso, merece registro aqui o baterista Hades, que não descansa nenhum segundo, e o mais impressionante: os bumbos duplos do cara são incrivelmente velozes e permanecem triturando as peles do instrumento por boa parte do CD. Aliás, é tão assustador que em determinados momentos parece bateria programada. Não tem nada fora do lugar, putz!
Muitos podem dizer que é apenas mais uma banda de black metal. Bem, concordo plenamente, só que eles conseguem se sobressair a inúmeras outras do estilo, e com muita honestidade, especialmente pela rapidez com que os instrumentistas executam cada composição.
Infelizmente esse é o último registro da banda, embora ela aparentemente permaneça na ativa. Um fato estranho, dada a enorme qualidade que o disco possui, e com membros tão competentes. Mas enfim, o disco é recomendado para pessoas preparadas para o mais brutal black metal que existe. Ah, e se ainda acham pouco essa avalanche, a dica é procurarem o álbum anterior – "The Fall of the Worthless Morals" – tão intenso quanto "Lost and Forgotten". The truest!
Tenebrosous – Lost and Forgotten
Metal Mind Productions – 2004 – Polônia
http://www.myspace.com/tenebrosusband
Tracklist
1. The Hanging Void
2. Sphere of Darkness
3. Thy Weakness, My Strength
4. Lost and Forgotten
5. Voice of Ahriman
6. Torment
7. Picture of Corrupted Spectres
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O dia que hospital dos EUA julgou que RPM não tinha grana e Paulo Ricardo mostrou fortuna
Santana lista suas bandas preferidas de rock pesado e heavy metal
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1992


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



