Almah: Não cabe aqui nenhuma comparação com o Angra
Resenha - Motion - Almah
Por Iza Rodrigues
Fonte: Menina Headbanger
Postado em 06 de outubro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com dois integrantes do Angra em sua formação, Edu Falaschi (vocal) e Felipe Andreoli (baixo), se você espera algo no mínimo similar, esqueça. O Almah tem sua própria identidade. Pesado e direto. Não cabe aqui nenhuma comparação. E ponto.
Depois do ótimo "Fragile Equality" (2008), as expectativas em cima do lançamento do "Motion" eram gigantes. O fato é que com uma mistura de Power, Prog e Thrash (yes!), o álbum surpreende a cada faixa, cada riff, cada solo, cada letra, cada urro. Afinal, músicos competentes, vocal agressivo, guitarras de 7 cordas em baixa afinação e letras que nos fazem pensar, não há como ser ruim.
Motion começa com a pesada "Hypnotized", onde logo de cara nota-se a mudança no direcionamento musical da banda. Em seguida vem "Living and Drifting", rápida, pesada, com refrão pegajoso e vocal agressivo. É impossível não imaginar o quão bem recebida ela será ao vivo. Quem só conhece Edu Falaschi cantando em altas notas no Angra, irá se surpreender certamente.
O CD segue com "Days of The New" e "Bullets On The Altar", cadenciada, com tema forte e talvez a letra mais bonita do disco. Trata do quão influenciáveis as pessoas podem ser e as atrocidades que são capazes de cometer em nome de algo que acreditam cegamente. Até onde a fé é saudável e benigna?
Impossível não ficar com o refrão de "Zombies Dictator" grudado na mente. Uma das músicas mais impactantes do disco, tem a participação de Victor Cutrale, vocalista do Fúria Inc., que somou ainda mais peso ao som. Um dos pontos altos do álbum.
Motion segue com "Trace Of Trait", já conhecida do público, foi a escolhida para ser o primeiro single e "Soul Alight" que começa com bumbo acelerado, numa pegada Death Metal, mas logo cadencia, aliás o trabalho é todo assim, um equilíbrio entre o pesado e o melódico, um contraste entra a agressividade e a calmaria.
"Late Night in '85" é uma balada que emociona não só por sua melodia cativante, mas também em saber que a letra trata de algo tão particular na vida de Edu Falaschi, o falecimento de seu pai. Melancólica, triste, porém cheia de força. É a próxima música de trabalho do "Motion".
"Daydream Lucidity" conta com a participação de Thiago Bianchi, vocalista do Shaman, e o álbum fecha com "When And Why", balada com uma pegada Country, muito gostosa de se ouvir e mostra o quão versátil é a voz de Edu Falaschi.
Eu poderia dizer que esse álbum é pesado, potente, destruidor, dentre outros adjetivos sinônimos, mas ele consegue ser ainda mais que isso. Ele é viciante e merece com certeza, várias audições.
A evolução em linguagem, temática e técnica é evidente. Sem dúvida alguma, o Almah chegou ao topo do Metal Nacional. Dispa-se de 'pré-conceitos' e apaixone-se! Movimente-se!
Almah - Motion (2011)
01 - Hypnotized
02 - Living And Drifting
03 - Days Of The New
04 - Bullets On The Altar
05 - Zombies Dictator (com Victor Cutrale - Fúria Inc.)
06 - Trace Of Trait
07 - Soul Alight
08 - Late Night in '85
09 - Daydream Lucidity (com Thiago Bianchi - Shaman)
10 - When And Why
Formação:
Edu Falaschi - Vocal (Angra)
Marcelo Barbosa - Guitarra (Khallice)
Paulo Schroeber - Guitarra (Astafix / Hammer 67)
Felipe Andreoli - Baixo (Angra)
Marcelo Moreira - Bateria (Burning in Hell)
Outras resenhas de Motion - Almah
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
A melhor música do último disco do Megadeth, segundo o Loudwire
Nevermore divulga primeira audição feita por Berzan Önen
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
A música mais difícil do Slipknot para Eloy Casagrande: "tive que meter a bota no bumbo"
Empolgado, John Bonham mostrou para Geezer Butler música que viraria sucesso do Led Zeppelin
Wacken nunca acontecerá no Brasil por causa de condição bizarra imposta por donos


O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



