O músico favorito de Syd Barrett; "Aquilo era tudo o que eu queria fazer quando criança"
Por Bruce William
Postado em 07 de outubro de 2024
Syd Barrett, nascido em 1946 em Cambridge, Inglaterra, foi um dos fundadores e o principal compositor da primeira formação do Pink Floyd. Conhecido por seu estilo inovador e psicodélico, Barrett liderou a banda em seu álbum de estreia, "The Piper at the Gates of Dawn" (1967), criando faixas icônicas que definiram o som inicial do grupo. No entanto, sua saúde mental começou a deteriorar rapidamente, agravada pelo uso pesado de drogas, especialmente LSD. Isso levou a comportamentos imprevisíveis e a dificuldades para se apresentar ao vivo.
Syd Barrett - Mais Novidades
Em 1968, devido a seu estado mental instável, Syd Barrett foi afastado do Pink Floyd e substituído por David Gilmour. Após deixar a banda, Barrett lançou dois álbuns solo, "The Madcap Laughs" (1970) e "Barrett" (1970), que, embora cultuados por seus fãs, refletiam sua fragilidade emocional. No final de 1970, ele se retirou completamente da vida pública, retornando à sua cidade natal de Cambridge, onde viveu em reclusão por grande parte do resto de sua vida.
Em 1971, a Rolling Stone fez uma visita ao músico em sua residência. Syd descreveu para a reportagem a fase que ele estava então começando a viver como uma espécie de "desaparecimento proposital", pois ele queria "evitar muitas coisas", revelando que ali ele passava a maior parte do tempo sem fazer muita coisa, além de longas caminhadas diárias. "Sinto muito por não conseguir falar de forma muito coerente", admitiu o músico. "É bem difícil imaginar que alguém se interessa por mim."
A relação entre Syd Barrett e Jimi Hendrix
E no meio da conversa realizada em um porão onde ele passava grande parte de seu tempo, rodeado por pinturas, discos, amplificadores e guitarras, em um local onde Syd confessa se sentir seguro, ele revelou que seu músico favorito é Jimi Hendrix. "Eu fiz uma turnê com ele, sabe. Lindsay (uma antiga namorada) e eu costumávamos sentar na parte de trás do ônibus, com ele na frente; ele nos filmava. Mas nunca nos falamos de verdade. Ele era muito educado, e melhor do que as pessoas realmente imaginavam. Mas muito autoconsciente de sua consciência. Ele se trancava no camarim com uma TV e não deixava ninguém entrar."
Conforme relembra a Rolling Stone, o próprio Syd era conhecido por se trancar atrás de portas fechadas, recusando-se a ver qualquer pessoa durante dias. Frequentemente, em seus últimos meses com o Floyd, ele subia ao palco e tocava não mais que duas notas em todo o set. "Hendrix era um guitarrista perfeito. Aquilo era tudo o que eu queria fazer quando era criança. Tocar guitarra direito e pular por aí. Mas muitas pessoas atrapalharam. Sempre foi muito devagar para mim. Tocar. O ritmo das coisas. Quero dizer, eu sou um corredor rápido. O problema era que, depois de tocar no grupo por alguns meses, eu não conseguia alcançar aquele ponto."
Ao longo dos anos, Syd fez algumas pouquíssimas gravações e aparições públicas até falecer na sua casa em Cambridge, no dia 7 de julho de 2006, aos 60 anos de idade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Corpos dos Mamonas Assassinas serão cremados para homenagem póstuma
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence


O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum


