O músico favorito de Syd Barrett; "Aquilo era tudo o que eu queria fazer quando criança"
Por Bruce William
Postado em 07 de outubro de 2024
Syd Barrett, nascido em 1946 em Cambridge, Inglaterra, foi um dos fundadores e o principal compositor da primeira formação do Pink Floyd. Conhecido por seu estilo inovador e psicodélico, Barrett liderou a banda em seu álbum de estreia, "The Piper at the Gates of Dawn" (1967), criando faixas icônicas que definiram o som inicial do grupo. No entanto, sua saúde mental começou a deteriorar rapidamente, agravada pelo uso pesado de drogas, especialmente LSD. Isso levou a comportamentos imprevisíveis e a dificuldades para se apresentar ao vivo.
Em 1968, devido a seu estado mental instável, Syd Barrett foi afastado do Pink Floyd e substituído por David Gilmour. Após deixar a banda, Barrett lançou dois álbuns solo, "The Madcap Laughs" (1970) e "Barrett" (1970), que, embora cultuados por seus fãs, refletiam sua fragilidade emocional. No final de 1970, ele se retirou completamente da vida pública, retornando à sua cidade natal de Cambridge, onde viveu em reclusão por grande parte do resto de sua vida.
Em 1971, a Rolling Stone fez uma visita ao músico em sua residência. Syd descreveu para a reportagem a fase que ele estava então começando a viver como uma espécie de "desaparecimento proposital", pois ele queria "evitar muitas coisas", revelando que ali ele passava a maior parte do tempo sem fazer muita coisa, além de longas caminhadas diárias. "Sinto muito por não conseguir falar de forma muito coerente", admitiu o músico. "É bem difícil imaginar que alguém se interessa por mim."
A relação entre Syd Barrett e Jimi Hendrix
E no meio da conversa realizada em um porão onde ele passava grande parte de seu tempo, rodeado por pinturas, discos, amplificadores e guitarras, em um local onde Syd confessa se sentir seguro, ele revelou que seu músico favorito é Jimi Hendrix. "Eu fiz uma turnê com ele, sabe. Lindsay (uma antiga namorada) e eu costumávamos sentar na parte de trás do ônibus, com ele na frente; ele nos filmava. Mas nunca nos falamos de verdade. Ele era muito educado, e melhor do que as pessoas realmente imaginavam. Mas muito autoconsciente de sua consciência. Ele se trancava no camarim com uma TV e não deixava ninguém entrar."
Conforme relembra a Rolling Stone, o próprio Syd era conhecido por se trancar atrás de portas fechadas, recusando-se a ver qualquer pessoa durante dias. Frequentemente, em seus últimos meses com o Floyd, ele subia ao palco e tocava não mais que duas notas em todo o set. "Hendrix era um guitarrista perfeito. Aquilo era tudo o que eu queria fazer quando era criança. Tocar guitarra direito e pular por aí. Mas muitas pessoas atrapalharam. Sempre foi muito devagar para mim. Tocar. O ritmo das coisas. Quero dizer, eu sou um corredor rápido. O problema era que, depois de tocar no grupo por alguns meses, eu não conseguia alcançar aquele ponto."
Ao longo dos anos, Syd fez algumas pouquíssimas gravações e aparições públicas até falecer na sua casa em Cambridge, no dia 7 de julho de 2006, aos 60 anos de idade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps