Pink Dolls: mais do que o simples rótulo "Sleaze"
Resenha - Dirty Jewels - Pink Dolls
Por Jorge A. Silva Junior
Postado em 23 de setembro de 2011
Para os fãs da cena Sleaze/Glam, que ressurgiu - principalmente na Suécia - no início do novo milênio, uma indicação interessante vem do lado oposto do globo. Lançado em 2009, o EP ´Dirty Jewels´, da banda brasileira PINK DOLLS, mostra o quão possível é adicionar, de maneira criativa, elementos dos mais diversos gêneros ao Hard Rock 80´s.
A gravação e produção merecem (e muito) destaque pelo trabalho realizado, levando em conta a dificuldade para lançar um material independente de um estilo musical pouco reconhecido no país.
Mesmo sem um baixista fixo na época das gravações, Welder Shane (vocal), Ti Glam (guitarra) e T-Bone (bateria) tiraram proveito do fato para deixarem a banda mais coesa até o término deste primeiro registro de estúdio. O resultado foi um EP contendo seis faixas - uma introdução e cinco músicas - que, além do Hard/Sleaze com notável ênfase ao ¨rock n’ roll cru¨, traz algumas injeções de Punk, Thrash, Gótico e até Industrial.
A mistura de gêneros é percebida logo de cara em ¨Substances¨, com uma bateria rápida e pesada - aliada à riffs sujos e vocais rasgados. Ponto positivo para uma banda que busca versatilidade e não se conforta no simples rótulo ¨Sleaze¨. Contudo, é inegável a elevada dose de Glam 80´s nas canções. Isso pode ser notado facilmente durante ¨Black Jack¨, feita em homenagem ao tradicional e saudoso bar de rock paulistano. Refrões grudentos e um ótimo solo de guitarra colocam o ouvinte nos tempos de Sunset Strip no final dos anos oitenta.
Seguindo uma linha contemporânea, ¨Samantha¨ traz passagens cadenciadas sem perder o peso e ¨felling¨. Essa mudança, porém, não surpreende tanto quanto na próxima faixa, ¨Horror Show¨ (The Monster Is You), que, como o próprio título sugere, trata-se de uma composição mais sombria - destacada pela criativa alternância de vocais que remetem sua sonoridade a um filme de terror. A música teve a participação de Nat Reed (ex-BASTARDZ). Musicalmente é o grande destaque do disco.
Para fechar ´Dirty Jewels´ em alto e bom nível, a festeira ¨Sleaze, Drunk and Rock N’ Roll¨ - primeira demo e considerada o hino da banda - concentra elementos primordiais de uma canção típica de Hard/Glam Rock, finalizada com um criativo e empolgante solo de teclado. Por se tratar de um registro curto, prepare-se para ficar perto do aparelho de som e apertar várias vezes a tecla ¨play¨ ao final do EP.
PINK DOLLS - Dirty Jewels (2009)
1. The Psycho Dolls In The RRR Department
2. Substances
3. Black Jack
4. Samantha
5. Horror Show (The Monster Is You)
6. Sleaze, Drunk and Rock N’ Roll
Vocal: Welder Shane
Guitarra and Backing Vocals: Ti Glam
Bateria and Backing Vocals: T-Bone
Produção: Henrique Baboom and PINK DOLLS
Engenheiro de som: Pardal Chimello
Mixagem and Masterização: Henrique Baboom
Logo: Ti Glam
Baixo: Kexo
Teclado: Eliana Shirabayashi
Website:
http://www.pinkdollsweb.com/
MySpace:
http://www.myspace.com/pinkdolls
E-mail: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Steve Harris compareceu a apresentação de Blaze Bayley no EDDFEST.
O que diabos significa "SPLAT!", título do novo álbum do Deep Purple, segundo Roger Glover
Boatos no rock: Alguns dos maiores mitos do Rock n' Roll
Slayer: é melhor não mexer com a família do Tom Araya...
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



