Abyss: Black metal absolutamente brutal e sem firulas
Resenha - Summon the Beast - Abyss
Por Christiano K.O.D.A.
Fonte: Som Extremo
Postado em 28 de agosto de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Isso aqui é uma obra-prima, vou logo entregando. E quem conhece o play sabe que não estou exagerando. Pensem num black metal absolutamente brutal e sem firulas, do tipo "mega true" rs. Aqui está a The Abyss, para delírio dos black metalers.

Outra coisa muito legal de se dizer: conhecem um certo Peter Tägtgren, de uma tal Hypocrisy? Pois então, o dito cidadão é a mente poluída por trás da Abyss. Sim, esse projeto paralelo, que teve vida muito curta – de 1994 a 1996 – mostra (mais) uma peripécia do músico, a de ser um multi-instrumentista competentíssimo! Neste trabalho, gravou baixo e bateria, e a velocidade e habilidade do cara é impressionante. Simplesmente isso.
Mas é claro que se não fosse o resto do conjunto, provavelmente o resultado não seria tão bom. Então, méritos também para Lars Szöke, dono de uma das guitarras, e Mikael Hedlund, que completa a dupla das seis cordas. É dele também o vocal que se encaixou com perfeição ao instrumental. O timbre do cara lembra um pouco o de Abbath (Immortal), da época do "Battles in the North". Mas ainda sim, é uma voz mais enxuta, mas avassaladora.
O CD começa com a melhor faixa – "Satans Majestic Empire" – praticamente um hino do extremo underground. Novo destaque, agora para "The Arrival", a mais violenta (e põe violenta nisso) do trabalho.
Porém todas as outras músicas estão no mesmo nível, muito diretas, ultra-rápidas e cheias de riffs dotados de certa melodia. Enfim, como já falei, é daquele black metal puro, quadradão, de bandas como Marduk (mais antigo) e Dark Funeral fazem.
Produção? Bem, é só dizer que foi feita pelo próprio Tägtgren, assim como a mixagem, no seu próprio estúdio, o lendário "Abyss" (sim, o mesmo nome da banda). Detalhe: ele estava no auge da produção musical extrema mundial, e era tido como o queridinho das bandas brutais. Resumindo: qualidade de gravação excelente.
Como já foi falado, a banda durou apenas cerca de três anos, lançando dois full-length (esse aqui e o anterior - "The Other Side" - de 1995). Mas a banda foi tão marcante no cenário, que logo se tornou cult, especialmente devido a esse "Summon the Beast". Não é para menos: o material seguramente contém um dos melhores black metal do mundo.
Se vira para arrumar o seu álbum, que esse meu aqui eu sequer deixo alguém olhar! Maravilhoso!
The Abyss – Summon the Beast
Nuclear Blast – 1996 – Suécia
Tracklist
1. Satans Majestic Empire 03:47
2. Blessed with the Wrath of Evil 04:04
3. Damned 03:39
4. Summon the Beast 03:04
5. The Hymn 03:15
6. Cursed 04:29
7. Feasting the Remains of Heaven 03:22
8. The Arrival 03:41
Total playing time 29:26
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após 36 edições, MTV exclui categoria "Melhor Videoclipe de Rock" do VMAs
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
O álbum que Andreas Kisser já confirmou que vai lançar após o Sepultura
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
A opinião de percussionista brasileiro que gravou com o The Doors
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
O maior compositor de todos os tempos, de acordo com Bob Dylan
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
A principal divergência criativa que Ozzy Osbourne tinha com Tony Iommi no Black Sabbath
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Slash: surpreendendo ao apontar qual o riff mais pesado de todos os tempos
A música 'Wasting Love", do Iron Maiden, é um plágio?
A canção do Pink Floyd que fala de Syd Barrett e Roger Waters, mas eles não participam dela



A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



