Santarem: "No Place to Hide", um trabalho digno de aplausos

Resenha - No Place to Hide - Santarem

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

9


Tendo sido formada em 1998, na cidade de São Paulo, pelos amigos Alex Andreoni (guitarra) e Fernando Witcoske), a banda SANTAREM chega a seu terceiro álbum, este maravilhoso "No Place to Hide", novamente lançado pela Die Hard Records (gravadora que sempre tem apoiado o metal nacional), sendo sucessor dos aclamados "Santarem" (2001) e "Downtown Station" (2004).

Em "No Place to Hide", a banda nos apresenta dois novos integrantes, o baterista Agenor Vallone, e o vocalista Thiago Scataglia, que é um dos grandes destaques do álbum, e pode, desde já, ser considerado um dos melhores vocalistas do Brasil.

publicidade

O estilo da banda, para quem não conhece, é um hard rock repleto de influências dos anos 70 e de rock progressivo, com pitadas de heavy metal tradicional. Mas neste novo lançamento, logo de cara podemos constatar que as músicas estão mais diretas do que outrora, o que deixou o som da banda ainda mais agradável. Não que seus dois álbuns anteriores sejam ruins, muito pelo contrário, são excelentes (principalmente o debut), mas em "No Place to Hide" a banda atingiu o ápice de sua criatividade musical, criando músicas muito cativantes. Ademais, conforme mencionado, o novo vocalista casou perfeitamente com a proposta da banda, acrescentando muito ao som do SANTAREM.

publicidade

Alias, é impressionante como Thiago Scataglia se mostra a vontade na gravação, dando a impressão de que está na banda desde os seus primórdios. O vocalista consegue transmitir muito sentimento em suas interpretações, possuindo influências diretas de Michael Kiske e Geoff Tate, lembrando em algumas passagens Michele Luppi (ex-vocalista do Vision Divine) mas sem perder sua identidade própria. Aliado a isso, seguem os riffs e solos de guitarra sensacionais de Alex Andreoni, que mesclam peso e técnica na medida certa, com muita criatividade, além da cozinha precisa e técnica de Agenor Vallone (bateria) e Guilherme Furlan (baixo).

publicidade

E o grande segredo para a excelente qualidade deste lançamento esta no fato de que a banda se concentrou unicamente na criação de grandes composições, sem cair nos meandros do exagero, sendo que tudo aqui esta na medida certa, e deverá agradar os ouvintes mais exigentes e cansados de bandas cujos músicos apenas visam demonstrar o quanto são bons em seus instrumentos.

publicidade

Acerca do repertório do CD, após a apoteótica introdução "Escape", a excelente "Leave it Out" já demonstra toda a qualidade do SANTAREM, com riffs cortantes e belas passagens vocais. Além dessa, se destacam a setentista "Faraway: Escape from the Haze", mais cadenciada, e com solos belíssimos; "No Words to Say", a melhor do disco, com riffs marcantes, vocais altíssimos, bateria correta e um baixo que mais parece um martelo batendo em nossos tímpanos; e a faixa título, com forte influência de rock progressivo. A faixa "Eternal", regravação do primeiro disco da banda, também ficou muito boa.

publicidade

A qualidade de gravação também é excelente, tendo sido o álbum produzido, mixado e masterizado por Ricardo Confessori (baterista do Angra e Shaman), que deixou o som do disco bem encorpado, sendo possível se perceber todos os detalhes das músicas.

Enfim, "No Place to Hide" é um trabalho digno de aplausos, e desde já pode ser considerado um dos grandes lançamentos de 2011, tanto em âmbito nacional, como internacional. Não percam.

publicidade

Confiram o vídeo clipe de No Words to Say:

publicidade

No Place to Hide - Santarem
(2011 – Die Hard Records - Nacional)

Track List:

1. Escape
2. Leave it Out
3. Faraway: Escape from the Haze
4. Take Me Home
5. No Words to Say
6. You and Your Memories
7. No Place to Hide
8. Reason
9. Someone
10. Eternal (regravação do primeiro álbum, de 2000)


Outras resenhas de No Place to Hide - Santarem

Santarem: Digno da evolução natural da banda




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: os segredos de Enter SandmanMetallica
Os segredos de "Enter Sandman"

Rob Zombie: sua lista dos 5 Melhores Filmes de ZumbisRob Zombie
Sua lista dos 5 Melhores Filmes de Zumbis


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin