O hit da Legião Urbana inspirado em Dalí e acusado por Folha de não fazer sentido
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de julho de 2022
A composição "L'âge D'or", da Legião Urbana, apresenta uma letra abertamente inspirada na estética surrealista e já foi alvo de críticas junto por esse fator. Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore trouxe curiosidades sobre a canção.
O que significa o título de "L'âge D'or"?
"Esse título significa ‘A Idade do Ouro’, que seria um trocadilho já que naquele momento não vivíamos uma era de riqueza no Brasil, e sim o confisco da poupança e hiperinflação. Ele tirou esse nome de um filme que ele adorava, de mesmo nome, de 1930, feito pelo Luis Buñuel e Salvador Dalí. São histórias com humor ácido, como um pai atirando no próprio filme. Era uma crítica aos valores católicos e burgueses. Tem coisas surrealistas também".
Legião Urbana - Mais Novidades
A estética surrealista da letra
"É difícil estabelecer uma relação da letra como um todo, porque parece que tem esse toque surrealista mesmo. Se você analisar algumas separadamente, tem até um significado. Existem referências autobiográficas, como a citação à heroína e Jesus. Também fala que Jesus foi traído com o beijo de Judas".
A crítica da Folha de S. Paulo
"Teve uma crítica uma vez na Folha de São Paulo que dizia que as músicas do Renato Russo não faziam sentido. Essa crítica se baseou justamente em dois versos dessa canção: ‘Meu tornozelo coça por causa de mosquitos / Estou com os cabelos molhados, me sinto limpo’. Em uma entrevista, o Renato Russo disse que esses comentários são retardados. ‘Será que não tem mosquito em São Paulo?’, ‘Será que essa senhora não toma banho?’, disse o músico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps