Decapitated: Bom, mas não deve ser comparado aos anteriores
Resenha - Carnival is Forever - Decapitated
Por Christiano K.O.D.A.
Fonte: Som Extremo
Postado em 26 de julho de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A expectativa chegou ao fim com o lançamento de "Carnival is Forever", um álbum bastante aguardado pelos fãs da Decapitated, principalmente após a tragédia ocorrida com a banda em 2007, quando um acidente com o ônibus da turnê matou o genial baterista Witold "Vitek" Kieltyka, e deixou o vocalista Adrian "Covan" Kowanek com sequelas.
Bem, e é inevitável (embora eu não goste disso) comparar esse trabalho com o restante da discografia dos poloneses. Apenas para contextualizar, a banda começou com um death metal tradicional ("Winds of Creation" é praticamente perfeito!), tornando-se mais técnico a cada álbum.
Eles, que sempre tiveram como alicerces os riffs muito criativos e as aulas de bateria, evoluíram de um modo que a complexidade das composições criou outra identidade ao conjunto, e fez alguns fãs (como eu) questionarem se a antiga não seria mais interessante.
É óbvio que a banda faz (e sempre deve fazer) o que a agrada. Se as pessoas gostarem ou não, é outra questão, deixo claro aqui.
Pois bem, tudo isso para dizer que em "Carnival is Forever", o grupo retrocedeu um pouco, e voltou a fazer músicas mais diretas do que complexas. Indiscutivelmente, eles mantiveram a técnica, mas a agora tudo parece fluir melhor, como nos tempos do "Nihility", que tinha esse equilíbrio.
Os riffs diferenciados continuam firmes, e o baterista Kerim "Krimh" Lechner tem cacife mais que suficiente para estar na Decapitated. Agora, o atual vocalista Rafal Piotrowski, que assumiu uma responsabilidade gigantesca de substituir Covan, parece ter sentido a pressão. Não que ele exerça um trabalho insatisfatório, mas o cantor não parece ter a mesma pegada do antigo vocal. Seu timbre não é tão poderoso, e vai mais para o berrado do que para o gutural. Com isso, a banda perde um certo peso na cantoria.
E de alguma forma, parece que não foi dessa vez que acertaram em cheio a mão nesse play, dada a imensa expectativa que envolvia esse lançamento. Talvez tenha faltado mais do espírito Decapitated.
Contudo, registro aqui que o disco tem ótimas músicas, como "The Knife" (a melhor), "United", "404" (solinho simples, mas bacana) e "Pest", por exemplo. É um álbum que certamente agradará fãs do quarteto e de death metal em geral, principalmente se conseguirem abstrair (estou lutando para conseguir) e ver o CD como um disco isolado, não ligado aos álbuns anteriores da Decapitated.
Reforçando: SIM, vale a pena, mesmo não sendo um trabalho de grande destaque na história da banda.
Decapitated – Carnival is Forever
Nuclear Blast – 2011 – Polônia
http://www.myspace.com/decapitated
Tracklist
1. The Knife 04:34
2. United 05:26
3. Carnival Is Forever 08:51
4. Homo Sum 04:35
5. 404 05:10
6. A View from a Hole 06:13
7. Pest 03:38
8. Silence 04:18
Total playing time 42:45
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire



Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo


