3 Doors Down: Banda fez exatamente o que se esperava
Resenha - Time Of My Life - 3 Doors Down
Por Marcelo Vieira
Postado em 24 de julho de 2011
Treze anos na ativa, cinco álbuns lançados e uma boa quantidade de singles de sucesso fazem do 3 Doors Down um dos principais representantes do rock alternativo na atualidade. A expectativa pelo novo álbum, Time of My Life, toma conta desde janeiro, quando o single "When You’re Young" caiu na rede. Um novo single, "Every Time You Go", foi lançado em maio no iTunes. Finalmente, no dia 19, Time of My Life chegou às lojas via Universal Republic Records.

Uma das características que sempre delineou o som do 3 Doors Down foi o potencial radiofônico até mesmo das músicas mais obscuras de seus álbuns. O talento do quinteto para produzir hits de rádio parece inesgotável. E o melhor de tudo: conseguem soar altamente comerciais sem se render aos clichês ou apelar para os jabás, ao contrário de seus "small town brothers" do Nickelback, que conforme o tempo foi passando, mudaram completamente de estilo a fim de se adequarem às exigências da indústria – basta ouvir o impecável Silver Side Up e compará-lo com qualquer outro que tenha vindo após The Long Road.
Mas vamos falar de Time of My Life, que tem em sua faixa-título a abertura ideal. Logo de cara já dá pra reparar que a produção foi das mais caprichadas. Tudo muito bem equalizado, as guitarras com um som mais "redondo". Apesar dos voice effects – que você só percebe se prestar muita atenção –, um refrão e tanto torna esta uma das melhores de todo o play. Na sequência, a já conhecida "When You’re Young" que traz o estilo 3 Doors Down de fazer uma balada, é quase uma mistura de "Here Without You" com "Let Me Go". Merecia maior repercussão na época de seu lançamento.
"Heaven" é mais uma que segue o padrão baladeiro do 3 Doors Down. Introdução e primeiro verso acústicos, com dedilhado cravado de hammer-ons e pull-offs, refrão com a banda toda, novo verso acústico – dessa vez, com baixo e bateria só marcando –, novo refrão com a banda toda... Enfim, uma fórmula que dá certo desde 2000, quando The Better Life foi o 11° álbum mais vendido do ano no mundo todo e emplacou quatro hits nas paradas internacionais. "Race For The Sun" enfatiza o lado mais roqueiro do quinteto com uma letra certeira sobre correr atrás daquilo que se quer.
Eu, particularmente, não fui muito com a cara de "Back To Me". Não sei, mas me lembrou o Nickelback em sua fase frouxa. Em se tratando de uma banda que eu adorava e, por conta das mudanças, passei a desprezar, passei adiante e voltei a sorrir, pois "Every Time You Go" é o tipo de som que não tem como não gostar. É rock e ponto final. Não duvido nada que, daqui uns anos, é capaz de ser lembrada como um clássico do 3 Doors Down. Se musicalmente não me agradou, "What’s Left" possui uma letra e tanto. Vale a conferida.
"On The Run" é uma espécie de irmã de "Race For The Sun" e tem um dos melhores refrões de Time of My Life, além de uma guitarra pra lá de empolgante. "My Way" traz afinação baixa, riff mais acelerado e cheira a futuro hit de festas alternativas. No final, a mais roqueira de todas, "Believer", que eu não me surpreenderia também se ouvisse rolando na night. Há ainda quatro bônus tracks, disponíveis apenas na edição limitada que eu não cheguei a ouvir (veja tracklist abaixo).
Fica claro que, a exemplo de lançamentos anteriores, o 3 Doors Down fez exatamente o que se esperava e lançou um disco consistente, longo na medida certa e repleto de energia e boas canções. Não sei se é o melhor que já fizeram – até porque eu gosto de todos – mas tenho certeza que ficará no meu iPod por um bom tempo.
01 – Time Of My Life
02 – When You’re Young
03 – Round And Round
04 – Heaven
05 – Race For The Sun
06 – Back To Me
07 – Every Time You Go
08 – What’s Left
09 – On The Run
10 – She Is Love
11 – My Way
12 – Believer
Bonus Tracks:
13 – When You're Young (Acoustic)
14 – Every Time You Go (Acoustic)
15 – The Silence Remains
16 – Train (Demo)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
Dave Mustaine poderá escrever novas músicas mesmo após o fim do Megadeth
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


