Sodom: mais cru, direto e agressivo em novo álbum
Resenha - In War and Pieces - Sodom
Por Ricardo Seelig
Postado em 14 de junho de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Décimo-terceiro álbum do grupo alemão Sodom, "In War and Pieces" chega ao mercado brasileiro em uma caprichada edição dupla digipak via Shinigami Records. O primeiro disco traz o álbum em si, enquanto o segundo vem com o áudio da apresentação da banda na edição 2007 do Wacken Open Air, quando comemorou 25 anos de carreira e contou com a participação de diversos ex-integrantes no show.
"In War and Pieces" mantém uma das principais características do som do Sodom: a variação entre trabalhos mais voltados para o thrash metal com outros mais diretos, onde as influências de punk e hard rock ficam em primeiro plano. O novo trabalho segue esse direcionamento mais cru, com composições mais diretas e agressivas e sem as tradicionais variações de tempo e trechos mais complexos do thrash.
A inserção de pitadas de melodia aqui e ali torna o disco mais forte, diferenciando as faixas entre si e fazendo com que algumas se destaquem mais do que as outras, ainda que o tracklist seja bastante homogêneo. Tom Angelripper está cantando de maneira cada vez mais similar a Tom Araya, e isso faz com que, em diversos momentos, tenhamos a impressão de estar ouvindo um álbum do Slayer e não do Sodom.
Em termos individuais, o principal destaque vai para o guitarrista Bernemann, que, com passagens criativas e que transitam com absoluta naturalidade e conhecimento de causa entre o thrash, o punk e até mesmo o mais puro rock, consegue fazer as boas composições de "In War and Pieces" soarem ainda mais fortes.
O acabamento gráfico da edição nacional é de primeira qualidade, em uma embalagem digipak de duas dobras que mais parece um pequeno box, o que torna a versão brasileira um item digno de colecionador. O acréscimo do show no festival de Wacken em 2007, com a participação de vários ex-integrantes em uma performance simplesmente empolgante, torna essa edição dupla de "In War and Pieces" muito atraente, tanto musical quanto historicamente.
Enfim, mais um bom disco do Sodom, infelizmente o último com o baterista Bobby Schottkowski, que saiu da banda após treze anos, sendo substituído por Markus Freiwald. Se você curte um metal mais direto e com fartas doses de punk, vai curtir. Mas se a sua preferência for pelos trabalhos com direcionamento mais thrash metal do Sodom, talvez não goste tanto. Porém, independentemente desses fatores, a verdade é que o trio alemão continua soando energético e com algo a dizer em "In War and Pieces", e isso, para uma banda com 30 anos de carreira, por si só já é algo digno de nota.
Faixas:
CD 1
1 In War and Pieces
2 Hellfire
3 Through Toxic Veins
4 Nothing Counts More Than Blood
5 Storm Raging Up
6 Feigned Death Throes
7 Soul Contraband
8 God Bless You
9 The Art of Killing Poetry
10 Knarrenheinz
11 Styptic Parasite
CD 2 - Live at Wacken Open Air 2007
1 Blood on Your Lips
2 City of God
3 Proselytism Real
4 Christ Passion
5 One Step Over the Line
6 Abuse
7 Sodomy and Lust
8 Ausgebombt
9 The Saw Is the Law
10 Outbreak of Evil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Rush anuncia mais um show em São Paulo para janeiro de 2027
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
O álbum clássico do Scorpions cuja capa impactou Max Cavalera
Metallica adiciona mais seis shows a temporada em Las Vegas
Sharon Osbourne reafirma que o Ozzfest volta em 2027
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O clássico imortal do Sepultura influenciado por uma das músicas mais pesadas do Metallica
Lista: as dez melhores músicas para se ouvir na estrada
A banda brasileira que abriu tantos shows gringos que virou alvo de antipatia




Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



