Benighted Soul: Symphonic Metal flertando com Prog
Resenha - Start From Scratch - Benighted Soul
Por Pedro Lucas Sousa
Postado em 14 de maio de 2011
Na primeira vez que ouvi o Benighted Soul, imaginei que encontraria mais uma dessas bandas de vocal feminino, tecladeiras sem fim, fazendo tudo que vários outros já fizeram antes. Mas após escutar mais algumas vezes, a banda se mostrou bastante competente, apostando em um som um tanto padronizado, mas com músicas bem construídas e orquestrações bem aplicadas.

A banda francesa, formada por Géraldine Gadaut (vocal), Flavien Morel (teclados), Jérémie Heyms (guitarra), Jean-Gabriel Boccareli (baixo) e Nicolas Adam (bateria), surgiu em 2003. No ano passado a banda entrou em estúdio para a gravação do seu primeiro álbum "Start From Scratch".
Como foi dito, o som do Benighted Soul não mostra muitas novidades, mas irá agradar bastante aos fãs do estilo. Apesar disso a banda não perde em qualidade musical e técnica, fazendo um Symphonic Metal flertando com elementos do prog.
Os vocais de Géraldine Gadaut são limpos e suaves encaixando perfeitamente com as camadas orquestrais, apesar de um timbre comum. O tecladista Flavien Morel esbanja técnica e bom senso em linhas de teclado bem equilibradas, com timbres bem escolhidos,evitando assim o exagero de elementos de orquestra nas composições,tornando o som mais natural.Como destaques do trabalho,podemos citar as músicas "Edge of Sanity" e "Stranger Me" que possuem elementos mais "atmosféricos" e variações rítmicas bem encaixadas.
A banda possui bastante potencial e irá abrir muitas portas com esse lançamento muito bem vindo, mas deve buscar novos caminhos em busca da inovação e da personalidade. Recomendado para os fãs de Within Temptation e After Forever.
TRACK LIST:
1. Broken Icons
2. Edge of Insanity
3. Wrong Reflection
4. Falling in Sin
5. Ticking Time Bomb
6. Stranger Me
7. The Seventh Cage
8. Evergreen
9. Start From Scratch
10. My So Called Friend
11. No Warning Signs
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
Gabriela Abud anuncia saída da banda Nervosa
Por que o Metallica demorou tanto tempo para gravar um clipe, segundo Lars Ulrich
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
Nergal recebe box do Sepultura de Jairo Guedz e fica admirado com seu conteúdo
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
Regis Tadeu comenta morte do lendário guitarrista Phil Campbell
A música épica que tem uma das melhores melodias do Dream Theater, segundo o Loudwire
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
A educada resposta dos Mamonas após Rita Lee dizer duras abobrinhas sobre a banda
O artista lendário que é anônimo demais para o Hall da Fama do Rock, segundo Eric Clapton
Baterista lembra constrangimento de indução ao Rock and Roll Hall of Fame com o Yes

"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



