Gloria: Descrição faixa a faixa do trabalho de 2009
Resenha - Gloria - Gloria
Por Eduardo Willy
Postado em 10 de abril de 2011
Os paulistas do Gloria se preparam para lançar o seu 4º álbum de estúdio, ainda sem nome. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2011, mas em seus shows, a banda já toca algumas das novas composições, como por exemplo, a música "Renascido".
Mas enquanto esse álbum não sai, vamos falar do trabalho mais recente dos caras, o homônimo lançado em 2009. O primeiro álbum da banda depois de ter assinado com uma grande gravadora.
Vejamos a descrição faixa a faixa:
01 - Anemia (2’42") – Tem uma pegada metalcore, inclusive lembra muito a banda All That Remains. Essa é a segunda versão da música, a primeira ficou disponível para download em 2007 na página do Gloria no site da Trama Virtual, não pertencendo a nenhum álbum. A principal diferença das duas versões é a qualidade do áudio, a do álbum é muito superior. Possui videoclipe.
02 - Minha Paz (4’09") – Primeira música de trabalho do álbum. Essa também foi lançada anteriormente, em 2007, mas há uma diferença perceptível entre as duas versões, fora o áudio superior da versão do álbum. Essa segunda versão de "Minha Paz" tem arranjos diferentes, já na introdução nota-se a diferença, também é cantada mais devagar, mais light, tanto que se pegarmos as duas versões e executarmos juntas, sincronizando o primeiro verso "Tente me olhar...", a versão do álbum logo ficará atrasada em relação a versão de 2007. A música não chega a ser uma baladinha, mas também não entra no time das pesadas. Uma terceira versão foi feita de "Minha Paz" exclusiva para execução nas rádios, totalmente sem berros, força a amizade, sem dúvida a pior das versões. Possui videoclipe.
03 - Tudo Outra Vez (3’48") – Boa música, com uma pegada mais pop rock. Um solo simples, mas já é uma amostra de que nesse álbum os guitarristas teriam mais liberdade. Foi a terceira música de trabalho e possui videoclipe (dirigido pelo Gee Rocha do Nx Zero).
04 - Asas Fracas (2’45") – Regravação de um clássico não só da banda, mas um clássico da cena underground também. A versão original está no segundo álbum do Gloria, o "Nueva" de 2006. Em "Anemia" e "Minha Paz" de 2007, a formação do Gloria era a mesma de hoje, já a formação de 2006 era bem diferente da atual. Na versão original, o vocal é divido entre Gee Rocha (atualmente no NX Zero) e Mi. Na versão de 2009, Gee é substituído por Elliot e há muita diferença entre os dois. Bom, continua uma pegada pesada e insisto na qualidade do áudio, mas clássico é clássico e eu fico com a versão original.
05 - Agora É Minha Vez (3’01") – Mais uma para o time das "pesadas", o riff inicial lembra a introdução da música "Shogun" da banda de metalcore Trivium. E para a minha surpresa foi a segunda música de trabalho do álbum, já que a primeira foi a tão alterada "Minha Paz", imaginei que a próxima seria alguma mais light como "Tudo Outra Vez".
06 - É Só Você Lembrar (3’30") – Uma das minhas favoritas! Vocais bem divididos entre o Mi e o Elliot, os coros bem legais também. Não é pesada, mas também não é baladinha.
07 - Me Tira Daqui (4’26") – Outra bem legal, mas mais light, praticamente não tem berros. Gosto das guitarras, com direito a um solo maior. Esse álbum definitivamente deu mais liberdade aos guitarristas (Elliot e Peres).
08 – Tirar Você de Mim (2’39") – Há! Mais um solo de guitarra! E mais uma música que sustenta a minha opinião de que não há uma banda brasileira com um som parecido com o do Gloria (se você souber alguma, aceito sugestões).
09 - Inimigo do Tempo (3’12") – Essa é mais de boa também, mas o que mais gosto nela é a letra (escrita por Rodrigo Koala, do Hateen). Com o seguinte refrão: "Cada vez eu tenho menos tempo pra perder / me preocupar com tudo aquilo que não me faz bem...".
10 - Vai Pagar Caro Por Me Conhecer (3’03") – O nome já sugere algo mais agressivo, o riff pelo menos é. O que não colabora muito para o peso da música, é que o Elliot sempre parece que canta chorando. E claro, mais um solinho animal! Foi a quarta e última música de trabalho do álbum, possui videoclipe.
11 - Diferente de Você (2’58") – Com a participação do autor da letra, Koala, essa pode ser inclusa entre as pesadas do álbum.
12 - Sua Canção (3’32") – A balada do álbum! Uma das melhores baladas de rock nacional, na minha opinião. Bom, no encarte diz que a letra é de um tal de Fonseca, mas já ouvi falar que o compositor é o Rodrigo Tavares (Abril e Fresno), inclusive, há uma versão acústica da música tocada e cantanda pelo Tavares. E, diga-se de passagem, é muito chata com ele, ficou uma pegada MPB. Eu sempre achei que essa seria a terceira música de trabalho dos caras e a que irá "bombar" nas rádios. Me enganei.
13 - Quando Tudo Terminar (2’32") – Mais uma composição do Rodrigo Koala, aliás, o cara é um grande compositor. E essa também é pesadinha.
14 - No Dia Em Que Deixei Você Vencer (3’08") – Assim como começa, o álbum termina com uma música pesada. Também tem uns coros legais e a guitarra arrepiando. O piano no final ficou por conta de quem? Do Tavares!
Formação:
Mi (Voz); Elliot (Voz e Guitarra); Peres (Guitarra); Johnny (Baixo) e Fil (Bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush



Loudwire compila "10 momentos em que Eloy Casagrande foi o melhor baterista do mundo"
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


