4th Dimension: Requisitos para ser uma grande banda
Resenha - White Path To Rebirth - 4th Dimension
Por Renato Spacek
Fonte: ocaralhoa4.blogspot.com
Postado em 27 de março de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Apesar da Itália ser um dos países com maior concentração de bandas de Power Metal, temos que reconhecer que muitas dessas bandas são apenas cópias mal feitas do principal grupo italiano do estilo: RHAPSODY OF FIRE. Não vou dizer que, apesar do gênero ser o mesmo, o 4TH DIMENSION diverge totalmente do Rhapsody, pois seria mentira, tendo em vista que apesar do grupo ser fortemente influenciado pelos veteranos, tem uma identidade forte, mostrando que tem capacidade para mais vários excelentes discos como o seu debut, "The White Path To Rebirth".

O grupo formado em 2005 lançou seu debut apenas seis anos depois de sua formação, mas não podemos reclamar da demora, pois a qualidade de "The White Path To Rebirth" é imensa. Agora destacando cada músico isoladamente: o vocalista Andrea Bicego é um dos maiores destaques do disco, pois além se ter um timbre totalmente versátil e invejável de tão belo, consegue alcançar notas altas sem fazer muita força. Seu timbre pode ser descrito como uma mistura de Andre Matos com o Magnus Winterwild e Tobias Sammet. E em certos momentos o vocalista usa efeitos bastante visíveis na voz, mas nada que a piore, pelo contrário, algo que a adeque melhor ainda à música.
Grande parte do peso das músicas deve-se à cozinha da banda: a bateria é sempre forte com linhas maravilhosas, e o baixo tem uma levada diferenciada, visto que Power Metal dá pouca ênfase ao baixo. Talete arrebenta nos teclados, e um fato que me chamou atenção foi a versatilidade do tecladista, que além se solar maravilhosamente bem, não se limita a simular orquestras e temas sinfônicos pois o músico, além de tocar piano, passa pelos mais variados timbres de teclados: desde um mais eletrônico e moderno até um mais ameno, com direito a órgão, e claro, sem deixar as orquestras de lado.
A guitarra é veloz, pesada e tem um excelente timbre. Podemos também falar sobre a técnica de Michele Segafredo, que sola de uma maneira incrível, agora temos que esperar até vê-lo solando ao vivo para comprovarmos se sua técnica é de verdade ou de mentira, risos. 4TH DIMENSION está apenas começando, entretanto tem todos os requisitos necessários para ser uma grandíssima banda. Excelente!
1. The Sun in My Life 05:13
2. Consigned to the Wind 07:02
4. Sworn to the Flame 03:52
5. Everlasting 06:27
6. A New Dimension 05:33
7. Winter's Gone 05:32
8. Labyrinth of Glass 04:44
9. Angel's Call 04:53
10. Landscapes 04:52
Andrea Bicego - Vocals
Michele Segafredo - Guitar
Stefano Pinaroli - Bass
Massimiliano Forte - Drums
Talete Fusaro - Keyboards
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal
O disco que o incansável Max Cavalera mais se divertiu gravando
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A incrível música do Slipknot que Corey gostaria de nunca mais cantar, mas não consegue
Os únicos dois músicos que Humberto Gessinger poupou ao criticar geração do rock nacional
"O futebol é como uma religião", diz Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



