Opeth: Uma das bandas mais competentes ao vivo
Resenha - Live At Royal Albert Hall - Opeth
Por Thiago Pimentel
Fonte: Hangover Music
Postado em 04 de março de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em seu terceiro lançamento em DVD - o primeiro foi "Lamentations" (2005) e o segundo "The Roundhouse Tapes" (2007) - os suecos do "OPETH" aproveitaram tal ideia como forma de celebrar seus 20 anos de atividade. No caso do grupo liderado por Mikael Åkerfeldt (vocais e guitarra) o álbum escolhido foi o aclamado "Blackwater Park" (2000) - cujo lançamento, na época, completava 10 anos.
As faixas de "Blackwater Park", disponíveis no DVD1 do lançamento, foram tocadas de forma ininterrupta - respeitando rigorosamente a ordem do CD - e não houve espaço para interação com a platéia. Tal fato deve ter causado estranhamento em quem sabe como o Mikael se comporta nos shows - o cara fala pacas!
Canções como "Dirge for November" - cujos mp3 e vídeo foram liberados como prévia - e "The Funeral Portrait" foram as grandes novidades pelo fato de, normalmente, não serem executadas pela banda. Já músicas como "Bleak" e "The Drapery Falls" - as mais "queridinhas" do público, digamos assim - receberam uma ótima resposta do público.
Algumas das músicas vistas em outros DVDs aqui ganharam uma versão mais sólida. Foi o caso de "The Lepper Affinity", cujo solo de piano em seu encerramento foi incluso, e "Harvest". Esta última com uma performance vocal (limpo) superior a vista em "Lamentations". Completa o primeiro DVD uma entrevista, cujas perguntas foram feitas por fãs, com Mikael.
Quanto à performance individual dos membros não há muito o que comentar: o "Opeth" é uma das melhores bandas "ao vivo" da atualidade. A música da banda é complexa, mas mesmo assim o nível é mantido sempre. Esse DVD também apresenta o guitarrista Fredrik Åkesson - que não havia participado de nenhum outro vídeo do grupo -, que revela-se um grande guitarrista ao vivo e, inclusive, tecnicamente superior ao seu antecessor (Peter Lindgren).
Deixo uma observação a respeito da vocalização gutural de Mikael: aqui ela encontra-se menos "intensa" - mas bem longe de ruim - em relação aos outros DVDs do grupo. As principais afetadas foram as músicas iniciais do concerto. Em contrapartida seus vocais limpos estão no seu ápice.
Quem nunca viu a performance da banda com certeza deverá se assustar com a facilidade que Åkerfeldt transita entre o canto extremamente limpo e o gutural agressivo. Tal dualidade é um dos maiores diferenciais do som do "OPETH". Isso em todos aspectos, não apenas no canto.
O segundo DVD trata-se de uma espécie de retrospectiva da história do grupo. Explicando: a banda executa uma canção de cada disco, respeitando a ordem de lançamento, e Mikael adiciona comentários sobre a época em questão. Inclusive aproveitando-se disso para apresentar os membros. Petardos como "Forest of October" - que versão! - e "The Moor" - incrível como essa complexa canção, cheia de variações e linhas de guitarra foi executada ao vivo - são os destaques desse DVD. Mais a frente a banda ataca com a agressiva "Wreath", destaco Martin Axenrot (bateria) - o cara destruiu tudo aqui - e a bela "Hope Leaves" - que foi incrementada com um ótimo solo de Frederick Åkesson em seu fim.
Além desse grande chamariz (a execução de "Blackwater Park") a casa de show escolhida também chama atenção: o lendário "Albert Hall" já foi palco de inúmeros shows e peças teatrais na Inglaterra. Monstros do rock n' roll como "DEEP PURPLE" - veja a homenagem com a capa -, "CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL" e "CAMEL" já registraram apresentações na histórica casa londrina. Mas quem ia imaginar que um grupo de prog death metal (ou seja lá como você queira rotular a banda) iria tocar em um local desses? Indagação esta, inclusive, comentanda por Mikael ao longo da apresentação.
Dos discos mais recentes - "Ghost Reveries" (2005) e "Watershed (2008)" - as representantes foram: "Reverie/Harlequin Forest" e "The Lotus Eater" respectivamente. A primeira, na minha opinião, trata-se de uma das melhores composições da banda e não costumava ser tocada ao vivo na turnê de seu álbum de origem. É uma canção bem melódica e progressiva - aqui os teclados são essencias para criar camadas sonoras - e seu outro (finalização) é espetacular. Já a segunda, iniciada com uma melodia cantada, mescla muito bem as origens pesadas e progressivas da banda - vide a parte instrumental no meio da música. O curioso foi a demora para arrumarem a guitarra de Frederick, fato este que fez a canção alongar-se um pouco.
Completam o segundo DVD uma espécie de documentário com a banda cujo foco seria a gravação deste show. O vídeo extra mostra como foi a preparação da casa, como os membros se portaram, etc. Interessante no contexto da obra.
Enfim, "In Live Concert At The Royal Albert Hall" firma o "OPETH" como uma das bandas mais competentes ao vivo e uma das mais relevantes do estilo na atualidade. São dois "sets" perfeitos, leve em consideração que só uma música "padrão" da banda (com uns 10min. e cheia de variações) já seria um enorme desafio pra uma banda de rock/heavy normal. Claro que a já comentada energia no vocal assusta - por menor que seja -, porque os caras são os mais próximos de perfeitos que pode-se exigir de uma banda ao vivo.
O "Blackwater Park" pode ser não ser o seu álbum favorito do "OPETH" - e não é o meu -, mas é um divisor de águas na carreira da banda. Fato. Parabéns a banda que conseguiu realizar - mais um - lançamento especial e diferenciado para seus fãs.
Formação:
Mikael Åkerfeldt - vocais e guitarra
Fredrik Åkesson - guitarra
Martín Méndez - baixo
Martin Axenrot - bateria
Per Wiberg - teclado
Setlist:
1. The Leper Affinity 11:01
2. Bleak 09:41
3. Harvest 07:02
4. The Drapery Falls 10:31
5. Dirge For November 08:55
6. The Funeral Portrait 08:58
7. Patterns in the Ivy 02:30
8. Blackwater Park 12:40
----------------------------------
9. Forest of October 18:01
10. Advent 16:01
11. April Ethereal 10:51
12. The Moor 12:34
13. Wreath 13:40
14. Hope Leaves 07:12
15. Harlequin Forest 14:01
16. The Lotus Eater 11:59
Tempo total: 02:55:37
Matéria original com fotos e detalhes extras:
http://hangover-music.blogspot.com/2011/02/resenha-dvd-opeth-opeth-in-live-at.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.



Opeth anuncia show no icônico Anfiteatro da Pompeia para 2026
Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


