Magnum: Um dos grandes nomes do Hard Rock Progressivo
Resenha - Visitation - Magnum
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 15 de fevereiro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ainda que não seja muito conhecido das massas tupiniquins, o Magnum é considerado como um dos grandes nomes do Hard Rock Progressivo, e geralmente também é associado ao AOR. Tendo iniciado sua carreira na primeira metade dos anos 70, em Birmingham (Inglaterra), foi na década seguinte que o Magnum se deparou com o sucesso comercial, graças a discos como "Chase The Dragon" (82), "On A Storyteller´s Night" (85) e "Vigilante" (86).

Apesar de uma pausa em sua carreira, o Magnum retornou em 2002 e desde então vem lançando bons discos. É perfeitamente compreensível que muitos músicos tenham entrado e saído desde o início de sua trajetória, mas seu núcleo continua forte com os fundadores Bob Catley (voz) e Tony Clarkin (guitarra), que agora estão lançando "The Visitation". O álbum é o 16º de estúdio que mostra que, após quase quatro décadas, sua música continua relevante, altamente melódica e sem se desviar de sua proposta.
O som muda um pouco a cada música, mas nunca se afasta do quadro geral. Ainda que tudo seja de fácil assimilação, os ingleses continuam a inserir pelo repertório composições voltadas ao progressivo, tão bem representada pela própria faixa-título, que começa de forma 'comum', para ir evoluindo em algo bem maior e sofisticado.
A audição revela os mais variados sentimentos, indo do alto-astral a uma saudável melancolia, mas o grande destaque recai sobre a grandiosa abertura "Black Skies"; e, ainda que seja desnecessário mencionar o carisma de Mr. Catley, é em "Doors To Nowhere", "Spin Like A Wheel" e "The Last Frontier" (essa tem até uma orquestra para aumentar toda a pompa) que o vocalista revela um desempenho muito apaixonado com seu timbre inconfundível.
"The Visitation" é cheio de vida e com consistência de sobra para atrair, até mesmo, as atenções da nova geração que aprecia as bandas emergentes, voltadas ao AOR (mas digamos que o Magnum consegue injetar um pouco mais de massa encefálica na coisa toda). Quanto aos velhos fãs, estes não terão do que reclamar do inspirado veterano, principalmente se adquirirem a versão que traz um DVD cheio de regalos e uma capa diferente da exibida nesta resenha.
Contato:
http://www.myspace.com/magnumuk
http://www.magnumonline.co.uk
Formação:
Bob Catley - voz
Tony Clarkin - guitarra
Al Barrow - baixo
Mark Stanway - teclados
Jimmy Copley - bateria
Magnum - The Visitation
(2010 - SPV/Steamhammer Records - importado)
01. Black Skies
02. Doors To Nowhere
03. The Visitation
04. Wild Angels
05. Spin Like A Wheel
06. The Last Frontier
07. Freedom Day
08. Mother Nature's Final Dance
09. Midnight Kings
10. Tonight's The Night
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
A lendária banda de rock progressivo que quase anunciou Jimi Hendrix como guitarrista
James Hetfield relembra o momento em que teve que decidir entre o metal e o futebol
Freedom of Expression: o tema do Globo Repórter
A ríspida mensagem que Scott Ian enviou a Kerry King quando soube da volta do Slayer


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



