Kamelot: edição de "Ghost Opera" temperada com atrativos
Resenha - Ghost Opera: The Second Coming - Kamelot
Por Ricardo Seelig
Postado em 25 de junho de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Confesso que quando escutei o então novo álbum do Kamelot, "Ghost Opera", em 2007, fiquei um pouco decepcionado. A razão era bem simples: o disco era o sucessor do fenomenal "The Black Halo", de 2005, para mim um dos melhores trabalhos de heavy metal gravados nos anos 2000.
Pois bem. Como diz aquele velho ditado, nada como dar tempo ao tempo. Voltei a escutar o CD em sua nova versão, batizada como "Ghost Opera: The Second Coming", e revi meus conceitos. Agora que a sombra de "The Black Halo" já não está tão presente, fica claro o quanto "Ghost Opera" é consistente e, acima de tudo, possui grandes músicas.
A identidade sonora encontrada pelo Kamelot desde que o vocalista norueguês Roy Khan, ex-Conception, entrou na banda, prima pelo bom gosto. Linhas vocais repletas de emoção, melodias cativantes, guitarras extremamente técnicas e criativas, refrões marcantes e uma cozinha sólida e ousada tornam as composições ainda mais fortes, e mostram que o Kamelot caminha a passos largos para o primeiro escalão do heavy metal mundial. Como informação adicional, vale citar que o tecladista Oliver Palotai fez a sua estreia nesse disco e integrou-se perfeitamente ao grupo.
Essa nova edição de "Ghost Opera", lançada lá fora no final de 2007 e que ganha sua versão nacional agora em 2010, vem temperada com diversos atrativos que irão fazer a alegria dos fãs. Pra começar, a arte da capa é outra, e, ainda que explore o mesmo conceito da anterior, o faz sob um ponto de vista diferente.
Mas é no recheio que estão os principais motivos para os fãs adquirirem "Ghost Opera: The Second Coming". O álbum é duplo, e o segundo disco traz nada mais nada menos que dez faixas gravadas ao vivo em Belgrado, na Sérvia, durante a tour que promoveu "Ghost Opera", em 2007, incluindo canções emblemáticas na carreira do conjunto como "When the Lights Are Down", "The Haunting" - com participação de Simone Simons, do Epica –, "Memento Mori" e "March of Mephisto". Além disso, mais quatro faixas bônus: "Seasons End", "Pendulous Fall" (que já havia saído na primeira versão do álbum lançada aqui no Brasil), "Epilogue" e um remix de "Rule the World".
Em um tempo em que pipocam edições especiais nas lojas, muitas delas praticamente iguais aos lançamentos originais, "Ghost Opera: The Second Coming" é um exemplo de como fazer um item atrativo para os fãs.
Mais um trabalho que mostra a qualidade indiscutível do Kamelot, uma das bandas mais criativas e inovadoras da música pesada atual.
Faixas:
CD 1
1.Solitaire – 1:00
2.Rule the World – 3:41
3.Ghost Opera (Feat. Amanda Sommerville) – 4:06
4.The Human Stain – 4:01
5.Blücher (Feat. Simone Simons) – 4:04
6.Love You to Death (Feat. Amanda Sommerville) – 5:13
7.Up Through the Ashes – 4:59
8.Mourning Star (Feat. Amanda Sommerville) – 4:38
9.Silence of the Darkness – 3:43
10.Anthem – 4:25
11.Edenecho – 4:13
CD 2: Live From Belgrade
1.Solitaire – 1:10
2.Ghost Opera – 4:06
3.The Human Stain – 4:15
4.Mourning Star – 4:31
5.When the Lights Are Down – 4:03
6.Abandoned – 4:16
7.The Haunting (Somewhere in Time) (Feat. Simone Simons) – 4:34
8.Memento Mori – 9:08
9.Epilogue – 2:28
10.March of Mephisto – 4:50
11.Seasons End (Bonus Studio Cut) – 3:33
12.Pendulous Fall (Bonus Studio Cut) – 3:58
13.Epilogue (Bonus Studio Cut) – 2:46
14.Rule the World (Remix) – 3:30
Outras resenhas de Ghost Opera: The Second Coming - Kamelot
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A música do Queen que Brian May pensou que era uma brincadeira
O clássico do rock com o melhor som de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Tina Turner revela o rockstar pelo qual ela "sempre teve um crush"



Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



