Skid Row: o álbum mais injustiçado da carreira da banda
Resenha - Subhuman Race - Skid Row
Por Fábio Cavalcanti
Postado em 22 de fevereiro de 2010
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quantas vezes você leu sobre álbuns "injustiçados", analisados por - pasmem - fãs da banda responsável pela bomba? Claro, é muito fácil dizer que um dos piores álbuns de uma certa banda merece ser escutado com mais atenção, e "blá, blá, blá"... Mas, e quando o álbum "ruim" em questão é claramente um dos melhores da banda, e chega a bater até algum de seus trabalhos mais clássicos? Este é o caso de "Subhuman Race", a pérola escondida do Skid Row.
Lançado no obscuro ano de 1995, uma época nada favorável aos artistas de "hair metal", o terceiro álbum de um ainda semi-novato Skid Row traz a típica sonoridade experimentada pela maioria das bandas de hard rock oitentista nos anos 90: um som mais pesado, moderno, e calcado no grunge. Se 9 em cada 10 bandas dessa "turma" falharam em tal "upgrade", o Skid Row acertou em cheio, mostrando um possível talento no ato de se adaptar a certos movimentos musicais, sem perder um pingo da sua qualidade musical - o que, obviamente, nunca pudemos conferir de fato, devido ao "hiato" nas atividades do grupo após a saída do vocalista Sebastian Bach.
O chute inicial é dado com "My Enemy", um poderoso rock cadenciado que lembra o grunge de bandas como Soundgarden e Tad, mas ao mesmo tempo remete à crueza do hard rock setentista, além de trazer aquela produção nervosa e sem frescuras que se mantém ao longo do álbum, especialmente na arrepiante "Beat Yourself Blind" e no quase doom metal "Frozen". Sim, podemos ver aqui que a festa dos anos 80 terminou, e que a agressividade se faz presente também nas novas letras do grupo, cantadas por um Bach bastante "metalhead". O instrumental também não deixa a desejar, com solos de guitarra mais "alternativos", além de uma cozinha estrondosa.
Se o papo ainda é agressividade, "Bonehead" e "Subhuman Race" trazem inesperadas misturas de thrash metal com punk e hardcore... e acredite, funcionam perfeitamente bem! Mas, como o forte do álbum é o "groove", voltemos nossas atenções a faixas sacolejantes como "Remains to be Seen", "Face Against My Soul" e as maravilhosas "Medicine Jar" e "Ironwill", todas com uma urgência e "calor" típicos de uma banda com os nervos à flor da pele... Afinal, quem disse que não pode sair nada de bom de um grupo prestes a se separar?
E pra não perder totalmente o foco comercial (típico na essência da banda, desde o seu primeiro trabalho), faixas como "Firesign" e a curiosa "Eileen" puxam uma vertente mais melódica e, talvez, menos interessante no som do Skid Row, mas estão definitivamente acima da média, e poderiam ter sido singles de sucesso. O que falar então da belíssima balada "Breakin' Down"? Bem melhor do que aquele hit xarope do final dos anos 80, que eu nem preciso citar o nome...
Tendo como único ponto negativo o insosso grunge "Into Another" (cópia mal feita de algo do Alice in Chains?), o balanço geral de "Subhuman Race" é mais do que positivo, mostrando um trabalho que não apenas é injustiçado, como também tira do pedestal o primeiro trabalho do grupo, e quase se iguala em qualidade ao maravilhoso "Slave to the Grind", de 1991. Ouça alto, muito alto!
Músicas:
1. My Enemy
2. Firesign
3. Bonehead
4. Beat Yourself Blind
5. Eileen
6. Remains to be Seen
7. Subhuman Race
8. Frozen
9. Into Another
10. Face Against My Soul
11. Medicine Jar
12. Breakin' Down
13. Ironwill
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
Marcie Free, uma das maiores vozes do AOR, morre aos 71 anos


6 bandas que são chamadas de metal farofa mas não deveriam, de acordo com a Loudwire
Sebastian Bach destrata fã que pediu um abraço
Sebastian Bach acredita que reunião do Skid Row daria muito certo
"Façam pelos fãs": Mike Portnoy pede reuniões de Pink Floyd e Skid Row
Baixista do Skid Row irlandês solta o verbo e diz que nome da banda foi roubado
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental

