Redammen: resultado intricado, singelo e explosivo
Resenha - Seed Of Svartalfheim - Redammen
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 11 de fevereiro de 2010
A trajetória do Redammen é realmente problemática. O grupo tem sua origem na capital paulista e liberou uma demo com as canções mais bombásticas que escutei nos últimos tempos, mas passou por tantos percalços que impediram que orientassem seu foco para a gravação de um primeiro álbum completo.

O Redammen surgiu das cinzas do Svartalfheim, que encerrou suas atividades na segunda metade dos anos 1990. Em 2003 liberam uma primeira demo que foi batizada simplesmente com o nome da extinta banda, "Svartalfheim". O Heavy Metal é de primeira linha e a repercussão foi tal que receberam um convite da Megahard Records para a estréia em disco, mas as dificuldades em estabilizar sua formação inviabilizaram que a idéia se concretizasse.
Ainda que a demo contasse com músicos como Nando Lima (que teve o Svartalfheim como sua primeira banda e depois passou pelo Massacration) e Leandro Caçoilo (que aceitou o projeto antes mesmo de ingressar no Eterna e Sacred Sinner), o fato é que posteriormente coube ao guitarrista Alden Nobre continuar com a banda, começando praticamente do zero.
Assim sendo, vários músicos passaram pelo Redammen ao longo dos anos, e agora chegou a vez de "The Seed Of Svartalfheim", que nada mais é do que a regravação da primeira demo com outros músicos. São apenas três canções – e que canções! – com maior qualidade de áudio do que foi apresentado no passado e que mesclam vários gêneros musicais, mas mantendo a essência do Heavy Metal.
Há de tudo por aqui. Arranjos sinfônicos, vocalizações limpas, agressivas e operísticas, tudo embalado por muito Heavy Metal que trilha por gêneros como Power, Speed, Tradicional e Progressivo. O resultado é intricado, singelo e explosivo, cheio de tantos contrastes que apenas comprova que o grupo já passou há tempos da fase das demos.
Após a gravação de "The Seed Of Svartalfheim" logo houve troca no posto da guitarra, e agora o Redammen procura definir uma tecladista/vocalista (soprano ou mezzo) com formação erudita e popular, além de investir no nome da banda. O próximo passo, naturalmente, é partir para a gravação de seu primeiro disco, que será conceitual e seguirá com toda a pompa desta excelente demo.
Formação:
Rod Starscream - voz
Alden Nobre - guitarra
Frank Crestana - guitarra
Pedro Sant'Anna - baixo
Nando Lima - bateria
Redammen – The Seed Of Svartalfheim
(2009 / CD-Demo independente – nacional)
01. Intruders
02. Wings Of Immortality To The New Dynasty
03. Lost Wind (The Seed Of Svartalfheim)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Líder do Metal Church conta como a nova formação da banda foi montada
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Os 10 melhores álbuns do black metal, segundo o RYM
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
A única música do Iron Maiden que todos integrantes escreveram juntos
A reveladora última entrevista de Chester Bennington, do Linkin Park, antes de sua morte
O álbum punk favorito de Joey Ramone, o disco que ele levaria para uma ilha deserta

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



