Redammen: resultado intricado, singelo e explosivo

Resenha - Seed Of Svartalfheim - Redammen

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  


A trajetória do Redammen é realmente problemática. O grupo tem sua origem na capital paulista e liberou uma demo com as canções mais bombásticas que escutei nos últimos tempos, mas passou por tantos percalços que impediram que orientassem seu foco para a gravação de um primeiro álbum completo.

O Redammen surgiu das cinzas do Svartalfheim, que encerrou suas atividades na segunda metade dos anos 1990. Em 2003 liberam uma primeira demo que foi batizada simplesmente com o nome da extinta banda, "Svartalfheim". O Heavy Metal é de primeira linha e a repercussão foi tal que receberam um convite da Megahard Records para a estréia em disco, mas as dificuldades em estabilizar sua formação inviabilizaram que a idéia se concretizasse.

publicidade

Ainda que a demo contasse com músicos como Nando Lima (que teve o Svartalfheim como sua primeira banda e depois passou pelo Massacration) e Leandro Caçoilo (que aceitou o projeto antes mesmo de ingressar no Eterna e Sacred Sinner), o fato é que posteriormente coube ao guitarrista Alden Nobre continuar com a banda, começando praticamente do zero.

publicidade

Assim sendo, vários músicos passaram pelo Redammen ao longo dos anos, e agora chegou a vez de "The Seed Of Svartalfheim", que nada mais é do que a regravação da primeira demo com outros músicos. São apenas três canções – e que canções! – com maior qualidade de áudio do que foi apresentado no passado e que mesclam vários gêneros musicais, mas mantendo a essência do Heavy Metal.

publicidade

Há de tudo por aqui. Arranjos sinfônicos, vocalizações limpas, agressivas e operísticas, tudo embalado por muito Heavy Metal que trilha por gêneros como Power, Speed, Tradicional e Progressivo. O resultado é intricado, singelo e explosivo, cheio de tantos contrastes que apenas comprova que o grupo já passou há tempos da fase das demos.

Após a gravação de "The Seed Of Svartalfheim" logo houve troca no posto da guitarra, e agora o Redammen procura definir uma tecladista/vocalista (soprano ou mezzo) com formação erudita e popular, além de investir no nome da banda. O próximo passo, naturalmente, é partir para a gravação de seu primeiro disco, que será conceitual e seguirá com toda a pompa desta excelente demo.

publicidade

Formação:
Rod Starscream - voz
Alden Nobre - guitarra
Frank Crestana - guitarra
Pedro Sant'Anna - baixo
Nando Lima - bateria

Redammen – The Seed Of Svartalfheim
(2009 / CD-Demo independente – nacional)

01. Intruders
02. Wings Of Immortality To The New Dynasty
03. Lost Wind (The Seed Of Svartalfheim)




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Axl Rose: a primeira ficha policial aos 18 anosAxl Rose
A primeira ficha policial aos 18 anos

Ódio musical: os artistas mais detestados em lista da SpinnerÓdio musical
Os artistas mais detestados em lista da Spinner


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin