Steely Heaven: trabalhando duro para mostrar seu potencial

Resenha - Far Beyond Heaven... Right Before Hell - Steely Heaven

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 7

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Na ativa desde a segunda metade da década de 1990, o carioca Steely Heaven tem como fundadores os irmãos Robb St (guitarra e teclados) e Marcelo Santos (bateria) e, entre mudanças de formação e compromissos com suas vidas particulares, somente em 2003 lançaram seu primeiro registro, um EP chamado "... And The Tale Begins”, com boa repercussão no Brasil, EUA e Europa, e que também possibilitou que ganhassem dois festivais de Heavy Metal em sua cidade.
5000 acessosJoe Satriani: por que ele não entrou no Deep Purple?5000 acessosNotas altas: as dez mais impressionantes do Heavy Metal

O tempo passou e somente agora o Steely Heaven chega ao primeiro disco completo. O Heavy Metal aqui apresentado é bastante convencional, dono de ótimas melodias e com alguns tímidos e bem vindos avanços pelo lado mais progressivo em algumas ocasiões. É inegável que o produto final remeta a muitos dos gigantes da velha geração como Iron Maiden, Helloween ou Savatage, mas é uma tarefa ingrata inovar em um gênero que tem como maior atrativo seu tradicionalismo, não é mesmo?

Assim sendo, sem reinventar absolutamente nada, o repertório convence pela estabilidade com que o Steely Heaven o estruturou. Todo o álbum merece uma cuidadosa atenção, mas os destaques ficam mesmo por conta de “Battle Of Angels” (esses teclados ficaram ótimos!), “R.I.P.” e a longa “Holy Light (The Final Battle)”, além da curiosa “M.W.N.D.”, que se distingue por sua divertida espontaneidade encerrando a audição.

Como é recorrente em se tratando de trabalhos independentes, a escolha dos timbres e a gravação realmente não são exemplos de perfeição, mas “Far Beyond Heaven... Right Before Hell” reflete uma banda trabalhando duro para mostrar seu potencial através de um orçamento apertado. E, olhando pelo lado positivo, bate uma curiosidade em saber como tudo soaria se a banda trabalhasse em condições ideais...

Contato:
http://www.steelyheaven.com.br
http://www.myspace.com/steelyheaven

Formação:
Bernardo Lepore - voz
Robb St - guitarra e teclado
Vin Maia - guitarra
Luiz F. Pagotto - baixo
Marcelo Santos - bateria

Steely Heaven - Far Beyond Heaven... Right Before Hell
(2009 / independente – nacional)

01. Lexicon (intro)
02. Battle Of Angels
03. Last Cry
04. Dark Fate
05. Arising Freedom
06. R.I.P.
07. Face The Fear (Turn to Fray)
08. Flying With An Angel
09. Holy Light (The Final Battle)
10. M.W.N.D.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Steely Heaven"

Joe SatrianiJoe Satriani
Porque o guitarrista não aceitou a vaga no Deep Purple?

Heavy MetalHeavy Metal
As vozes mais impressionantes segundo a Loudwire

MegadethMegadeth
"Aos 15 entrei na magia e conheci o lado negro!"

5000 acessosOzzy Osbourne: comendo oferenda de macumba no Rock in Rio5000 acessosHetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no Metallica5000 acessosAndre Matos: "Não estava preparado para cantar no Maiden!"5000 acessosUltraje a Rigor: Roger diz que foi tratado como lixo pela equipe dos Stones5000 acessosAnimais e rockstars: você consegue identificar quem é quem?3834 acessosÁlbuns Homônimos: algumas pérolas que levam o mesmo nome da banda

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online