Uprise: um cruzado de direita da República Checa
Resenha - Uprise - Uprise
Por Fernão Silveira
Postado em 16 de abril de 2009
A República Checa, considerada uma das mecas da cerveja no Ocidente, também tem rock pesado do bom para oferecer ao mundo. Para os fãs do grind core mais sujo e agressivo, a boa notícia que vem de Praga é o UPRISE, que bate forte em seu pesado e curto CD homônimo de estréia.

O UPRISE – nome escolhido por fãs a partir de uma eleição feita no webzine www.marastjakycp.com - nasceu no final de 2005, fundado pelo guitarrista Honza (EXHALE e BIZARRE EMBALMING) e pelo baterista Jurgen (INTERVALLE BIZARRE e ALIENATION MENTAL) com o objetivo de fazer um som na linha de grupos como NAPALM DEATH e TERRORIZER. A horda ficou completa com a chegada do baixista Milan (ALIENATION MENTAL e AHUMADO GRANUJO) e do vocalista Putti (FSFI e CONTRASTIC), que gasta a garganta ao longo das oito faixas do trabalho de debute.
O que se ouve em "Uprise" é um grind core dos mais repulsivos, com muita influência de death e doom metal. E apesar de o compacto ter surgido de uma gravação-relâmpago – realizada durante um final de semana em maio de 2006, nos estúdios da gravadora Shandy em Praga -, a qualidade do material final é digna de nota. A mixagem de instrumentos e voz é das mais profissionais, o que só enfatiza a velocidade de Jurgen nos tambores e a resistência do gogó de Putti.
O massacre começa com "Super Way How to Pass Away", que antecipa bem a "desgraceira" que virá ao longo do compacto – tempo total: 15m10s. Faixas como "Edition of Vomits", "Clash of the Genders" e "Burglar of Season" conquistam facilmente os ouvidos dos bangers mais adeptos ao grind core. Para terminar, o UPRISE oferece o cover de "United Forces", do S.O.D., em grande releitura.
Fãs de grind core: não deixem de visitar a página dos caras no MySpace para conferir as faixas de "Uprise" e conhecer outras músicas despejadas pelos caras. Uma dica: o som fica ainda melhor se for ouvido com uma caneca da autêntica Budweiser Budvar na mão.
"Uprise" – UPRISE
1 – Super Way How to Pass Away
2 – Marches of Waste
3 – Edition of Vomits
4 – Clash of the Gendres
5 – Display of the Poorness
6 – Burglar of Season
7 – Severence of the Soul
8 – United Forces (S.O.D. cover)
Gravadora: Shindy Productions (importado)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
O guitarrista que Angus Young considera o mais superestimado do rock
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
As últimas músicas tocadas por 15 bandas de rock e metal que não fazem mais shows
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
A opinião de Robert Plant sobre o rei Elvis Presley
O comportamento em comum de James Hetfield e Bruce Dickinson que irrita alguns fãs
Fotos de Infância: Marilyn Manson

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



