10 músicas dos Beatles das quais Paul McCartney não gostava
Por André Garcia
Postado em 05 de julho de 2022
Diz o dito popular que tudo que é bom dura pouco, o que certamente se aplica aos Beatles. Afinal de contas, apenas seis anos separam o lançamento de seu primeiro álbum e o do último que gravou. Prolífico, o quarteto mais famoso de Liverpool lançou 12 álbuns e 63 singles, totalizando 213 músicas, sendo 188 delas composições originais.
No entanto, como diz outro dito popular, ninguém é perfeito — nem mesmo os Beatles. Portanto, dessas 188 canções, nem todas chegam ao nível de "Hey Jude" e "Lucy in the Sky With Diamonds", e algumas (poucas) delas chegam a ser dispensáveis.
E até mesmo Paul McCartney concorda com isso, conforme publicado pela Far Out Magazine, que listou 10 músicas de que o baixista não gostava.
She Said, She Said
Revolution 9
Yer Blues
Across the Universe
Little Child
Hold Me Tight
I’m Just Happy To Dance With You
Every Little ThingWhat You’re Doing
Tell Me What You See
She Said, She Said
Para Barry Miles no livro Many Years From Now Paul recordou: "John já trouxe ela praticamente pronta. Não tenho certeza, mas acho que é uma das poucas faixas dos Beatles em que eu não toco nada. Eu acho que nós brigamos ou algo assim, e eu disse 'Ah, vão se f*der!', e eles disseram "Bem, nós vamos gravar ela.' Eu acho que George tocou o baixo."
Revolution 9
Além do fato de a música não ser lá muito agradável, acredita-se que McCartney tenha desgostado ainda mais por conta da interferência de Yoko. "Yoko estava lá o tempo todo", contou John Lennon. "E ela que decidia quais loops usar. Aquilo foi de alguma forma influência dela, eu suponho."
Yer Blues
Segundo conta Ian McDonald no livro Revolution in the Head, Paul McCartney tocou "de má vontade" nessa música.
Across the Universe
Ainda no livro Revolution in the Head, Ian McDonald contou que além de "Yer Blues", o baixista também tocou "de má vontade" em "Across the Universe".
Little Child
Paul esnobou essa música dizendo que ela foi "apenas trabalho".
Hold Me Tight
McCartney disse "não lembro muito daquela. Certas músicas eram apenas trabalho, então você não tem muitas recordações delas". Em outra ocasião, ele a definiu como "uma tentativa frustrada de single".
I’m Just Happy To Dance With You
Paul McCartney a definiu dizendo que ela foi uma "música formulaica".
Every Little Thing
"Assim como a maior parte das coisas que eu fazia, foi uma tentativa de próximo single", confessou o baixista, "mas acabou se saindo mais uma encheção de linguiça do que um grande e poderoso single. Ela não tinha o que era necessário."
What You’re Doing
Segundo Paul: "Foi meio que encheção de linguiça. Eu acho que ela era um pouco mais minha do que de John. Às vezes você começa uma música na esperança de que o melhor vá chegar na hora do refrão, mas às vezes não sai daquilo, e eu suspeito que seja o caso dessa. Talvez seja melhor como gravação do que como música; algumas delas são. Às vezes uma boa gravação melhora a música."
Tell Me What You See
McCartney certa vez a descreveu como sendo "não lá muito memorável".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps