Ossiação: precursores do Rock'n'Roll de Juiz de Fora

Resenha - Ossiação - Ossiação

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

7


Na ativa desde 1986, o Ossiação é um dos precursores do Rock´n´Roll de Juiz de Fora (MG) e, mesmo tendo marcado presença com algumas de suas composições em coletâneas ao longo destes anos, somente agora está estreando em disco, homônimo, gravado entre julho de 2006 e outubro de 2007.

Led Zeppelin: a origem do anjo símbolo da banda

Hall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and Roll

E pelo visto os mineiros estão felizes (é claro!!!) com o álbum, que acabou se tornando uma espécie de troféu conquistado depois de tanto esforço. E esse fato é confirmado pelo encarte de "Ossiação" apresentar algumas fotos que resgatam a banda desde o comecinho de suas atividades até os dias de hoje, e que até mesmo sintetizam seu direcionamento musical: Rock‘n’Roll simples, direto e eficaz.

Suas 10 canções ecoam como algo do que era feito na década de 70, em especial na linha de nomes como os dinossauros do Deep Purple e AC/DC, cantadas no bom e velho português e tendo como ponto em comum os típicos conflitos existênciais do dia a dia. Dono de muita descontração, "Ossiação" apresenta canções bem sacadas como a abertura "Ninguém é limpo", que pende para o lado mais acessível da coisa, mas passando tão longe de soar banal que se tornou uma das melhores do repertório. Também há rockaços vibrantes como "Perca lutando", "Tudo bem, já era", "Andarilho" e a longa "Falsidade", com guitarras bem encorpadas que encerram a audição com muita distorção.

Um bom disco. Bastante conservador no que concerne em explorar novos territórios, mas que mostra um pouco da clandestinidade da cena mineira. E, apenas para saciar alguma eventual curiosidade sobre o nome Ossiação: o termo vem da gíria popular e significa ‘osso de dificuldade’ e ‘ação de fazer alguma coisa’.

Contato:
http://www.myspace.com/ossiacao
[email protected]

Ossiação – Ossiação
(2008 / independente - nacional)

01. Ninguém é limpo
02. Passei dos vinte
03. Chamei
04. O velho ancião
05. Tudo bem, já era
06. Perca lutando
07. Flores e espinho (only my love)
08. Andarilho
09. Dá um tempo pra mim
10. Falsidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Led Zeppelin: a origem do anjo símbolo da bandaLed Zeppelin
A origem do anjo símbolo da banda

Hall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and RollHall Of Fame
500 Músicas Que Marcaram o Rock and Roll


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin