Flashover: Metal "superior" lá do Planalto Central
Resenha - Superior - Flashover
Por Fernão Silveira
Postado em 02 de novembro de 2008
Brasília é conhecida nacionalmente por sua cena roqueira, que simplesmente dominou o País a partir dos anos 80. E a boa notícia é que a safra da Capital Federal segue nos proporcionando bons nomes, inclusive no metal pesado. Este é o estilo que os batalhadores do FLASHOVER abraçam há mais de uma década, para orgulho da cidade-satélite de Taguatinga.

O novo trabalho do quarteto, formado por Itazil Júnior (vocal/guitarra), Daniel Lima (vocal/baixo), Fernando Cézar (guitarra) e Rafael "Piu-Piu" Pereira (bateria), é "Superior", que veio ao mundo numa produção bastante caprichada – mantendo a peteca no alto após "Land of Cannibals", o primeiro álbum verdadeiramente "profissional" da banda, de 2003.
A história do FLASHOVER começou em 1997, com a vontade do então power trio em produzir um metal de qualidade, inspirado em papas como SLAYER, KREATOR, SODOM e JUDAS PRIEST. Desde então, os caras só fazem ganhar espaço na cena thrasher brasileira, com muito respeito no cenário underground e gás de sobra para "ganhar a superfície".
A reputação que Itazil e seus companheiros construíram na cena metal pode ser facilmente compreendida e constatada em "Superior". Além da produção elaborada de Nathan Brasil (RHEVENGE), que também assinou "Land of Cannibals", o novo disco traz participações mais do que especiais: Vitor Rodrigues (TORTURE SQUAD), Fernando Lima (DROWNED), Pedro (ELLFUS), Pablo (DYNAHEAD), Carlos (NARCOZE/ BLAZING DOG), Robson (ABHORRENT) e Germano (TUMULTO) dão o ar da graça ao longo dos quase 40 minutos de porradaria e só engrandecem o resultado final.
O instrumental do FLASHOVER é dos melhores, com destaque para as guitarras de Itazil e Fernando. E "Superior" mostra ao ouvinte uma banda que realmente sabe fazer metal, na fronteira entre o thrash oitentista e o mais profano dos deaths.
"Season in Hell", com sua introdução matadora, nos remonta diretamente às sensacionais obras de SLAYER e VENON (boas referências, por sinal...). É impossível ouvir "Blood of Fire" sem se lembrar de "Disciples of the Watch", hino do TESTAMENT. E o que falar de "Underground", então? Não é à toa que o FLASHOVER, ao notar a receptividade dos fãs durante os shows, já elegeu esta música como "um clássico da banda". "Flesh and Blood" também agrada logo de cara, com seu riff contagiante e sua velocidade brutal, assim como o SEPULTURA mostrou ao mundo que nossas bandas sabem fazer muito bem.
A "cereja do bolo", por assim dizer, é o cover de "Balls to the Wall", um clássico imbatível e atemporal do ACCEPT. Mas preciso dizer que seria melhor se esta bonus track fosse disponibilizada como uma nova faixa, e não como uma extensão (ou "easter egg", como gosta de chamar o KORN) da derradeira "Flesh and Blood" – "Balls..." nem é mencionada no encarte, o que também é um pecado. Então, fica o pedido deste crítico para as próximas prensagens do CD!
Na realidade, o grande bônus de "Superior" é ter a oportunidade de prestigiar a evolução e a maturidade do FLASHOVER, uma banda que definitivamente merece a moral que conquistou em nosso cenário metal.
FLASHOVER – "Superior"
1 - Superior
2 – Season in Hell
3 - Hatestorm
4 – Out of Control
5 – Blood of Fire
6 – Gods Metal War
7 – Welcome to Disaster
8 – Underground
9 – Flesh and Blood
(Bonus: Balls to the Wall)
Gravadora: DistroRock Stone Records
Site da banda: http://www.flashoverbr.com.br/
FLASHOVER no MySpace: http://myspace.com/flashoverbr
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
A canção e álbum dos Beatles que eram os favoritos de Kurt Cobain
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
O show que mudou para sempre a vida de Robb Flynn, vocalista do Machine Head
Gessinger desfaz a comparação que persegue os Engenheiros do Hawaii há 40 anos
A opinião de Vinicius de Moraes sobre megahit do Secos & Molhados que usa seu poema
A banda que inventou o heavy metal, na opinião de Ronnie James Dio
Tamanho é documento?: os Rock Stars mais altos e baixos

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



