Grand Magus: sabiamente equilibrado entre o polido e o sujo
Resenha - Iron Will - Grand Magus
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 19 de agosto de 2008
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Por mais resistência que possa haver, é incontestável que, mesmo usando e abusando dos já manjados artifícios de marketing que visam conquistar o público, são raras as bandas veteranas (nem é preciso citar nomes, certo?) que conseguem lançar um novo álbum com a vitalidade apresentada no passado. Isso é algo tão natural quanto o fato de o melhor da música anticomercial sempre ser encontrado no underground mesmo.

Com uma trajetória que começou em 1999, o Grand Magus se tornou rapidamente um conjunto cultuado nos porões europeus. Inicialmente orientado pelo Stoner Metal, o trio sueco começou a investir cada vez mais no Heavy Metal clássico, e "Iron Will", seu quarto registro, parece ser a conclusão deste ciclo.
Com muito groove, a característica freqüente por aqui é a intensidade de sentimentos que a audição transmite. O repertório é repleto de hinos e muito diversificado – o rock pesado e clássico é a raiz principal, mas obviamente o Grand Magus se agarra ao Stoner, flerta sutilmente com algo do psicodelismo e abusa das muitas melodias do saudoso NWOBHM – e, o principal, tudo é tão honesto que sua proposta que está longe, muito longe de ser enquadrada como um mero estereótipo.
Como se todos os recursos e zelo empregados na construção de riffs, solos e uma seção rítmica que surpreende pela atividade já não fossem suficientes, estes arranjos são coroados pela voz solene de Janne 'JB' Christoffersson (também faz parte do Spiritual Beggars, então nem é preciso mencionar mais nada...), que segue com uma linha que se aproxima do velho e carismático Ronnie James Dio.
E que fique claro: mesmo com todas as características do estilo, as canções do Grand Magus também não causam a impressão de serem datadas. A gravação de "Iron Will", além de estar sabiamente equilibrada entre o polido e o sujo, mostra uma vibração moderníssima. Sério candidato a um dos registros mais poderosos e apaixonantes do ano, totalmente indispensável aos que possuem apreço pelo tradicionalismo do Heavy Metal. Confira e dificilmente haverá arrependimentos!
Formação:
Janne ''JB'' Christoffersson - voz e guitarra
Fox - baixo
Sebastian - bateria
Grand Magus - Iron Will
(2008 / Candlelight Records - importado)
01. Like The Oar Strikes The Water
02. Fear Is The Key
03. Hovding
04. Iron Will
05. Silver Into Steel
06. The Shadow Knows
07. Self Deceiver
08. Beyond Good And Evil
09. I Am The North
Homepage: www.grandmagus.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
"Eu acreditei que ia rolar": o dia que Regis Tadeu comprou Jéssica Falchi no Mastodon
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Max Cavalera cortou o cabelo para ganhar cópia de clássico do Metallica
A característica que faz James Hetfield ser um bom frontman, segundo Jerry Cantrell
O melhor álbum de metal progressivo de cada ano desde 1983, segundo a Loudwire



Amon Amarth quer vocalistas do Grand Magus e Halestorm no próximo álbum
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



