Twinspirits: projeto Prog Metal de Daniele Liverani
Resenha - Music That Will Heal The World - Twinspirits
Por Rodrigo Werneck
Postado em 04 de maio de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O tecladista e guitarrista italiano Daniele Liverani é bastante conhecido pelo seu trabalho com Empty Tremor e Khymera, e pelo seu projeto Genius Rock Opera, que já lançou alguns discos com várias participações bastante especiais. Em sua mais nova empreitada, ele montou uma banda de prog metal bastante talentosa denominada Twinspirits, que lançou o disco de estréia no ano passado e está com uma agenda super-ativa.

A formação do grupo é composta por Daniele Liverani nos teclados, Søren "Nico" Adamsen nos vocais, Tommy Ermolli na guitarra, Alberto Rigoni no baixo e Dario Ciccioni na bateria. Liverani é, como já se podia esperar, responsável pela composição e produção de tudo. Apesar disso, todos os músicos têm espaço para dar o seu recado em iguais proporções. É claro que o fato de ser uma banda liderada pelo tecladista acaba por dar um destaque bem grande aos teclados, mas isso é na verdade um saudável ponto a favor da banda, agregando uma boa dose de melodia à música e a diferenciando de outros grupos do mesmo estilo (*não* é mais uma cópia de Dream Theater!).
A instrumental "Projected" abre o disco com peso e melodia em iguais proporções, emendando em "Back to Reality", onde os vocais de Adamsen soam fortes e mostram que a opção por um vocalista estrangeiro (ele é dinamarquês) com bom sotaque para cantar em inglês foi uma escolha acertada (normalmente italianos cantando em inglês possuem sotaque bem carregado). A guitarra de Ermoli lembra em algumas passagens, em especial nos solos, a de Randy Rhoads (e até mesmo Zakk Wylde). Um jovem talento (completa 20 anos este ano!), sem dúvida.
Para dar um relaxamento aos ouvidos, a bela balada "What You Want" se segue, onde uma suave melodia levada na guitarra é acompanhada pelo baixo de Rigoni. A contagiante "Take My Hand" vem a seguir, com seu refrão pegajoso e quase 8 minutos de duração. Ciccioni esmurra seu kit com toda a força, usando-se de todas as técnicas disponíveis, com ênfase nos 2 bumbos. Longas passagens instrumentais permitem que tanto Liverani quanto Ermolli brilhem alternadamente.
O peso nitidamente aumenta em "Power to Kill", um autêntico power metal movido a vocais agressivos e bumbo duplo. "Understand" mantém o clima pesado, sendo seguida por "Fire", que é o primeiro "hit single" do álbum, com direito a videoclipe e tudo mais. Um refrão "catchy", em mais uma boa performance vocal de Nico Adamsen.
"It’s Just Life" diminui novamente a cadência, sem ser uma balada, mas sim uma música pesada e arrastada, certamente uma das melhores composições do disco. Destaque para o baixo fretless de Rigoni e os vocais de Adamsen, que mostra toda a sua versatilidade e alcance. Fechando o álbum está outra longa faixa, a que dá título ao CD, "The Music That Will Heal The World", com seus mais de 12 minutos de duração. O interessante é que o Twinspirits sabe utilizar-se do tempo (a maioria das músicas é bem longa) com bom gosto, sem forçar a barra e sem cansar o ouvinte. Nada de "tecnicismos" exagerados, arranjos grandiosos despropositados, etc. Tudo se encaixa perfeitamente e a audição é bastante agradável.
Os aspectos técnicos são irrepreensíveis. A produção do disco é impecável, com todos os instrumentos perfeitamente audíveis em todos os momentos e uma grande potência sonora. A parte gráfica do CD é bem caprichada, com um belo encarte de 16 páginas muito bem produzido, incluindo várias fotos, todas as letras e créditos. O título pode soar um tanto quanto presunçoso, mas o fato é que chama a atenção e funciona como ferramenta de marketing.
Enfim, um trabalho de primeira categoria. É de se esperar que esse seja apenas o primeiro lançamento de um grupo que irá ainda dar o que falar, e que está somente esquentando suas turbinas...
Tracklist:
1. Projected
2. Back To Reality
3. What You Want
4. Take My Hand
5. Power To Kill
6. Understand
7. Fire
8. It's Just Life
9. The Music That Will Heal The World
Sites:
http://www.twinspirits.net
http://www.myspace.com/twinspiritsband
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
O fã que conheceu Ozzy Osbourne no Rock in Rio e iniciou uma amizade de 40 anos
Após quase meio século, filmagem do Black Sabbath com Dave Walker ressurge
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Dream Theater lança "Quarantième: Live à Paris", mais um registro ao vivo
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Empresário do Motörhead conta como Lemmy encarou a morte
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
David Ellefson admite que Megadeth "jogou o jogo" na fase do álbum "Risk"
A curiosa história da maior música da Legião Urbana (que não é "Faroeste Caboclo")
A reação de Ozzy após Steve Vai apontar desafinação no 1° álbum do Black Sabbath
Capas de álbuns: 30 das piores artes da história

"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



