Twinspirits: projeto Prog Metal de Daniele Liverani

Resenha - Music That Will Heal The World - Twinspirits

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rodrigo Werneck
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


O tecladista e guitarrista italiano Daniele Liverani é bastante conhecido pelo seu trabalho com Empty Tremor e Khymera, e pelo seu projeto Genius Rock Opera, que já lançou alguns discos com várias participações bastante especiais. Em sua mais nova empreitada, ele montou uma banda de prog metal bastante talentosa denominada Twinspirits, que lançou o disco de estréia no ano passado e está com uma agenda super-ativa.

Por pouco: 15 rockstars que quase partiram dessa para uma melhorSexo: como se comportam os fãs de cada vertente de Metal?

A formação do grupo é composta por Daniele Liverani nos teclados, Søren "Nico" Adamsen nos vocais, Tommy Ermolli na guitarra, Alberto Rigoni no baixo e Dario Ciccioni na bateria. Liverani é, como já se podia esperar, responsável pela composição e produção de tudo. Apesar disso, todos os músicos têm espaço para dar o seu recado em iguais proporções. É claro que o fato de ser uma banda liderada pelo tecladista acaba por dar um destaque bem grande aos teclados, mas isso é na verdade um saudável ponto a favor da banda, agregando uma boa dose de melodia à música e a diferenciando de outros grupos do mesmo estilo (*não* é mais uma cópia de Dream Theater!).

A instrumental "Projected" abre o disco com peso e melodia em iguais proporções, emendando em "Back to Reality", onde os vocais de Adamsen soam fortes e mostram que a opção por um vocalista estrangeiro (ele é dinamarquês) com bom sotaque para cantar em inglês foi uma escolha acertada (normalmente italianos cantando em inglês possuem sotaque bem carregado). A guitarra de Ermoli lembra em algumas passagens, em especial nos solos, a de Randy Rhoads (e até mesmo Zakk Wylde). Um jovem talento (completa 20 anos este ano!), sem dúvida.

Para dar um relaxamento aos ouvidos, a bela balada "What You Want" se segue, onde uma suave melodia levada na guitarra é acompanhada pelo baixo de Rigoni. A contagiante "Take My Hand" vem a seguir, com seu refrão pegajoso e quase 8 minutos de duração. Ciccioni esmurra seu kit com toda a força, usando-se de todas as técnicas disponíveis, com ênfase nos 2 bumbos. Longas passagens instrumentais permitem que tanto Liverani quanto Ermolli brilhem alternadamente.

O peso nitidamente aumenta em "Power to Kill", um autêntico power metal movido a vocais agressivos e bumbo duplo. "Understand" mantém o clima pesado, sendo seguida por "Fire", que é o primeiro "hit single" do álbum, com direito a videoclipe e tudo mais. Um refrão "catchy", em mais uma boa performance vocal de Nico Adamsen.

"It's Just Life" diminui novamente a cadência, sem ser uma balada, mas sim uma música pesada e arrastada, certamente uma das melhores composições do disco. Destaque para o baixo fretless de Rigoni e os vocais de Adamsen, que mostra toda a sua versatilidade e alcance. Fechando o álbum está outra longa faixa, a que dá título ao CD, "The Music That Will Heal The World", com seus mais de 12 minutos de duração. O interessante é que o Twinspirits sabe utilizar-se do tempo (a maioria das músicas é bem longa) com bom gosto, sem forçar a barra e sem cansar o ouvinte. Nada de "tecnicismos" exagerados, arranjos grandiosos despropositados, etc. Tudo se encaixa perfeitamente e a audição é bastante agradável.

Os aspectos técnicos são irrepreensíveis. A produção do disco é impecável, com todos os instrumentos perfeitamente audíveis em todos os momentos e uma grande potência sonora. A parte gráfica do CD é bem caprichada, com um belo encarte de 16 páginas muito bem produzido, incluindo várias fotos, todas as letras e créditos. O título pode soar um tanto quanto presunçoso, mas o fato é que chama a atenção e funciona como ferramenta de marketing.

Enfim, um trabalho de primeira categoria. É de se esperar que esse seja apenas o primeiro lançamento de um grupo que irá ainda dar o que falar, e que está somente esquentando suas turbinas...

Tracklist:
1. Projected
2. Back To Reality
3. What You Want
4. Take My Hand
5. Power To Kill
6. Understand
7. Fire
8. It's Just Life
9. The Music That Will Heal The World

Sites:
http://www.twinspirits.net
http://www.myspace.com/twinspiritsband




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Twinspirits"


Por pouco: 15 rockstars que quase partiram dessa para uma melhorPor pouco
15 rockstars que quase partiram dessa para uma melhor

Sexo: como se comportam os fãs de cada vertente de Metal?Sexo
Como se comportam os fãs de cada vertente de Metal?

Noisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metalNoisecreep
Os 10 clipes mais assustadores do heavy metal

Rachel Sheherazade: cantando Iron Maiden com o Ultraje A Rigor no The NoiteRachel Sheherazade
Cantando Iron Maiden com o Ultraje A Rigor no The Noite

Slash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritosSlash
Guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos

Capas de discos: agora com ícones da cultura popCapas de discos
Agora com ícones da cultura pop

Massacration: Metal Milf disponibilizada para downloadMassacration
"Metal Milf" disponibilizada para download


Sobre Rodrigo Werneck

Carioca nascido em 1969, engenheiro por formação e empresário do ramo musical por opção, sendo sócio da D'Alegria Custom Made (www.dalegria.com). Foi co-editor da extinta revista Musical Box e atualmente é co-editor do site Just About Music (JAM), além de colaborar eventualmente com as revistas Rock Brigade e Poeira Zine (Brasil), Times! (Alemanha) e InRock (Rússia), além dos sites Whiplash! e Rock Progressivo Brasil (RPB). Webmaster dos sites oficiais do Uriah Heep e Ken Hensley, o que lhe garante um bocado de trabalho sem remuneração, mais a possibilidade de receber alguns CDs por mês e a certeza de receber toneladas de e-mails por dia.

Mais matérias de Rodrigo Werneck no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336