In Flames: atingindo o mainstream sem fazer força
Resenha - A sense of Purpose - In Flames
Por Nilton Rodrigues
Fonte: zfantasma
Postado em 21 de abril de 2008
Resenhar um disco do In Flames é mais difícil que conseguir atendimento do SUS, ainda mais com uma galera que não paga imposto para gritar a plenos pulmões ao melhor estilo Pastor da Igreja Universal: "Esses aí são uns vendidos", "Viraram New Metal" ou o clássico "Os das antiga eram melhores". Mas aos trancos e barrancos o In Flames lança mais uma bolachinha que promete pôr mais lenha na fogueira: "A Sense of Purpose".
São 12 faixas e mais 3 bonus track, que vão me desculpar os malvadinhos do metal, são pura inspiração! Seguindo a linha do anterior "Come Clarity", "ASOP" continua levando o In Flames para cada vez mais longe dos guetos de Gotemburgo, atingindo o mainstream sem fazer força. Bueno, mas viemos aqui pra falar de música ou para conversar?
Caro leitor, a faixa de abertura "The Mirror's Truth" segue a linha das famigeradas "músicas de trabalho", o que não significa ser a melhor do CD. Refrão grudento, variações legais e um clipe estiloso que já garante o disco de Ouro (pelo menos na minúscula Suécia). Faixas mais experimentais como a pinkfloydiana "The Chosen Pessimist" podem fazer os fãs mais radicais terem o ataque fulminante de vez, pois Anders canta quase toda a música com voz limpa, parecendo em diversos momentos Bono Vox(!).
Vale ressaltar a faixa "Alias", que contém o refrão mais grudento do disco, característica essa que não se repete em abundância como nos discos anteriores. "ASOP" possui dificil digestão, confesso que nas primeiras vezes que escutei não gostei, mas as nuances das melodias, as pontes para os refrões são de um cuidado e capricho melódico que só fazem o CD ser mais simpático a cada audição.
Jesper Stromblad é um riffman, impressionante como esse cara consegue imprimir tamanha personalidade e inspiração em cada nota, com certeza é um dos guitarristas mais criativos da cena. Sobre a banda, não precisa se comentar mais nada, a escola underground e os muitos shows mostram porque o In Flames é uma das bandas mais entrosadas do planeta (bandas iniciantes, estrada é tudo).
Ok, até agora falamos de som e de certa maneira gosto pessoal (ou ainda vocês acreditam na neutralidade dos críticos?). Agora, se quiserem falar "mas o In Flames é New Metal", ou outros papinhos "True Metal véio", aconselho a abrirem a cabeça musicalmente, pois a bitolação é um veneno para a evolução.
Outras resenhas de A sense of Purpose - In Flames
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
Quem é o homem carregando o feixe de galhos que está na capa do "Led Zeppelin IV"
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Tobias Forge revela estar gravando fora do Ghost
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
A banda que esbanja confiança técnica e criativa fora do comum, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine não descarta gravar álbuns solo após o fim do Megadeth
Nicholas Barker luta contra falência renal e aguarda transplante este ano
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
Para Matt Sorum, Velvet Revolver poderia ter sido tão grande quanto o Guns N' Roses
A música do Dream Theater que foi diretamente influenciada por Zakk Wylde
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
A música onde David Gilmour fala sobre a treta dele com Roger Waters
James Hetfield: com Di'Anno e sem Dickinson, os 20 maiores vocalistas na opinião dele
A banda brasileira que, para Renato Russo, era o "sopro de vida" dos anos 90



Mikael Stanne relaciona a existência do Dark Tranquillity e do In Flames a Tomas Lindberg
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
O ícone do metal moderno que "deu carteirada" para assistir show do Kiss com o filho
A importância do In Flames na formação musical de Matt Heafy, vocalista do Trivium
Loudwire lista álbuns de rock e metal que completam 30 anos em 2026; "Roots" fica de fora
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



