The Ordher: remetendo a nomes da velha escola
Resenha - Weaponize - Ordher
Por Ricardo Santos
Postado em 11 de fevereiro de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O The Ordher é um grupo gaúcho formado em 2005 por nomes experientes no cenário metálico nacional, como Fabiano Penna, ex-Rebaelliun e atual Andralls nas guitarras e os ex-Nephasth Fábio Lentino no baixo e vocal e Maurício Weimar nas baquetas. Além de terem grandes álbuns no currículo, dividiram o palco com nomes de peso, como o Hate Eternal, Vader, Behemoth, Deicide, Cannibal Corpse além dos conterrâneos do Krisiun. O debut lançado pela Encore Records intitulado "Weaponize" é a primeira amostra do poder de fogo desta junção de talentosos músicos.

Diferente de seus trabalhos anteriores, focalizados na faceta mais brutal e extrema do Death Metal, os músicos do The Ordher investiram em músicas mais cadenciadas, que nos remetem a nomes da velha escola como o Morbid Angel, Malevolent Creation, Grave e Vader e até Unleashed em algumas passagens, mas tudo com uma identidade bem definida, com bastante personalidade.
A competência técnica dos músicos é algo impressionante, pois, além de terem ótimas performances individuais, os mesmos produziram e mixaram o álbum, num resultado mais que satisfatório, tudo em apenas 40 horas. Os timbres dos instrumentos foram muito bem escolhidos e a mixagem privilegia todos os instrumentos, deixando-os perfeitamente audíveis.
Os vocais de Fábio são ríspidos porém compreensíveis, e as linhas de baixo tocadas por ele estão muito encorpadas. Os riffs e solos de Fabiano são matadores e cheios de feeling e a bateria de Maurício arrasa quarteirão, em alguns casos extremamente brutal, em outros, bem dosada e cadenciada, tudo com bastante violência, assim como o próprio álbum.
E esta variação faz de "Weaponize" um álbum excelente. Da faixa título, pedrada que abre o álbum até a derradeira, "Blessed Be All Wars", temos um som intricado e violento. As letras são bem escritas, abordam temas como violência e guerra, dando um tempero ainda mais catastrófico ao caos sonoro proposto do disco. Faixas como "You´ve Become My Enemy", "Rise", "Father" e a rapidíssima "Shot" são capazes de quebrar pescoços e ao vivo deverão trucidar os espectadores de um show da banda, que ainda disponibilizou em seu Myspace uma curiosa e eficiente cover da música "The Razor´s Edge", do AC/DC, que não pôde entrar no álbum por questões legais.
O The Ordher compôs um álbum de estréia matador, de excelentes composições, muito abrangentes e com uma pegada única, tudo muito pesado e brutal. Uma banda que irá angariar ótimos frutos com este debut, e poderá nos oferecer verdadeiras obras-primas, se seguirem uma lógica de qualidade crescente. Parabéns aos caras, pois o primeiro passo foi dado, e com louvor.
The Ordher – Weaponize
(Encore Records)
01. Weaponize
02. You´ve Become My Enemy
03. The Poison
04. Rise
05. Won´t Stand Behind The Line
06. These Hatred Deeds...
07. Father
08. Shot
09. Through the Walls
10. When the Storm Arrives
11. Blessed Be All Wars
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Guns N' Roses pensou em fazer temporada no The Sphere, mas desistiu
U2 confirma três shows em São Paulo para março de 2027; veja datas e preços
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Membros do Nightwish se manifestam após saída de Floor Jansen: "Vida dá e vida tira"
Tuomas Holopainen diz que se não fosse o hiato do Nightwish, "pessoas iriam morrer"
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
Fãs do Nightwish reagem à saída da vocalista Floor Jansen
Por que o Heart abandonou seu antigo som nos anos 80 e passou a vender milhões
Nightwish anuncia saída de Floor Jansen, e 2027 já tem planos dos dois lados
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Keith Richards elege o riff mais pesado do blues: "Disse tudo que tinha para ser dito"
O disco do Roberto Carlos que faria muito sucesso, de acordo com Regis Tadeu
As bandas de heavy metal que Keith Richards disse se arrepender de ter influenciado


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



