Venom: capítulo ousado da história do Black Metal
Resenha - At War With Satan - Venom
Por Ricardo Seelig
Postado em 13 de dezembro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Escrever sobre um álbum clássico é muito diferente de analisar um lançamento. O distanciamento proporcionado pelo tempo cristaliza algumas idéias pré-concebidas, derruba outras, constrói mitologias, enfim, nos entrega uma vasta história entre o lançamento original do disco (neste caso, 24 anos) e a nossa realidade atual.
"At War With Satan" foi o terceiro trabalho lançado pelo Venom. Antes dele, os ingleses haviam colocado no mercado os discos "Welcome To Hell" em 1981 e "Black Metal" em 1982. O álbum apresenta algumas diferenças em relação aos seus antecessores. Pra começar, é conceitual. Em segundo lugar, sua faixa principal, e que dá nome ao trabalho, é um épico com quase vinte minutos, repleto de mudanças de andamento, com uma sonoridade que aproximava-se do nascente Thrash Metal, explorando um caminho até então inédito para o Venom, que primava por canções mais cruas e diretas. Essa faixa se transformou em um clássico não só da carreira da banda, mas de todo o Black Metal.
Além dela, músicas como "Genocide", "Cry Wolf" e "Women, Leather And Hell" mostram o poder de fogo que Cronos, Mantas a Abaddon possuíam naquela época, e que ainda daria ao mundo mais um clássico do metal extremo, o álbum "Possessed", lançado em 1985.
A versão avaliada, lançada pela Dynamo Records no mercado brasileiro juntamente com diversos outros discos do Venom, veio com oito bonus tracks, com destaque absoluto para as clássicas "Warhead", "Lady Lust", "The Seven Gates Of Hell" e "Manitou". Além disso, o fã irá encontrar um encarte repleto de informações a respeito do álbum e da carreira do Venom, em um texto escrito pelo jornalista Malcolm Dome.
"At War With Satan" é um dos álbuns mais importantes, influentes e ousados de toda a história do Black Metal. Com ele o Venom provou que poderia trilhar caminhos mais intricados em sua música, sem perder o peso e a agressividade, suas maiores características.
Um relançamento obrigatório na coleção de quem gosta de música pesada.
Faixas:
1. At War With Satan
2. Rip Ride
3. Genocide
4. Cry Wolf
5. Stand Up (And Be Counted)
6. Women, Leather And Hell
7. Aaaaaaarrghh
Bonus Tracks:
8. At War With Satan TV Adverts
9. Warhead
10. Lady Lust
11. The Seven Gates Of Hell
12. Manitou
13. Woman
14. Dead Of Night
15. Manitou (Abbey Road uncut)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Corpos dos Mamonas Assassinas serão cremados para homenagem póstuma
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
A banda de hard rock mais antiga do Brasil que existe até hoje e já teve 200 formações
Steve Harris explica por que botou no Iron Maiden o nome de um instrumento de tortura
A música do Led Zeppelin onde Robert Plant sentiu que havia, finalmente, aprendido a cantar



Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
Abaddon foge do óbvio ao escolher seu álbum favorito do Venom
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



