Venom: capítulo ousado da história do Black Metal
Resenha - At War With Satan - Venom
Por Ricardo Seelig
Postado em 13 de dezembro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Escrever sobre um álbum clássico é muito diferente de analisar um lançamento. O distanciamento proporcionado pelo tempo cristaliza algumas idéias pré-concebidas, derruba outras, constrói mitologias, enfim, nos entrega uma vasta história entre o lançamento original do disco (neste caso, 24 anos) e a nossa realidade atual.
"At War With Satan" foi o terceiro trabalho lançado pelo Venom. Antes dele, os ingleses haviam colocado no mercado os discos "Welcome To Hell" em 1981 e "Black Metal" em 1982. O álbum apresenta algumas diferenças em relação aos seus antecessores. Pra começar, é conceitual. Em segundo lugar, sua faixa principal, e que dá nome ao trabalho, é um épico com quase vinte minutos, repleto de mudanças de andamento, com uma sonoridade que aproximava-se do nascente Thrash Metal, explorando um caminho até então inédito para o Venom, que primava por canções mais cruas e diretas. Essa faixa se transformou em um clássico não só da carreira da banda, mas de todo o Black Metal.
Além dela, músicas como "Genocide", "Cry Wolf" e "Women, Leather And Hell" mostram o poder de fogo que Cronos, Mantas a Abaddon possuíam naquela época, e que ainda daria ao mundo mais um clássico do metal extremo, o álbum "Possessed", lançado em 1985.
A versão avaliada, lançada pela Dynamo Records no mercado brasileiro juntamente com diversos outros discos do Venom, veio com oito bonus tracks, com destaque absoluto para as clássicas "Warhead", "Lady Lust", "The Seven Gates Of Hell" e "Manitou". Além disso, o fã irá encontrar um encarte repleto de informações a respeito do álbum e da carreira do Venom, em um texto escrito pelo jornalista Malcolm Dome.
"At War With Satan" é um dos álbuns mais importantes, influentes e ousados de toda a história do Black Metal. Com ele o Venom provou que poderia trilhar caminhos mais intricados em sua música, sem perder o peso e a agressividade, suas maiores características.
Um relançamento obrigatório na coleção de quem gosta de música pesada.
Faixas:
1. At War With Satan
2. Rip Ride
3. Genocide
4. Cry Wolf
5. Stand Up (And Be Counted)
6. Women, Leather And Hell
7. Aaaaaaarrghh
Bonus Tracks:
8. At War With Satan TV Adverts
9. Warhead
10. Lady Lust
11. The Seven Gates Of Hell
12. Manitou
13. Woman
14. Dead Of Night
15. Manitou (Abbey Road uncut)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As duas faixas interessantes de "Brave New World" que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A "música definitiva" do Rainbow, de acordo com Ritchie Blackmore; "Tenho orgulho dela"


Abaddon foge do óbvio ao escolher seu álbum favorito do Venom
Mantas convidou Cronos para reunião da formação clássica do Venom
5 discos lançados em 1981 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



