Viper: honrando, com sobras, o passado do grupo
Resenha - All My Life - Viper
Por Ricardo Seelig
Postado em 04 de dezembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma das mais importantes, e influentes, bandas da história do Heavy Metal nacional (e também internacional) está de volta à ativa. O Viper, com nova formação, coloca no mercado um novo álbum com composições inéditas, o primeiro em nove anos, desde "Tem Pra Todo Mundo", lançado em 1996.
O que esperar de "All My Life"? O grupo fez uma escolha acertada em manter a sonoridade do novo trabalho dentro dos limites do Heavy Metal Melódico, atendendo aquilo que os fãs estavam esperando desde que a volta da banda foi anunciada. Sendo assim, o novo álbum traz doze faixas que honram, com sobras, o passado do grupo, e nos levam de volta aos tempos dos clássicos "Soldiers Of Sunrise" e "Theatre Of Fate", lançados originalmente em 1987 e 1989.
O novo vocalista, Ricardo Bocci (ex-Rei Lagarto), possui um timbre muito similar ao de Andre Matos, o que realça ainda mais a ligação com aquela que é considerada a melhor fase do grupo. Completam esse nova encarnação do Viper o baixista Pit Passarell, os guitarristas Felipe Machado e Val Santos (que já saiu da banda) e o baterista Renato Graccia.
O que se ouve em "All My Life" é um Heavy Metal Melódico que nos leva de volta às raízes do estilo. Ou seja, aqui o som é repleto de melodias fortes e refrões contagiantes, e não possui traço algum com aquela sonoridade que nos habituamos a ouvir nos grupos atuais do estilo, muito mais preocupados com bases rápidas e vocais agudos, deixando em segundo plano a principal característica do Metal: o peso.
Existem em "All My Life" várias faixas, como "Come On Come On", "Miles Away", "Cross The Line", "Do It All Again", "Dreamer" e "Rising Sun", que soam como bálsamo para os ouvidos e trazem uma grande alegria para quem estava com saudades da banda. São músicas que apresentam linhas vocais inspiradas, melodias em profusão, guitarras gêmeas, pesadas como devem ser, com refrões que não saem tão cedo da cabeça, e que, apesar de terem sido compostas recentemente, parecem saídas de ensaios realizados no final da década de oitenta. A força de "All My Life" está justamente nessas composições, que trazem das cinzas tudo aquilo que o Viper representa para o Heavy Metal brasileiro (e mundial), e mostram que, apesar de seus detratores, o Heavy Metal Melódico ainda tem vez quando feito com talento e criatividade.
Um outro destaque de "All My Life" é a participação de Andre Matos em "Love Is All", em um dueto emocionante com Ricardo Bocci, fazendo com que a faixa seja um dos momentos altos do disco.
"All My Life" é um álbum digno do Viper, uma das mais importantes e influentes bandas de Heavy Metal que o Brasil já teve, pioneira em abrir as portas do mercado internacional para os grupos brasileiros, que hoje são reconhecidos em todo o mundo.
Com certeza, um dos lançamentos mais legais de 2007. Compre sem medo.
Faixas:
1. All My Life
2. Come On Come On
3. Miles Away
4. Not That Easy
5. Love Is All
6. Cross The Line
7. Do It All Again
8. Violet
9. Dreamer
10. Soldier Boy
11. Rising Sun
12. Miracle
Outras resenhas de All My Life - Viper
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"
Rodolfo deu entrevistas e falou sobre planos do Raimundos no mesmo dia que deixou o grupo
A lenda do rock que Pete Townshend odeia: "Nos copiaram e ficaram maiores que nós"



"Evolution", álbum clássico do Viper, é relançado em vinil
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Leandro Caçoilo, vocalista do Viper, lança releitura de "What a Feeling"
Bandas de heavy metal que contam (ou contaram) com irmãos na formação
Dio: Quem fez mágica ou pisou na bola no novo tributo



